???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1463
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Modelagem Matemática na Educação Matemática: Uma perspectiva para a Educação de Jovens e Adultos |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical Modelling in Education: A perspective to Education for Young People and Adults |
Autor: | Domingos, Thaísa Cristina Machoski ![]() |
Primeiro orientador: | Burak, Dionísio |
Resumo: | O presente trabalho aborda aspectos da Modelagem Matemática na Educação Matemática constituindo como uma alternativa metodológica no Ensino Médio dentro da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O ponto central da investigação abrange a seguinte questão: O que se mostra sobre a Modelagem na Educação Matemática quando utilizada como metodologia de ensino na Educação de Jovens e Adultos? O objetivo geral da pesquisa consiste em apontar as possibilidades da Modelagem na Educação Matemática quando utilizada como metodologia de ensino na EJA – Ensino Médio. Partindo do objetivo geral, determinaram-se os objetivos específicos: examinar as contribuições da Modelagem Matemática enquanto metodologia para sala de aula, na Modalidade de EJA – Ensino Médio, a partir de temas propostos pelos próprios estudantes, e também disseminar por meio de material didático as práticas vividas pelos estudantes da EJA – Ensino Médio, participantes desta experiência. A partir da questão e dos objetivos propostos, optou-se por fazer uma pesquisa qualitativa-interpretativa. Para a realização das práticas com modelagem, foi adotada a concepção de Burak (1992; 2004; 2010), e para a análise dos dados, aplicou-se o método de triangulação de dados. Os resultados obtidos foram a partir da análise de práticas desenvolvidas pelos estudantes, constatando-se que a Modelagem Matemática, na concepção adotada assume papel significativo não apenas para a abordagem de conteúdos matemáticos, mas também de diversas áreas da Ciência, oportunizando ao estudante ser protagonista na construção de seu próprio conhecimento e auxiliando na formação de um ser mais crítico, reflexivo e com autonomia para a tomada de decisões, além de promover aulas muito mais dinâmicas e enriquecedoras, contribuindo para que o professor seja mediador durante todo o seu processo e possa repensar sua prática pedagógica |
Abstract: | This work presents aspects of Mathematical Modelling in Mathematics Education as one methodological alternative for High School within Education for Young People and Adults (EJA) modality. The central point of investigation is: What shows about Modelling in Mathematics Education when uses with methodology of teaching on Education for Young People and Adults? The general objective of the research is to point out the possibilities of Modeling in Mathematics Education when used as a teaching methodology in EJA - High School. From general objective, determines the specific objectives: to look at the contributions of the Mathematical Modelling as methodology to classroom, in EJA – High School modality, as of themes proposed by students, and also disseminate by means of didactic material the situations encountered by students of EJA- High School, participants of this experience. As from questions and objectives, opt to do one qualitative-interpretative search. To do the practices with modelling, was adopted Burak (1992; 2004; 2010) perspective, and to data analysis, was applied the methodological triangulation od data. The results were from analysis of practices developed by students, noting the Mathematical Modelling, in Burak (1992; 2004; 2010) perspective made a significant difference not only in mathematical content, but also to diverse scientific areas, opportunity for students to be author of their own knowledge and assisted in building of one humans more critical, reflexive and with autonomy to make decisions, beyond provide classes more dynamics and enriching, contribute to teacher being a mediator throughout its process and may rethink its pedagogical practice. |
Palavras-chave: | Modelagem Matemática Educação Matemática Ensino e Aprendizagem Educação de Jovens e Adultos Mathematical Modelling Mathematics Education Teaching and Learning Education for Young People and Adults |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Domingos, Thaísa Cristina Machoski. Modelagem Matemática na Educação Matemática: Uma perspectiva para a Educação de Jovens e Adultos. 2019. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1463 |
Data de defesa: | 5-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO THAÍSA CRISTINA MACHOSKI.pdf | THAÍSA CRISTINA MACHOSKI | 3,74 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
PRODUTO EDUCACIONAL THÁISA CRISTINA MACHOSKI.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL THÁISA CRISTINA MACHOSKI | 1,07 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.