Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Edinéia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8718659230277867por
dc.contributor.advisor1Matos, Raquel Dorigan de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1242794030522878por
dc.date.accessioned2021-03-29T22:21:16Z-
dc.date.issued2017-10-27-
dc.identifier.citationLopes, Edinéia. PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E RECONHECIMENTO: UMA ANÁLISE EM COMUNIDADES RURAIS. 2017. 172 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1466-
dc.description.resumoEsse estudo teve por objetivo analisar as práticas do Programa Nacional da Alimentação Escolar - PNAE, sob a perspectiva da Teoria do Reconhecimento. Foram pesquisadas quatro categorias teóricas propostas por Nancy Fraser e José Henrique de Faria, o reconhecimento econômico, social, político e emocional dos agricultores familiares que comercializam para o PNAE do Município de Rio Azul. Partindo desta proposta, realizou-se estudo de campo com base metodológica qualitativa. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental no ano de 2016 e entrevistas semiestruturadas no período de janeiro e fevereiro de 2017, sendo analisadas com base na teoria social do discurso. Os resultados deste estudo revelam que o PNAE proporciona reconhecimento aos agricultores familiares diante das quatro categorias apresentadas, e ao mesmo tempo, apresentam práticas que também negam o reconhecimento aos indivíduos. A participação no PNAE possibilita relações de interação com o meio externo, tornando visíveis os produtos da agricultura familiar e despertando sentimento de pertencer à comunidade, bem como aprendizado diante de novos métodos de trabalho. O contato entre agricultor familiar e PNAE é visto somente como uma relação de produção e comercialização. Conjuntamente aos benefícios proporcionados pelo programa, encontram-se também muitas barreiras e dificuldades para o ingresso e continuidade no mesmo. Os sujeitos pertencentes ao PNAE precisam reavaliar as ações para que a cultura e o processo de desenvolvimento da agricultura familiar não se perca por questões políticas, burocráticas e de interação social.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the National School Feeding Program (PNAE) practices using Recognition Theory. Four theoretical categorieswere proposed based onNancy Fraser and José Henrique de Faria, which are economic, social, political, and emotional recognition of the farmers’ families who market to the PNAE of Rio Azul country. From this proposal, a field study was carried out usingqualitative methodological basis. Data were collected through documentary research in 2016 and semi-structured interviews between January and February 2017, being analyzed based on social theory discourse. The results reveal that PNAE provides recognition to the farmers’family in all categories presented,at the same time;it presents prac-tices that also deny recognition to individuals. PNAE participation allows interactions with theexternal environment, making visible the family farming products, and awakening a sense of belonging to the community, as well as learning from new working methods. The contact between farmers and PNAE is seen only as a relation of production and commercialization. In addition to the benefits provided by the program, there are also many barriers and difficulties for its entrance and continuity.Given the political, bureaucratic, and social interaction issues, the subjects belonging to PNAE need to re-evaluate the actions to the culture and develop-ment process of family agriculturedo not be lost.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-03-29T22:21:16Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Edinéia Lopes.pdf: 1619464 bytes, checksum: e44b1f0e4421ab0c8c75706d87617478 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-29T22:21:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Edinéia Lopes.pdf: 1619464 bytes, checksum: e44b1f0e4421ab0c8c75706d87617478 (MD5) Previous issue date: 2017-10-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5716/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Edin%c3%a9ia%20Lopes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5718/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Edin%c3%a9ia%20Lopes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Saúde de Iratipor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdesenvolvimentopor
dc.subjectpolítica públicapor
dc.subjectreconhecimentopor
dc.subjectcoletividadepor
dc.subjectdevelopmenteng
dc.subjectpublic policyeng
dc.subjectrecognitioneng
dc.subjectcollectivenesseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titlePROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E RECONHECIMENTO: UMA ANÁLISE EM COMUNIDADES RURAISpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Edinéia Lopes.pdfEdinéia Lopes1,58 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.