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Tipo do documento: Dissertação
Título: AVALIAÇÃO DE AÇÃO EDUCATIVA INTERDISCIPLINAR NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS): A INTERFERENCIA DA ATIVIDADE LABORAL NA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE MENTAL
Autor: Bayer, Rodrigo de Assis 
Primeiro orientador: Carraro, Emerson
Resumo: Objetivo: Diagnosticar o trabalho interdisciplinar nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade- sede da 5 ª Regional de saúde do Paraná, tentando identificar fatores laborais, que dificultam a realização do trabalho interdisciplinar no cotidiano dessas equipes. Metodologia: A pesquisa é de cunho quantitativo e descritivo. Participaram da pesquisa 14 profissionais de ambos os gêneros. Para o diagnostico da interdisciplinaridade, foi aplicado um questionário validado entre os participantes. Posteriormente foi realizada a ação educativa interdisciplinar através da metodologia denominada roda de conversa. Em seguida aplicou-se um novo questionário sobre a avaliação da intervenção realizada. Em seguida foi aplicado um questionário já validado sobre a qualidade de vida. Para a análise estatística utilizou-se o teste do qui- quadrado de Pearson ou Exato de Fischer, quando necessário. Para comparara pontuação média obtida para cada questão e em cada domínio da avaliação da qualidade de vida, foi utilizado o teste T para amostras independentes. Resultados: Apesar de não ter havido grandes significâncias no estudo, é notório que a maioria dos profissionais tinham conhecimento sobre o tema abordado na ação educativa interdisciplinar com 87,5%, apesar que 21,4% dos profissionais acharam sua aplicabilidade mediana. Nos resultados sobre a qualidade de vida, observou-se significância no domínio das relações sociais com p= 0,083, o que pode ser um referencial para a dificuldade de trabalho em equipe, o que acarreta em consequências para um bom desempenho do trabalho interdisciplinar e na qualidade de vida destes profissionais. Conclusão: É necessário o desenvolvimento de politicas públicas com enfoque no trabalho interdisciplinar, com foco nos sujeitos e autores da atenção psicossocial.
Abstract: Objective: To diagnose the interdisciplinary work in the Psychosocial Care Centers (CAPS) of the city of the 5th Regional Health Center of Paraná, trying to identify labor factors that make it difficult to perform interdisciplinary work in the daily life of these teams. Methodology: The research is quantitative and descriptive. A total of 14 professionals from both genders participated in the study. For the diagnosis of interdisciplinarity, a validated questionnaire was applied among the participants. Subsequently, the interdisciplinary educational action was carried out through the methodology called the talk wheel. A new questionnaire was then applied on the evaluation of the intervention. Then, a validated questionnaire on quality of life was applied. Statistical analysis was performed using the Pearson chi-square test or Fischer's exact test, when necessary. To compare the average score obtained for each question and in each domain of the quality of life assessment, the T test was used for independent samples. Results: Although there was no significant significance in the study, it is well known that most professionals had knowledge about the subject addressed in the interdisciplinary educational action with 87.5%, although 21.4% of the professionals found their medium applicability. In the results on quality of life, a significant relationship was observed in the domain of social relations with p = 0.083, which may be a reference for the difficulty of working as a team, which results in a good performance of interdisciplinary work and in the quality of life of these professionals. Conclusion: It is necessary to develop public policies focused on interdisciplinary work, focusing on the subjects and authors of psychosocial care.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Profissionais
Trabalho
Ação Educativa
Qualidade de Vida
Professionals
Work
Educational Action
Quality of Life
Interdisciplinarity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Saúde de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)
Citação: Bayer, Rodrigo de Assis. AVALIAÇÃO DE AÇÃO EDUCATIVA INTERDISCIPLINAR NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS): A INTERFERENCIA DA ATIVIDADE LABORAL NA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE MENTAL. 2017. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1473
Data de defesa: 12-Dez-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

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