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Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelagem Matemática na Educação Matemática: possibilidades para o ensino e aprendizagem da Matemática na Sala de Apoio à Aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Mathematical Modeling in Mathematics Education: possibilities for teaching and learning mathematics in the Learning Support Room
Autor: Tachevski, Cheila Miranda 
Primeiro orientador: Burak, Dionísio
Resumo: Esta dissertação dedicou-se à Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, concebida como uma metodologia de ensino. Os sujeitos da pesquisa são os estudantes da Sala de Apoio à aprendizagem de Matemática. O centro da pesquisa deu-se em torno da seguinte questão: Que possíveis contribuições a Modelagem na Educação Matemática podem apresentar para o processo de ensino e aprendizagem de participantes da Sala de Apoio à Aprendizagem? E o objetivo geral de estabelecer a Modelagem como uma possibilidade metodológica de ensino e aprendizagem da Matemática nas Salas de Apoio à Aprendizagem. Nesse âmbito, para amparar as etapas da pesquisa, delimitamos os seguintes objetivos específicos: analisar questões comportamentais, interativas e de aprendizagens constatadas nos estudantes envolvidos nas práticas com de Modelagem Matemática; examinar a evolução do interesse e do desempenho dos participantes diante das práticas com Modelagem Matemática, compreender como a realização de práticas com Modelagem Matemática interfere na prática docente e disseminar os resultados obtidos na investigação relativos à adoção da Modelagem nas Salas de Apoio à Aprendizagem. A investigação foi concebida conforme perspectiva qualitativa - interpretativa, com delineamento segundo Bogdan e Biklen (1994). O tratamento dos dados seguiu a proposta de Bardin (2011). A partir desse delineamento debruçamo-nos para compreender, com base nos dados coletados, valendo-se da concepção de Burak (1992, 1994, 2008, 2010) para o desenvolvimento das práticas com Modelagem Matemática, alguns aspectos capazes de possibilitar ao estudante tornar-se protagonista no processo de ensino e aprendizagem e ao professor uma imersão em uma nova concepção do ato de ensinar. Os resultados dessa pesquisa indicam que a Modelagem Matemática na perspectiva adotada, possibilitou aos estudantes da Sala de Apoio à Aprendizagem de Matemática uma maior participação nas aulas e envolvimento com as atividades desenvolvidas ao longo dos encontros, maior comprometimento com a própria aprendizagem e aumento notável de responsabilidade quanto as solicitações feitas pelo professor de Matemática. As aprendizagens não se limitaram aos conteúdos matemáticos, pois estes sujeitos tiveram contato com a arte, a cultura, a informática e a cidadania. As práticas realizadas ainda evidenciaram que a Modelagem também é capaz de moldar ou remodelar aspectos referentes a prática profissional do professor que permite a adota como metodologia.
Abstract: This dissertation was dedicated to Mathematical Modeling from the perspective of Mathematical Education, conceived as a teaching methodology. The research subjects are students from the Support Room for Mathematics learning. The research center was centered around the following question: What possible contributions can Modeling in Mathematics Education make to the teaching and learning process of participants in the Learning Support Room? And the general objective of establishing Modeling as a methodological possibility of teaching and learning Mathematics in the Learning Support Rooms. In this context, to support the research stages, we delimit the following specific objectives: to analyze behavioral, interactive and learning issues found in students involved in Mathematical Modeling practices; to examine the evolution of the interest and performance of the participants in the face of practices with Mathematical Modeling, to understand how the performance of practices with Mathematical Modeling interferes in the teaching practice and to disseminate the results obtained in the investigation related to the adoption of Modeling in the Learning Support Rooms. The investigation was conceived according to a qualitative - interpretative perspective, with an outline according to Bogdan and Biklen (1994). The treatment of the data followed the proposal of Bardin (2011). Based on this design, we strive to understand, based on the data collected, using the concept of Burak (1992, 1994, 2008, 2010) for the development of practices with Mathematical Modeling, some aspects capable of enabling students to become protagonist in the teaching and learning process and the teacher an immersion in a new conception of the act of teaching. The results of this research indicate that the Mathematical Modeling in the adopted perspective, enabled the students of the Mathematics Learning Support Room to have a greater participation in classes and involvement with the activities developed during the meetings, a greater commitment to their own learning and a notable increase in responsibility for the requests made by the mathematics teacher. Learning was not limited to mathematical content, as these subjects had contact with art, culture, information technology and citizenship. The practices carried out also showed that the Modeling is also capable of molding or remodeling aspects related to the professional practice of the teacher that allows it to be adopted as a methodology.
Palavras-chave: Sala de Apoio à Aprendizagem de Matemática
Modelagem Matemática
Ensino e Aprendizagem
Support Room for Learning Mathematics
Mathematical Modeling
Teaching and learning
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Tachevski, Cheila Miranda. Modelagem Matemática na Educação Matemática: possibilidades para o ensino e aprendizagem da Matemática na Sala de Apoio à Aprendizagem. 2020. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1454
Data de defesa: 21-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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