Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1464
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NA IMPRESSORA 3D: UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA |
Título(s) alternativo(s): | THE CONSTRUCTION OF TEACHING MODELS IN THE 3D PRINTER: A SIGNIFICANT APPROACH FOR EMBRYOLOGY TEACHING |
Autor: | Roncaglio, Vanina |
Primeiro orientador: | Crisostimo, Ana Lúcia |
Primeiro coorientador: | Stange, Carlos Eduardo Bittencourt |
Resumo: | O Ensino de embriologia é comumente memorístico e expositivo, com imagens em duas dimensões, o que leva os educandos a apresentarem dificuldades na superação de obstáculos epistemológicos em relação aos conceitos de embriologia. Para despertar o interesse dos alunos se faz pertinente o uso de alternativas metodológicas que busquem sanar dificuldades encontradas pelos professores de biologia para o ensino de embriologia, sendo a impressora 3D uma ferramenta didática promissora para suprir as necessidades que surgem no processo ensino-aprendizagem. Nesse contexto este trabalho investigou em que medida o uso dessa ferramenta contribui para a aprendizagem significativa crítica de conceitos básicos de embriologia, na Educação Básica. Para tal investigação de natureza qualitativa, em delineamento experimental, foi elaborado e aplicado um projeto com duas turmas de primeiro ano do ensino médio da educação básica. Na turma A foi utilizada a metodologia tradicional e na turma B foi aplicado uma sequência didática com uso e construção de modelos embrionários em 3D. Os dados foram coletados por meio de anotações particulares da pesquisadora e questionários de pré e pós-testes com ambas as turmas. As metodologias foram comparadas utilizando uma escala atitudinal e de compreensão do conteúdo com níveis de 1 a 6, sendo o primeiro nível para nenhum conceito e o último nível para todos os conceitos. Por meio das análises dos resultados foi possível observar a diferença entre as turmas onde a turma B se mostrou mais ingênua, com maior deficit de conteúdo e menor poder aquisitivo em relação a turma A. Nesse contexto observou-se que ocorreu aprendizagem significativa, principalmente na turma experimental. Os alunos demonstraram superação de obstáculos epistemológicos e construíram representações funcionais das estruturas embrionárias, desconstruindo os conceitos prévios inadequados. Com base no resultado é possível abstrair que o uso de tecnologias educacionais estimula o interesse do aluno, promovendo aprendizagem significativa crítica além de tornar os educandos protagonistas no processo ensino-aprendizagem. |
Abstract: | Embryology teaching is commonly memoristic and expository, with images in two dimensions, which leads students to have difficulties in overcoming epistemological obstacles in relation to embryology concepts. To arouse the interest of students, it is pertinent to use methodological alternatives that seek to remedy difficulties encountered by biology teachers in the teaching of embryology, with the 3D printer being a promising didactic tool to meet the needs that arise in the teaching-learning process. In this context, this work investigated the extent to which the use of this tool contributes to the significant critical learning of basic concepts of embryology, in Basic Education. For such a qualitative investigation, in an experimental design, a project was developed and applied with two first-year classes of high school in basic education. In class A the traditional methodology was used and in class B a didactic sequence was applied with the use and construction of embryonic 3D models. Data were collected through the researcher's private notes and pre and post-test questionnaires with both classes. The methodologies were compared using an attitudinal scale and content comprehension with levels from 1 to 6, with the first level for no concept and the last level for all concepts. Through the analysis of the results it was possible to observe the difference between the classes where class B was more naive, with a greater content deficit and less purchasing power in relation to class A. In this context it was observed that significant learning occurred, mainly in experimental class. The students demonstrated the overcoming of epistemological obstacles and constructed functional representations of the embryonic structures, deconstructing the inadequate previous concepts. Based on the result, it is possible to abstract that the use of educational technologies stimulates the student's interest, promoting significant critical learning in addition to making the students protagonists in the teaching-learning process. |
Palavras-chave: | Embriologia Educação básica Obstáculos epistemológicos Modelos em 3D Aprendizagem significativa crítica Embryology Basic education Epistemological obstacles 3D printer 3D models Critical meaningful learning |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Roncaglio, Vanina. A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NA IMPRESSORA 3D: UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA. 2020. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1464 |
Data de defesa: | 22-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação VANINA RONCAGLIO. pdf | VANINA RONCAGLIO. | 630,62 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Produto educacional VANINA RONCAGLIO. pdf | Produto educacional VANINA RONCAGLIO | 1,06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.