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dc.creatorCANALLI, MARIA LUCIMAR-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111692256495882por
dc.contributor.advisor1Venturini, Maria Cleci-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6904278999384343por
dc.date.accessioned2021-03-25T17:33:47Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.citationCANALLI, MARIA LUCIMAR. HISTÓRIA/MEMÓRIA NO MUSEU VISCONDE DE GUARAPUAVA: VISIBILIDADES E APAGAMENTOS DA ESCRAVIDÃO NEGRA. 2020. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1446-
dc.description.resumoNosso objeto discursivo é o Museu Visconde de Guarapuava, recortando a escravidão negra. Filiamo-nos à Análise de Discurso e, a partir desse campo teórico, assumimos que a língua na história possibilita a interpretação que nunca é fechada e homogênea. Discorremos sobre a Análise de Discurso como disciplina de entremeio, na qual o sujeito está condenado a interpretar. Concebemos a história pela historicidade que ela engrena como discursividade. Na fronteira entre o domínio do discursivo da história e da memória constituímos corpus e construímos arquivo a partir das ruínas da senzala, tomadas do próprio museu, de placas, de documentos e de sequências discursivas advindas do discurso da história, centrando-nos nos historiadores e pesquisadores guarapuavanos. O discurso da história instaura uma narratividade sobre a escravidão negra e a relação discurso, sujeito e história e, por meio da língua sempre incompleta realiza uma leitura discursiva, buscando responder a seguinte questão de pesquisa: Como o museu se estrutura e dá visibilidade ou apaga a escravidão negra e sua relação com o Visconde de Guarapuava? O objetivo geral da dissertação, com vistas a responder a essa questão, foi verificar o que a história não diz, buscando entender os „não ditos‟ e identificar os silenciamentos desse discurso para saber como esse espaço memorial se estrutura e o que nele é visibilizado, ou apagado a partir de sujeitos envolvidos em sua historicidade. Demanda do objetivo geral e da perspectiva teórica em que nos inscrevemos tomar o museu como uma discursividade, que funciona como corpo-memória e corpo-documento. A dissertação se divide em três capítulos que recobrem o nosso objeto e dão visibilidade às condições de produção desse discurso, bem como aos sujeitos que fazem parte da colonização e da escravidão negra como um dos mecanismos de urbanização da cidade de Guarapuava. O discurso da história enfoca dois sujeitos: Antonio de Sá Camargo – o Visconde de Guarapuava – e Belmiro Sebastião de Miranda – o escravo-abolicionista. A escrita da dissertação mostrou que ambos, segundo os historiadores, defenderam a liberdade dos escravos, mas se inscreviam em formações discursivas distintas, de modo que a escravidão significa diferentemente. No que tange o museu, é aceitável marcar como uma possível conclusão, que apesar desse espaço significar como lugar de memória, os sujeitos ocupam lugares distintos e, discursivamente, é pelo acervo e silenciamentos, não ditos e as memórias subterrâneas ressoam, constituindo equívocos e deslocamentos. Além disso, com frequência, o discurso da história encaminha para a idealização dos sujeitos, mas as ruínas da senzala, o acervo do museu e a leitura para além da literalidade sinalizam para deslocamentos, rupturas, contradições. A pesquisa discursiva pressupõe o movimento pendular (PETRI, 2013) e demanda desse movimento idas e vindas do corpus para a teoria e a mobilização de conceitos teóricos, nesta dissertação, o sujeito e a ideologia e as condições de produção ajudam a produzir à teia discursiva, pelas quais ecoam o passado, o presente e o futuro, evidenciando desta forma as memórias dos escravos negros e dos escravagistas que ainda ressoam e fazem sentido no museu e na cidade de Guarapuava.por
dc.description.abstractOur discursive object is the Viscount of Guarapuava Museum, cutting the black slavery. We affiliate the Discourse Analysis and, based on this theoretical field, we assume that language in history allows the interpretation that is never closed and homogeneous. We discuss Discourse Analysis as a discipline interlaced, in which the subject is condemned to interpret. We conceive history by the historicity that it engages as discursiveness. At the border between the domain of the discursive of history and memory, we formed a corpus and built an archive from the ruins of the slaves' quarters, taken from the museum itself, from plates, documents and discursive sequences from the discourse of history, focusing on historians and researchers from Guarapuava. The discourse of history establishes a narrative about black slavery and the relationship between discourse, subject, and history by means of the language always incomplete carry out a discursive reading, seeking to answer the following research question: How does the museum structure itself and give visibility or erase black slavery and its relationship with the Viscount of Guarapuava? The general objective of the thesis, in order to answer this question, was to verify what the history does not say, attempting to understand the 'unspoken' and to identify the silences of this discourse to know how this memorial space is structured and what is visible in it, or deleted from subjects involved in its historicity. It demands from the general objective and the theoretical perspective in which we enroll to take the museum as a discourse, which functions as a body-memory and a body-document. The thesis is divided into three chapters that cover our object and give visibility to the conditions of production of this discourse, as well as to the subjects that are part of colonization and black slavery as one of the urbanization mechanisms of the city of Guarapuava. The history discourse focuses on two subjects: Antonio de Sá Camargo - the Viscount of Guarapuava - and Belmiro Sebastião de Miranda - the slave-abolitionist. The writing of the thesis showed that both, according to historians, defended the freedom of slaves, but registered themselves in different discoursive formations, so that slavery means differently. In terms of the museum, it is reasonable to mark as a possible conclusion, that although this space means as a place of memory, the subjects occupy different places and, discursively, it is due to the acquis and silences, unspoken and the underground memories resonate, constituting mistakes and displacements. In addition, history discourse often leads to the idealization of subjects, but the ruins of the slaves' quarters, the museum's acquis and reading beyond literality signal displacements, ruptures, and contradictions. The discoursive research presupposes the commuter movement (PETRI, 2013) and demands from this movement backwards and forwards from the corpus to the theory and the mobilization of theoretical concepts, in this thesis, the subject and the ideology and the conditions of production help to produce the discoursive web, through which the past, the present, and the future echo, highlighting in this way the memories of black slaves and slave traders that still resonate and make sense in the museum and in the city of Guarapuava.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-03-25T17:33:47Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Maria Lucimar Canalli.pdf: 2574041 bytes, checksum: 8d65259f2c22430bd4c547a35bacf512 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-25T17:33:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Maria Lucimar Canalli.pdf: 2574041 bytes, checksum: 8d65259f2c22430bd4c547a35bacf512 (MD5) Previous issue date: 2020-02-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5516/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Maria%20Lucimar%20Canalli.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5518/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Maria%20Lucimar%20Canalli.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscurso museológicopor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectMuseum discourseeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectSubjecteng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleHISTÓRIA/MEMÓRIA NO MUSEU VISCONDE DE GUARAPUAVA: VISIBILIDADES E APAGAMENTOS DA ESCRAVIDÃO NEGRApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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