Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1459
Tipo do documento: Dissertação
Título: História da Matemática em Atividades de Geometria: uma proposta para a formação inicial de professores
Título(s) alternativo(s): History of Mathematics in Activities of Geometry: a proposal for initial formation of teachers
Autor: Celestino, Kamila Gonçalves 
Primeiro orientador: Martins, Márcio André
Primeiro coorientador: Martins, Juliana
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais características da História da Matemática se evidenciam durante uma experiência com atividades de Geometria na formação inicial de professores. A experiência foi realizada com acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) localizada na cidade de Guarapuava – PR. Foram desenvolvidas três atividades sobre os temas: quadratura do círculo, altura da pirâmide de Quéops e razão áurea, que permitiram mostrar aos acadêmicos formas de trabalhar conteúdos como equivalência de áreas de figuras planas, semelhança de triângulos, razão e proporção por meio da História da Matemática. Com vistas ao objetivo proposto, nos baseamos nas potencialidades pedagógicas da História da Matemática descritas por Fauvel (1991) apud Miguel et al. (2009) e Miguel e Miorim (2008). Constatamos que a História da Matemática se revelou como: fonte de seleção de problemas, metodologia para as aulas de Matemática e um elemento que favorece o pensamento crítico e o entendimento de que a Matemática foi construída a partir das necessidades humanas. A partir das atividades experimentadas foi elaborado, como produto educacional associado a este trabalho, um manual com roteiros das atividades, contendo todos os passos comentados para a sua aplicação, assim como textos e materiais de apoio para a realização das atividades. Esperamos que esta pesquisa e o produto educacional formulado possam contribuir com os professores do Ensino Básico que desejem inserir a História da Matemática em suas aulas.
Abstract: This reasearch had as its main goal to investigate which characteristics of the History of Mathematics are evident during an experience with Geometry activities with prospective teachers. The experiment was realized with students from the “Licenciatura” course of the State University of Center-West (UNICENTRO) located in the city of Guarapuava – PR. Three activities were realized with the following topics: squaring the circle, height of the Pyramid of Cheops and Golden ratio, which allowed us to show the students ways to work topics as equivalence of the áreas of planar figures, triangles similarity, ratios and proportion by means of the History of Mathematics. With a view to the proposed objective, we based ourselves in the pedagogical potentialities of the History of Mathematics descibed by Fauvel (1991) apud Miguel et al. (2009) and Miguel and Miorim (2008). We found that the History of Mathematics revealed itself as: source of selection of problems, methodology for the classes in Mathematics and an element that favors the critical thinking and the understanding that the Mathematics was built from the human needs. It was elaborated from the experimented activities, as aneducational product associated to this work, a manual with a scheduleof activities, containing all the commented steps for its application, as well as texts and support materials for the realization of the activities. We hope that this reasearch and the educational product which was formulated can contribute with teachers of the basic levels that wish to insert the History of Mathematics in their classes.
Palavras-chave: História da Matemática
Geometria
Ensino de Matemática
History of Mathematics
Geometry
Treaching of Mathematics
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Celestino, Kamila Gonçalves. História da Matemática em Atividades de Geometria: uma proposta para a formação inicial de professores. 2020. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1459
Data de defesa: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação KAMILA GONÇALVES CELESTINO.pdfKAMILA GONÇALVES CELESTINO1,8 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional KAMILA GONÇALVES CELESTINO.pdfProduto Educacional KAMILA GONÇALVES CELESTINO4,41 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.