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Tipo do documento: Dissertação
Título: Condição de trabalho e saúde em motoristas no transporte florestal rodoviário
Título(s) alternativo(s): Working condition and health in drivers in road forestry transport
Autor: Menon, Aline 
Primeiro orientador: Laat, Erivelton Fontana de
Primeiro coorientador: Lopes, Eduardo da Silva
Resumo: Há diversos estudos relacionados à saúde dos motoristas de transporte de cargas, porém, a literatura é escassa em relação aos motoristas no transporte florestal rodoviário. O objetivo geral do estudo foi realizar uma análise ergonômica física dos motoristas de transporte florestal e investigar a associação entre o índice de massa corporal e o desconforto musculoesquelético. Especificamente os objetivos foram: conhecer os fatores humanos, condições de trabalho e aspectos de saúde e alimentação; traçar o perfil antropométrico dos motoristas de transporte florestal e sugerir adequações no posto de trabalho e dimensionamento de EPI (Equipamento de Proteção Individual); verificar o nível de atividade física dos trabalhadores; e verificar a associação entre obesidade e a presença de desconforto musculoesquelético. O estudo foi realizado em uma empresa de transporte florestal, localizada na região dos Campos Gerais, Paraná. A população avaliada foi composta por motoristas no transporte florestal rodoviário, que transportavam toras para uma indústria de celulose e papel. Inicialmente, realizou-se a mensuração de variáveis antropométricas, aplicou-se questionários com informações de fatores humanos, condições de trabalho e de hábitos diários relacionados à saúde e alimentação, bem como aplicou-se o questionário de desconforto proposto por Corlett. Dentre as medidas antropométricas os motoristas foram divididos em três grupos de acordo com o IMC: adequado, sobrepeso e obesidade. Com os resultados obtidos, verificou-se que a maior parte dos motoristas eram casados ou mantinham união estável (74,2%) e possuíam baixa escolaridade (ensino fundamental incompleto). O tempo de experiência dos motoristas foi de 10 anos ou mais (50%), a maioria recebeu treinamento (98,4%) e orientação sobre a função, segurança e ergonomia (99,2%). Os motoristas fazem uso de EPIs (equipamentos de proteção individual), como capacete com jugular, perneira, óculos, sendo que o protetor auricular foi o menos utilizado. Quanto aos aspectos de saúde, as doenças crônicas mais apontadas foram: hipertensão, diabetes e dores musculoesqueléticas. Os motoristas apresentaram baixo consumo de frutas, verduras e legumes, e alto consumo de carboidratos e cafeína. Grande parte dos motoristas (55%) apresentou baixo nível de atividade física, e o desconforto musculoesquelético mais relatado foi na região lombar. O índice de massa corporal demonstrou ter associação com o desconforto musculoesquelético, sobretudo com o IMC obesidade. A adoção de um programa de qualidade de vida com acompanhamento psicológico, reeducação alimentar, incentivo a atividade física e ginástica laboral direcionada as necessidades dos motoristas podem ser soluções para melhorar a qualidade de vida e condições de trabalho.
Abstract: There are several studies related to the health of freight transport truck drivers, however, the literature is scarce concerning drivers in road forest transport. The study's general objective was to perform a physical ergonomic analysis of forest transport drivers and investigate the association between body mass index and musculoskeletal discomfort. Specifically, the objectives were: to know the human factors, working conditions, and health and food aspects; to trace the anthropometric profile of forest transport drivers and to suggest adjustments in the workstation and to a dimension of PPE (Personal Protective Equipment); to verify the level of physical activity of the workers, and to verify the association between obesity and the presence of musculoskeletal discomfort. The study was conducted in a forest transport company located in Campos Gerais, Paraná. The population evaluated was composed of drivers in road forest transport, who transported logs to a pulp and paper industry. Initially, was measured anthropometric variables applied questionnaires with information on human factors, working conditions, and daily habits related to health and diet and applied the discomfort questionnaire proposed by Corlett. Among the anthropometric measurements, drivers were divided into three groups according to BMI: adequate, overweight, and obesity. The results obtained verified that most of the drivers were married or had a stable union (74.2%) and had low schooling (incomplete elementary school). The experience time of the drivers was ten years or more (50%), most received training (98.4%), and guidance on function, safety, and ergonomics (99.2%). The drivers make use of IPE (individual protection equipment), such as a helmet with jugular, gaiters, glasses, and the ear protector was the least used.Regarding health aspects, the most cited chronic diseases were hypertension, diabetes, and musculoskeletal pain. The drivers presented low consumption of fruits and vegetables and high carbohydrates and caffeine consumption. Most drivers (55%) had a low level of physical activity, and most reported musculoskeletal discomfort was in the lumbar region. Body mass index showed an association with musculoskeletal discomfort, especially with obesity BMI. The adoption of a quality of life program with psychological counseling, nutritional education, encouragement of physical activity, and work gymnastics directed to drivers' needs can be solutions to improve quality of life and working conditions.
Palavras-chave: Antropometria
Dor Musculoesquelética
Obesidade
Anthropometry
Musculoskeletal Pain
Obesity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Saúde de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)
Citação: Menon, Aline. Condição de trabalho e saúde em motoristas no transporte florestal rodoviário. 2019. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1477
Data de defesa: 24-Set-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

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