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Tipo do documento: Dissertação
Título: PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E RECONHECIMENTO: UMA ANÁLISE EM COMUNIDADES RURAIS
Autor: Lopes, Edinéia 
Primeiro orientador: Matos, Raquel Dorigan de
Resumo: Esse estudo teve por objetivo analisar as práticas do Programa Nacional da Alimentação Escolar - PNAE, sob a perspectiva da Teoria do Reconhecimento. Foram pesquisadas quatro categorias teóricas propostas por Nancy Fraser e José Henrique de Faria, o reconhecimento econômico, social, político e emocional dos agricultores familiares que comercializam para o PNAE do Município de Rio Azul. Partindo desta proposta, realizou-se estudo de campo com base metodológica qualitativa. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental no ano de 2016 e entrevistas semiestruturadas no período de janeiro e fevereiro de 2017, sendo analisadas com base na teoria social do discurso. Os resultados deste estudo revelam que o PNAE proporciona reconhecimento aos agricultores familiares diante das quatro categorias apresentadas, e ao mesmo tempo, apresentam práticas que também negam o reconhecimento aos indivíduos. A participação no PNAE possibilita relações de interação com o meio externo, tornando visíveis os produtos da agricultura familiar e despertando sentimento de pertencer à comunidade, bem como aprendizado diante de novos métodos de trabalho. O contato entre agricultor familiar e PNAE é visto somente como uma relação de produção e comercialização. Conjuntamente aos benefícios proporcionados pelo programa, encontram-se também muitas barreiras e dificuldades para o ingresso e continuidade no mesmo. Os sujeitos pertencentes ao PNAE precisam reavaliar as ações para que a cultura e o processo de desenvolvimento da agricultura familiar não se perca por questões políticas, burocráticas e de interação social.
Abstract: This study aimed to analyze the National School Feeding Program (PNAE) practices using Recognition Theory. Four theoretical categorieswere proposed based onNancy Fraser and José Henrique de Faria, which are economic, social, political, and emotional recognition of the farmers’ families who market to the PNAE of Rio Azul country. From this proposal, a field study was carried out usingqualitative methodological basis. Data were collected through documentary research in 2016 and semi-structured interviews between January and February 2017, being analyzed based on social theory discourse. The results reveal that PNAE provides recognition to the farmers’family in all categories presented,at the same time;it presents prac-tices that also deny recognition to individuals. PNAE participation allows interactions with theexternal environment, making visible the family farming products, and awakening a sense of belonging to the community, as well as learning from new working methods. The contact between farmers and PNAE is seen only as a relation of production and commercialization. In addition to the benefits provided by the program, there are also many barriers and difficulties for its entrance and continuity.Given the political, bureaucratic, and social interaction issues, the subjects belonging to PNAE need to re-evaluate the actions to the culture and develop-ment process of family agriculturedo not be lost.
Palavras-chave: desenvolvimento
política pública
reconhecimento
coletividade
development
public policy
recognition
collectiveness
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Saúde de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)
Citação: Lopes, Edinéia. PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E RECONHECIMENTO: UMA ANÁLISE EM COMUNIDADES RURAIS. 2017. 172 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1466
Data de defesa: 27-Out-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

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