Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1451
Tipo do documento: Dissertação
Título: A utilização do jogo “Meu Momento: sistema reprodutor humano e sexualidade” e a aprendizagem significativa no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): The use of the game “My Moment: human reproductive system and sexuality” and meaningful learning in science teaching
Autor: Primak, Ana Carla Mila 
Primeiro orientador: Crisostimo, Ana Lúcia
Resumo: Este estudo tem como ponto de partida entender questionamentos advindos dos próprios adolescentes sobre a temática corpo & sexualidade, considerando principalmente um cenário tecnológico onde todos podem desenvolver suas próprias teorias e certezas. Neste contexto o objetivo deste trabalho investigativo foi verificar as contribuições do Jogo “Meu Momento: sistema reprodutor humano e sexualidade” para a aprendizagem significativa da temática sexualidade no ensino fundamental. A abordagem metodológica é qualitativa, de natureza interpretativa com observação participante, na perspectiva de desvelar as interfaces do processo investigado que teve como lócus uma escola estadual na cidade de Guarapuava-Pr, em 2019. A coleta dos dados contou com as seguintes etapas: uma sondagem inicial sobre informações à respeito da sexualidade apenas na turma experimental do 8ºB, a aplicação do pré e pós-teste em duas turmas, o 8º ano A, turma controle (TC) e no 8ºB, turma experimental (TE) e anotações em diário de bordo. O produto educacional apresentado teve como proposta ofertar para professores de ciências/biologia um guia para a confecção do jogo, com uma estratégia didática para aplicar o conteúdo sobre sistema reprodutor humano, bem como esclarecer toda a amplitude que o termo sexualidade exige. Como resultado da leitura dos dados é possível afirmar que na turma (TE) 8ºB, onde o jogo foi aplicado, superou o aproveitamento comparada com a turma (TC) 8º A. Verificou-se ainda que o jogo didático ao tratar da temática sobre o sistema reprodutor humano e sexualidade pode auxiliar os professores que atuam na área do ensino de ciências e como consequência promover o esclarecimento dos questionamentos dos alunos.
Abstract: This study has as a starting point to understand questions arising from the adolescents themselves on the theme body & sexuality, considering mainly a technological scenario where everyone can develop their own theories and certainties. In this context, the objective of this investigative work was to verify the contributions of the game “Meu Momento: human reproductive system and sexuality” to the significant learning of sexuality in elementary school. The methodological approach is qualitative, of an interpretative nature with participant observation, with a view to unveiling the interfaces the investigated process that had as a locus a state school in the city of Guarapuava-Pr, in 2019. Data collection included the following steps: one initial survey on information about sexuality only in the 8ºB experimental class, the application of pre and post-test in two classes, the 8th year A, control class (TC) and in the 8ºB, experimental class (TE) and diary notes on board. The educational product presented had as a proposal to offer science / biology teachers a guide for making the game, with a didactic strategy to apply the content on the human reproductive system, as well as to clarify the whole scope of the term sexuality. As a result of reading the data, it is possible to affirm that in class (TE) 8ºB, where the game was applied, it surpassed the performance compared with the class (TC) 8º A. It was also verified that the didactic game when dealing with the theme about the human reproductive system and sexuality can assist teachers who work in the area of science education and as a consequence promote the clarification of students' questions.
Palavras-chave: Ensino fundamental
ensino de ciências
aprendizagem significativa
recurso didático
jogos
Elementary education
science teaching
meaningful learning
didactic resource
games
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Primak, Ana Carla Mila. A utilização do jogo “Meu Momento: sistema reprodutor humano e sexualidade” e a aprendizagem significativa no ensino de ciências. 2020. 47 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1451
Data de defesa: 19-Nov-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ana Carla Mila Primak.pdf Ana Carla Mila Primak2,18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
PRODUTO EDUCACIONAL - Ana Carla Mila Primak.pdfPRODUTO EDUCACIONAL - Ana Carla Mila Primak1,62 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.