Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1460
Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta do Ensino de Energia Elétrica no contexto da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
Título(s) alternativo(s): Proposal for the teaching of electric energy in the context of the potentially significant teaching unit (UEPS)
Autor: Matesco, Léia Denise 
Primeiro orientador: Santos, Sandro Aparecido dos
Resumo: A Energia Elétrica é tema indispensável no Ensino Médio na disciplina de Física, permitindo desdobramentos e contextualizações que contemplam diversos conteúdos relevantes. Visando despertar o estudante como cidadão atuante e responsável em sociedade, desenvolveu-se a abordagem da temática de energia elétrica na disciplina de Física por meio de duas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Essa pesquisa foi qualitativa de caráter exploratório e descreve a construção e desenvolvimento de duas sequências didáticas que seguem os encaminhamentos previstos na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, combinando questionário de pré-teste e pós-teste e diversas atividades com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual General Eurico Gaspar Dutra, do município de Virmond-PR. As atividades propostas foram relacionadas a conteúdos de eletrodinâmica e oportunizaram ações e reflexões, teorias e práticas, visita pedagógica, estudo de simuladores Phet, mapas conceituais, análises críticas envolvendo questões socioambientais, entre outras. Os estudantes demonstraram um nível de conhecimento prévio relevante e coerente com as atividades desenvolvidas. Como produto dessa intervenção, houve a construção de duas maquetes, uma de usina eólica e outra hidrelétrica finalizando o estudo de energia; as quais foram escolhidas para representar o Colégio no 1º Encontro de Tecnologia e Aprendizagem Criativa organizado pelo Núcleo de Laranjeiras do Sul em novembro de 2019. Verificou-se êxito na proposta, por meio de evidências de aprendizagem significativa, capacidade de explicar, argumentar e resolver situações-problema e também em construir mapas conceituais. Após o trabalho em sala de aula, em que buscamos uma aprendizagem significativa crítica obtivemos uma proposta para professores de Física, que atende as sugestões dos documentos oficiais e a necessidade do estudante frente aos limites que a educação escolar apresenta.
Abstract: Electric Energy is an indispensable subject in high school in the discipline of Physics, allowing developments and contextualizations that include various relevant content. Aiming to awaken the student as an active and responsible citizen in society, the approach of the theme of electric energy in the Physics discipline was developed by two Potentially Significant Teaching Units (UEPS). This research was qualitative and exploratory and describes the construction and development of two didactic sequences that follow the suggests provided for in Theory of Critical Meaningful Learning, combining pre-test and post-test questionnaire and various activities with third year high school students. General Eurico Gaspar Dutra State School, from Virmond-PR. The proposed activities were related to electrodynamic content and provided actions and reflections, theories and practices, pedagogical visit, study of Phet simulators, concept maps, among others. Recognizing that students have a good level of prior knowledge, consistent with the needs for developing the predicted sequence, in addition to the physics content, students were motivated and sensitized on socio-environmental issues. As a result of this intervention, there was the construction of two models, one of wind farmx and another hydroelectric plant, finalizing the study of energy; which were chosen to represent the school at the 1st Technology and Creative Learning Meeting, organized by the Laranjeiras do Sul Nucleus on November 2019. The proposal was successful by evidence of meaningful learning, ability to explain, argue and solve problem situations and also in building concept maps. After working in the classroom, that we seek a critical significant learning, we obtained a proposal for physics teachers, which meets the suggestions of the official documents and the student's need to face the limits that school education presents.
Palavras-chave: Ensino Médio
Energia Elétrica
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa
Aprendizagem Significativa Crítica
High School
Electricity
Potentially Significant Teaching Unit
Critical Meaningful Learnin
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Matesco, Léia Denise. Proposta do Ensino de Energia Elétrica no contexto da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). 2020. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1460
Data de defesa: 14-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - LÉIA DENISE MATESCO.pdfLÉIA DENISE MATESCO3,56 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Projeto Educacional - LÉIA DENISE MATESCO.pdfProjeto Educacional - LÉIA DENISE MATESCO1,2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.