Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLunelli, Aline Vaccari-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1115122347666973por
dc.contributor.advisor1Martins, Márcio André-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8511315462453934por
dc.contributor.advisor-co1Trivizoli, Lucieli Maria-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6611638656301749por
dc.date.accessioned2021-03-26T17:09:25Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationLunelli, Aline Vaccari. A História da Matemática e a Pesquisa Escolar: contribuições de uma sequência de ações com estudantes do Ensino Médio. 2020. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1449-
dc.description.resumoDiversos pesquisadores ressaltam a importância da História da Matemática (HM) em sala da aula, pois ela pode ser considerada uma fonte de motivação para a aprendizagem da Matemática e, quando associada com outros recursos e metodologias, pode contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem. Além disso, a HM possibilita um trabalho com a pesquisa, a qual é considerada a base da construção do conhecimento, sendo indispensável no contexto escolar. Entretanto, em se tratando da pesquisa no ambiente escolar, o que se percebe é que na maioria das vezes os estudantes reproduzem informações disponíveis em livros ou páginas da Internet, constituindo tão somente um amontoado de informações sem reflexão. Por esse motivo, acreditamos que se faz necessário um trabalho voltado para o desenvolvimento da Pesquisa Escolar, tendo a HM como direcionadora das ações. Para tanto, consideramos como questão norteadora: o que se mostra em um estudo sobre o uso da História da Matemática atrelado à Pesquisa Escolar de modo a contribuir para o ensino e aprendizagem de Matemática de estudantes do Ensino Médio? Com o objetivo de buscar uma resposta a essa questão, buscamos investigar o potencial pedagógico da História da Matemática aliada Pesquisa Escolar no ensino da Matemática no Ensino Médio. Considerando as contribuições que a HM oferece para o ensino e a aprendizagem da Matemática e pautados nos pressupostos sobre a Pesquisa Escolar, neste trabalho desenvolvemos uma sequência de ações em uma perspectiva integradora. A sequência proposta aos estudantes ocorreu no Colégio Estadual Gabriela Mistral, do município de Porto Barreiro – PR, com estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Esta consistiu da elaboração de uma pesquisa bibliográfica envolvendo a HM, com o intuito de produzir um texto de autoria dos estudantes apresentando os resultados de uma pesquisa por eles realizada. Com esse trabalho, foi possível identificar diversas potencialidades para o uso da HM, dentre elas: fonte adequada para seleção de objetivos, superação de obstáculos epistemológicos, desmistificação da Matemática e fonte de motivação para os estudantes. Quanto à Pesquisa Escolar, ela se mostrou adequada ao promover nos estudantes o questionamento reconstrutivo.por
dc.description.abstractSeveral researchers reinforce the importance of History of Mathematics (HM) in classroom because it is able to be considerate a source of motivation to learning of Mathematics and when it is associate with other resources and methodologies, it can contribute to improve the teaching and learning. Furthermore, the HM allow a work with research, which has been considerate the base of construction of knowledge being indispensable in school context. However, in the matter of research in school environment, what realize is in most of the time students reproduce information available in books or web page, which constitutes only a pile of information without reflection. Because of this, we believe that is necessary a work directed to development of School Research, having the HM as driving of action. For this purpose, we have considered as leading question: what shows in a study about the use of History of Mathematics linked to School Research to contribute for teaching and learning of Mathematics of students at high school? With the goal of find one ask for this question, we have investigated the pedagogic potential of History of Mathematics combined School Research in teaching of Mathematics in high school. Considering the contributions that the HM can offer for the teaching and learning of Mathematics and guided in suppositions about School Research, in this work we developped a sequence of actions in an integrative perspective. The sequence proposal to students happened at Gabriela Mistral High School, in Porto Barreiro – PR, with students of 1st grade of high school. This consisted in elaboration of a bibliographic research that involved the HM, in order to write a text of authored by students presenting the results of a research held by themselves. With this work, it was possible identify many potentialities to use the HM, among them: appropriate source to goal selection, overcoming epistemological obstacles, demystification of Mathematics and source of motivation to students. As for School Research, it showed to be suitable to promote students the reconstructive questioning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-03-26T17:09:25Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - ALINE VACCARI LUNELLI: 4288014 bytes, checksum: 244bf19d4eaa6074457cd4d221fa0e85 (MD5) Produto educacional - ALINE VACCARI LUNELLI: 972510 bytes, checksum: 3167ba855644d5f83db597e005a67169 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T17:09:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - ALINE VACCARI LUNELLI: 4288014 bytes, checksum: 244bf19d4eaa6074457cd4d221fa0e85 (MD5) Produto educacional - ALINE VACCARI LUNELLI: 972510 bytes, checksum: 3167ba855644d5f83db597e005a67169 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5583/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20ALINE%20VACCARI%20LUNELLI.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5585/Produto%20educacional%20-%20ALINE%20VACCARI%20LUNELLI.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5586/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20ALINE%20VACCARI%20LUNELLI.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da Matemáticapor
dc.subjectPesquisa Escolarpor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectHistory of Mathematicseng
dc.subjectSchool Researcheng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleA História da Matemática e a Pesquisa Escolar: contribuições de uma sequência de ações com estudantes do Ensino Médiopor
dc.title.alternativeHistory of Mathematics and School Research: contributions of a sequence of actions with students at High Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - ALINE VACCARI LUNELLIALINE VACCARI LUNELLI4,19 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto educacional - ALINE VACCARI LUNELLIProduto educacional - ALINE VACCARI LUNELLI949,72 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.