???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1456
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Material pedagógico virtual sobre resíduos sólidos: uma aproximação entre a educação ambiental crítica e a abordagem de ensino CTSA |
Título(s) alternativo(s): | Virtual teaching material about solid waste: an approximation between the critical environmental education and the STSE teaching approach |
Autor: | Santos, Daniely Bini dos ![]() |
Primeiro orientador: | Affonso, Ana Lucia Suriani |
Resumo: | A prática da Educação Ambiental (EA) pode ser caraterizada como um processo que visa fornecer subsídios ao enfrentamento dos problemas ambientais, por meio da mudança da percepção em relação as questões ambientais, sociais, críticas, políticas e culturais para a transformação da sociedade. Para se constituir uma EA crítica na sala de aula são necessárias metodologias diferenciadas de ensino, que auxiliem o educador na implantação dessa educação. Para isso, a abordagem CTSA é uma aliada, pois trata-se de uma proposta de ensino que garante o reconhecimento da articulação entre as complexas e interdependentes dimensões da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, numa perspectiva de uma formação crítica dos educandos. Dessa forma, nessa pesquisa, buscamos desenvolver um material pedagógico na forma de um jogo virtual para celular, que contemplasse a problemática dos resíduos sólidos para educandos do ensino médio, a partir dos princípios da EA crítica e da abordagem CTSA. Primeiramente, realizamos uma pesquisa exploratória no periódico Capes e, posteriormente, um ensaio teórico entre as aproximações e contribuições da EA crítica e a abordagem CTSA. A validação do jogo ocorreu pela escala Likert por um grupo de estudos e com professores de um colégio público. Para sua avaliação foi realizado um grupo focal com os mesmo professores e, também, com os educandos do 1º ano do ensino médio da mesma escola. Identificamos que é possível construir uma ferramenta didática envolvendo os princípios da EA critica e da abordagem CTSA. Também identificamos que o jogo virtual para celular necessita ser utilizado como uma ferramenta de ensino e acompanhada pelo educador como mediador do conhecimento, e ainda que a temática resíduos sólidos promove a interdisciplinaridade, reflexão crítica e discussão entre todas as esferas que a envolve, trazendo avanços nesse sentido. A partir da avaliação realizada tanto com os educadores, como com os educandos, foram feitas alterações no jogo virtual, sendo possível perceber que o mesmo será uma ferramenta promissora para sala de aula, constituindo-se numa ferramenta didática capaz de auxiliar o educador no processo de ensino e aprendizagem sobre a temática resíduos sólidos na sala de aula. |
Abstract: | The practice of the Environment Education (EE) can be characterize as the process that aims to supply subsidies to face the environment issues, through the change of perception of the environmental, social, critical, political and cultural issues to transform the society. To build a critical EE in teaching classes different teaching methodologies, which helps the educator in the implantation of this education, are needed. For this, the STSE approach is an ally, an approach that ensures the recognition of Science, Technology, Society an Environment, associating with a critical way of the students to recognize the articulation between the complex and interdependent dimensions of the environment. That way, in this research, we try to develop a teaching material in the form of a virtual game for smartphones, which contemplates the problematical of the solid waste for high school students, from the principles of the critical EE and the STSE teaching approach. Therefore, we made an exploratory research in the Capes Periodical and, posteriorly, a theoretical essay between the approaches and contributions of the critical EE and the STSE approach. The validation of the game occurred through the Likert scale, made by a study group and teachers of a public school. For the evaluation, a focus group was formed with the same teachers, and with the students was made an evaluation through a dialogue. We identify that is possible to build a teaching tool involving the principles of the critical EE and the STSE approach. We also realize that the virtual game for smartphones needs to be used as a teaching tool accompanied by the educator as a mediator of the knowledge, and that the solid waste theme promotes the interdisciplinary, critical reflection and discussion between all the spheres that involves itself, bringing advances in this direction. From the evaluation made both with the educators and with the students, we made changes in the virtual game, being possible to realize that it would be a promising tool for the classroom, building it into a tool that is capable to support the educator in the teaching and learning process about the solid waste theme in the classroom. |
Palavras-chave: | Problemas ambientais Processo de ensino e aprendizagem Jogo virtual Environment issues Teaching and learning process Virtual game |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Santos, Daniely Bini dos. Material pedagógico virtual sobre resíduos sólidos: uma aproximação entre a educação ambiental crítica e a abordagem de ensino CTSA. 2020. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1456 |
Data de defesa: | 20-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Daniely Bini dos Santos .pdf | Daniely Bini dos Santos | 1,46 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Produto educacional - Daniely Bini dos Santos.pdf | Produto educacional - Daniely Bini dos Santos | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.