Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Giliane Souza de Matos dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4497024771299845por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Carlos Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0711121970377264por
dc.date.accessioned2021-03-26T20:53:25Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.identifier.citationSantos, Giliane Souza de Matos dos. Ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade EaD: um estudo de caso que utiliza metodologias ativasa. 2020. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1458-
dc.description.resumoEste estudo teve como motivação inicial as preocupações com o ensino e aprendizagem da Matemática, em um primeiro momento com o ensino presencial e, depois, após algumas experiências, com o ensino na modalidade de Educação a Distância. Após uma pesquisa exploratória, com objetivo de coletar dados para subsidiar o trabalho, foi definido que este estudo seria um Estudo de Caso. Por um período de seis meses, acompanhou-se um Curso de Matemática Básica ofertado na modalidade EaD e que utiliza as Metodologias Ativas. Com base nessas definições, foi possível elaborar a questão norteadora desta pesquisa “O que se revela no ensino e aprendizagem da Matemática em um curso ofertado na modalidade de Educação a Distância e que utiliza as Metodologias Ativas”? E como objetivo geral “Verificar as possíveis contribuições e identificar as dificuldades no uso das Metodologias Ativas para o ensino e aprendizagem da Matemática em um curso ofertado na modalidade EaD”. Para responder à questão norteadora, optou-se pela pesquisa qualitativa, pelo método indutivo e por um estudo de caso. O referencial teórico trata da Educação a Distância e Metodologias Ativas. A coleta e análise de dados seguiu o proposto por Bogdan e Biklen, ou seja, uma triangulação entre os dados coletados, o referencial teórico e a pesquisadora. Dos dados coletados na Plataforma Moodle, no Aplicativo WhatsApp, no diário de bordo da pesquisadora, grupos focais e entrevistas, emergiram seis categorias para análise com potencial para responder as questões norteadoras: Tutores, Participação dos Estudantes, Evasão, Material Didático, Interação Síncrona e Assíncrona e Avaliação. Após análise das categorias, o estudo revela que o ensino e aprendizagem na modalidade EaD, quando utiliza as metodologias ativas, bons materiais, qualificação dos professores e tutores, pode incentivar a participação dos estudantes, contribuir para a diminuição da evasão e, consequentemente, para a qualidade do ensino e aprendizagem da matemática.por
dc.description.abstractThis study was initially motivated by concerns about the teaching and learning of Mathematics, in a first moment with classroom teaching and then, after some experiences, with teaching in Distance Education mode. After an exploratory research, in order to collect data to support the work, it was defined that this study would be a Case Study. For a period of six months, a Basic Mathematics Course offered in Distance Education mode which utilized Active Methodologies was accompanied. Based on these definitions, it was possible to elaborate the guiding question of this research “What reveals in teaching and learning of Mathematics in a Distance Education mode course and which uses Active Methodologies”? And as general objective “Verify the possible contributions and identify the difficulties in using Active Methodologies for teaching and learning of Mathematics in a Distance Education mode course”. To answer the guiding question, qualitative research was chosen, through inductive method and a case study. The theoretical framework is about Distance Education and Active Methodologies. The data collect and analysis followed what was proposed by Bogdan and Biklen, that is, a triangulation between the collected data, the theoretical framework and the researcher. From data collected on the Moodle Platform, on the WhatsApp Application, in the researcher’s logbook, focus groups and interviews, six categories emerged for analyzes with the potential to answer the guiding questions: Tutors, Students Participation, Dropout, Didactic Material, Synchronous and Asynchronous Interaction and Assessment. After analyzing the categories, the study reveals that teaching and learning in Distance Education mode when using active methodologies, good materials, qualification of teachers and tutors, can encourage students participation, contribute to reducing dropout and, consequently, to the quality of teaching and learning mathematics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-03-26T20:53:25Z No. of bitstreams: 2 Dissertação- GILIANE SOUZA DE MATOS DOS SANTOS.pdf: 1740990 bytes, checksum: 3dcd0ac31b2a2368b72e320926e41f2c (MD5) Projeto Educacional - GILIANE SOUZA DE MATOS DOS SANTOS.pdf: 1225051 bytes, checksum: 4afa8ad2c3b384439a27784105509580 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T20:53:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação- GILIANE SOUZA DE MATOS DOS SANTOS.pdf: 1740990 bytes, checksum: 3dcd0ac31b2a2368b72e320926e41f2c (MD5) Projeto Educacional - GILIANE SOUZA DE MATOS DOS SANTOS.pdf: 1225051 bytes, checksum: 4afa8ad2c3b384439a27784105509580 (MD5) Previous issue date: 2020-06-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5682/Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20GILIANE%20SOUZA%20DE%20MATOS%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5684/Projeto%20Educacional%20-%20GILIANE%20SOUZA%20DE%20MATOS%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5686/Disserta%c3%a7%c3%a3o-%20GILIANE%20SOUZA%20DE%20MATOS%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5688/Projeto%20Educacional%20-%20GILIANE%20SOUZA%20DE%20MATOS%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectMetodologias Ativaspor
dc.subjectensino e aprendizagempor
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectActive Methodologieseng
dc.subjectTeaching and Learningeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleEnsino e aprendizagem da Matemática na modalidade EaD: um estudo de caso que utiliza metodologias ativasapor
dc.title.alternativeTeaching and learning mathematics in distance education: a case study that uses active methodologieseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação- GILIANE SOUZA DE MATOS DOS SANTOS.pdfGILIANE SOUZA DE MATOS DOS SANTOS1,7 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Projeto Educacional - GILIANE SOUZA DE MATOS DOS SANTOS.pdfProjeto Educacional - GILIANE SOUZA DE MATOS DOS SANTOS1,2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.