Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1457
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Ensino da Matemática Financeira como Possibilidade de Refletir sobre Educação Financeira via Resolução de Problemas
Título(s) alternativo(s): The Teaching of Financial Mathematics as a Possibility to Reflect on Financial Education via Problem Solving
Autor: Marconato, Eliane do Carmo 
Primeiro orientador: Ferreira, Carlos Roberto
Resumo: Uma das carências percebidas tanto na educação escolar como no meio familiar é na Educação Financeira e na falta de conhecimentos básicos de Matemática Financeira, que levam muitas famílias a tomarem decisões equivocadas em relação às finanças, gerando problemas que impactam negativamente na qualidade de vida dos estudantes e suas famílias. Assim, o tema deste estudo é a Educação Financeira e o ensino da Matemática Financeira, que pretende responder a seguinte questão: Quais impactos podem ser favorecidos na formação do estudante quando se visa uma Educação Financeira a partir de conceitos da Matemática Financeira em associação com a Resolução de Problemas? O objetivo principal desse estudo é analisar as reflexões produzidas pelos estudantes quando submetidos ao contexto educacional fomentado pela Educação Financeira, aliada a Matemática Financeira e Resolução de Problemas. O referencial teórico que embasou este estudo foi a Educação Financeira, Cerbasi (2019), Kiyosaki (2017), Carrilho (2012), Melo (2016), Auebe (2013), Hill (2009), Vieira (2015) e Eker (2006) e a Metodologia da Resolução de Problemas em Onuchic (2011). Os dados coletados foram analisados seguindo os passos propostos por Bogdan e Biklen (1994), uma análise indutiva e a triangulação entre os dados coletados, o referencial teórico e a análise da pesquisadora. Dos dados emergiram cinco categorias que impactam na formação do estudante: o autoconhecimento, o planejamento financeiro, a criação de hábitos saudáveis, o diálogo familiar e a aprendizagem de conceitos financeiros.
Abstract: One of the deficiencies perceived both in school education and in the family environment is in Financial Education and the lack of basic knowledge of Financial Mathematics, which lead many families to make wrong decisions in relation to finance, generating problems that negatively impact the quality of life of students and their families. Thus, the theme of this study is Financial Education and the teaching of Financial Mathematics, which aims to answer the following question: What impacts can be favored in the education of the student when Financial Education is aimed at from concepts of Financial Mathematics in association with the Problem solving? The main objective of this study is to analyze the reflections produced by students when submitted to the educational context fostered by Financial Education, combined with Financial Mathematics and Problem Solving. The theoretical framework that supported this study was Financial Education, Cerbasi (2019), Kiyosaki (2017), Carrilho (2012), Melo (2016), Auebe (2013), Hill (2009), Vieira (2015) and Eker (2006) ) and the Problem Resolution Methodology in Onuchic (2011). The collected data were analyzed following the steps proposed by Bogdan and Biklen (1994), an inductive analysis and the triangulation between the collected data, the theoretical framework and the researcher's analysis. From the data, five categories emerged that impact on student education: self-knowledge, financial planning, creation of healthy habits, family dialogue and the learning of financial concepts.
Palavras-chave: Educação Financeira
Resolução de Problemas
Qualidade de Vida
Matemática Financeira
Financial Education
Problem Solving
Quality of Life
Financial Mathematics
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Marconato, Eliane do Carmo. O Ensino da Matemática Financeira como Possibilidade de Refletir sobre Educação Financeira via Resolução de Problemas. 2020. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1457
Data de defesa: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ELIANE DO CARMO MARCONATO.pdfELIANE DO CARMO MARCONATO4,02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - ELIANE DO CARMO MARCONATO.pdfProduto Educacional - ELIANE DO CARMO MARCONATO1,17 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.