Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1455
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pensamento Complexo e Educação Ambiental Crítica na formação de professores nas escolas públicas do município de Campina do Simão
Título(s) alternativo(s): Complex Thinking and Critical Environmental Education in the training of teachers in public schools in the city of Campina do Simão
Autor: Mazurek, Daniel 
Primeiro orientador: Kataoka, Adriana Massaê
Primeiro coorientador: Maia, Jorge Sobral da Silva
Resumo: A Educação Ambiental (EA), como campo do conhecimento, apresenta-se como essencial nas discussões que se propõe ao enfrentamento das problemáticas socioambientais da atualidade, sendo os espaços educacionais os principais locais para realização de tais discussões. Entretanto, inúmeras pesquisas demostram que a EA ainda é trabalhada de forma conservadora e ingênua, muitas vezes, essa questão está relacionada às deficiências na formação inicial e continuada de professores, bem como na elaboração dos currículos no ensino. Nesse sentido, a presente pesquisa pretende responder se é possível, por meio de um curso de formação continuada de professores em EA na vertente crítica, viabilizar projetos que ampliem a reflexão e a ação de professores da educação básica, qualificando sua prática pedagógica e social em relação às questões socioambientais regionais. A pesquisa, de base qualitativa, teve como participantes professores da rede pública de ensino do município de Campina do Simão/PR. Os professores passaram por um curso de formação continuada em EA, na modalidade de ensino a distância, cujo último módulo, tinha como atividade, a elaboração e aplicação de um projeto de ação em EA Crítica. As informações foram coletadas pré e pós curso, por meio de questionário. Também foram analisados o pré-projeto e o projeto elaborados pelos professores no final do curso, projetos estes que objetivaram a sua aplicação nas respectivas escolas. Os resultados revelaram que os professores da escola municipal, em sua maioria, tinham algum contato com a EA no dia a dia da sala de aula, durante o desenvolvimento de ações pontuais, enquanto que os professores do colégio estadual tiveram contato com a EA durante os cursos de graduação ou pós-graduação. A análise da proposta do projeto e do projeto revelou a deficiência na formação desses professores e as dificuldades enfrentadas por eles ao se trabalhar EA na sala de aula. Embora, o curso tenha despertado a sensibilidade dos participantes em relação as questões socioambientais e de como trabalhá-las em sala de aula, somente ele não foi suficiente para uma mudança do pensar crítico, reforçando a condição de que a EA é um processo formativo e precisa ser trabalhada de forma contínua.
Abstract: Environmental Education (EE), as a field of knowledge, presents itself as essential in the discussions that propose to face the socio-environmental problems of today, being the educational spaces the main places for such discussions. However, countless studies show that EE is still worked on in a conservative and naive way, and often this issue is related to deficiencies in the initial and continuing training of teachers, as well as in the development of curricula in teaching. In this sense, this survey intends to answer if it is possible, through a continuous training course for teachers in EE on the critical side, to enable projects that broaden the reflection and action of basic education teachers, qualifying their pedagogical and social practice in relation to regional social and environmental issues. The research, of qualitative base, had as participants teachers of the public school system of the city of Campina do Simão/PR. The teachers went through a continuous training course in EE, in the modality of distance learning, which in the last module had, as an activity, the elaboration and application of an action project in Critical EE. The information was collected pre and post course, through a questionnaire. The pre-project and the project prepared by the teachers at the end of the course were also analyzed, projects that aimed their application in their respective schools. The results revealed that the majority of the municipal school teachers had some contact with EE in their day-to-day classroom activities, while the state school teachers had contact with EE during undergraduate or graduate courses. The analysis of the project proposal and the project revealed the deficiency in the training of these teachers and the difficulties they face when working with EE in the classroom. Although the course has awakened participants' sensitivity to socio-environmental issues and how to work with them in the classroom, it alone has not been enough for a change in critical thinking, reinforcing the condition that EE is a formative process and needs to be worked on continuously.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Sala de Aula
Formação
Prática Docente
Environmental Education
Classroom
Training
Teaching Practice
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Mazurek, Daniel. Pensamento Complexo e Educação Ambiental Crítica na formação de professores nas escolas públicas do município de Campina do Simão. 2020. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1455
Data de defesa: 30-Out-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação DANIEL MAZUREK.pdfDANIEL MAZUREK1,26 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
PRODUTO EDUCACIONAL DANIEL MAZUREK.pdfPRODUTO EDUCACIONAL DANIEL MAZUREK1,17 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.