Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1452
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação em Saúde e a prevenção do câncer: Uma proposta para a formação docente em Ciências Biológicas
Título(s) alternativo(s): Health education and cancer prevention: A proposal for teacher training in Biological Science
Autor: Siqueira, Camila Machado Ferreira 
Primeiro orientador: Rebeca, Rosilene
Resumo: O tema saúde está elencado em alguns documentos oficiais da educação, entre eles os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Porém, praticar a Educação em Saúde (ES) no contexto escolar é inviável, se os professores não receberem capacitação para tal. Há relatos de professores de que trabalhar a ES na escola não é uma tarefa fácil. Alguns autores justificam estas dificuldades pelo fato dos professores não receberem apoio da equipe escolar, falta de suporte no livro didático, inexistência de um currículo transversal de ES na organização curricular e principalmente, pela deficiência na formação inicial dos professores com relação a esse tema. É muito comum durante as aulas de Ciências e Biologia, os alunos apresentarem dúvidas relacionadas à saúde. Assim, sendo o câncer a segunda maior causa de morte no Brasil e a prevenção a melhor forma de evitá-la, admite-se como relevante e necessária uma abordagem que privilegie a prática pedagógica da ES com foco no tema câncer na formação inicial de professores. Este trabalho objetivou analisar quais as concepções dos acadêmicos de Ciências Biológicas da Unicentro possuem sobre ES, BNCC, Temas Transversais e o Câncer. Foi ofertado como formação complementar um curso na modalidade EAD sobre esses temas, visando contribuir de maneira significativa em sua formação, para que posteriormente, quando professores, possam enfrentar as dificuldades para trabalhar a ES na realidade escolar atual. A metodologia adotada para este estudo foi a de pesquisa participante. O curso foi ofertado aos mestrandos do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN) da Unicentro como pesquisa piloto, para revisão e aprimoramento e, em seguida, desenvolveu-se a pesquisa com os graduandos. Na análise dos resultados, percebeu-se que o curso contribuiu de maneira significativa na formação inicial docente, ampliando os olhares dos participantes sobre a ES e o Câncer. O material fornecido durante o curso constituiu o produto educacional , disponível no site do PPGEN. Este, servirá de apoio no processo de ensino e aprendizagem sobre ES e o tema câncer. De maneira geral, os licenciandos tiveram um bom desempenho e o curso foi satisfatório. Os objetivos desta pesquisa foram alcançados.
Abstract: The health theme is listed in some official education documents, among them the National Curriculum Parameters (NCPs) and the new Common National Curriculum Base (CNCB). However, practicing Health Education (HE) in the school context is not viable, if teachers do not receive training to do so. There are reports from teachers that working with (HE) in school is not an easy task. Some authors justify these difficulties by the fact of teachers do not receive support from the school staff, lack of support in the textbook, the absence of na HE transversal curriculum in the curricular organization and mainly, due to deficiency in the initial training of teachers in relation to this issue. It is very common during Science and Biology classes, students submit questions related to health. Thus, with cancer being the second leading cause of death in Brazil and prevention the best way to avoid it, an approach that favors the pedagogical practice of (HE) with a focus on the theme of cancer in the initial training of teachers is considered as relevant and necessary. This paper aimed to analyze which the conceptions of Unicentro Biological Sciences students have about HE, CNCB, Transversal Themes and Cancer. It was offered as additional training a course in distance learning mode on these issues in order to contribute significantly in their training, so that later, when teachers, they may face difficulties to work the HE in the current school reality. The methodology adopted for this study was participatory research. The course was offered to the masters of the Master's Program in Education of Natural Sciences and Mathematics of Unicentro (GPT) as a pilot research for review and improvement and then developed the research with graduate students. In the analysis of the results, it was noticed that the course contributed significantly to the initial teacher training, expanding the views of the participants on HE and Cancer. The material provided during the course constituted the educational product, available on the GPT website. This will support the teaching and learning process about HE and the theme of cancer.The objectives of this research were achieved.
Palavras-chave: Educação em Saúde
BNCC
Curso EAD
Formação de professores
Health Education
CNCB
Course Distance Learning Mode
Teacher Education
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Siqueira, Camila Machado Ferreira. Educação em Saúde e a prevenção do câncer: Uma proposta para a formação docente em Ciências Biológicas. 2020. 76 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1452
Data de defesa: 14-Jul-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CAMILA MACHADO FERREIRA SIQUEIRA.pdfCAMILA MACHADO FERREIRA SIQUEIRA1,23 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto educacional - CAMILA MACHADO FERREIRA SIQUEIRA.pdfProduto educacional - CAMILA MACHADO FERREIRA SIQUEIRA3,02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.