Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1444
Tipo do documento: Dissertação
Título: A LEITURA LITERÁRIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Título(s) alternativo(s): LITERARY READING IN THE NATIONAL COMMON CURRICULAR BASE
Autor: COSTA, JULIANE ALVES ARAUJO 
Primeiro orientador: Mello, Cláudio
Primeiro coorientador: Stutz, Lidia
Resumo: Esta dissertação apresenta uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular, em sua versão homologada em dezembro de 2017, com o objetivo geral de evidenciar como a leitura literária é abordada nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), bem como compreender quais os desafios que o documento impõe para o ensino da literatura em sala de aula, considerando as habilidades e especificidades do campo artístico-literário, apresentadas pelo componente de Língua Portuguesa, que se insere na área da linguagem. Trata-se de uma pesquisa que envolve procedimentos como revisão bibliográfica, análise crítico-analítica e documental sob o viés da pesquisa qualitativa. A escolha desse objeto de estudo justifica-se pela importância e o impacto da BNCC na educação brasileira, a qual se insere em um histórico de políticas públicas para a educação, com a finalidade de se estabelecer melhoria na qualidade do ensino, direcionando os planejamentos e as práticas pedagógicas de professores, instituições escolares e rede de ensino, de modo que haja um comprometimento com a isonomia do ensino no país. Utilizamos os marcos teóricos que fundamentam as mudanças de paradigmas em relação à linguagem e ao leitor: o Dialogismo (BAKHTIN/VOLOSCHINOV, 2006) e a Estética da recepção (JAUSS, 1994). Em seguida, apresentamos como essas teorias propiciaram o surgimento de abordagens em contexto de ensino, como a Mediação de leitura (MUNITA; MANRESA, 2012) e o Letramento literário (COSSON, 2009). A análise realizada indica certo apagamento da literatura no documento, seja por ser apresentada como uma entre as diversas manifestações artístico-culturais, colocando-as, portanto, no mesmo grau de importância, seja por não reconhecer as especificidades próprias da linguagem literária, seja por desconsiderar os textos literários como objetos que requerem do leitor uma apreciação estética e um posicionamento crítico frente à significação e aos sentidos do texto. Em consequência disso e da ausência de referência aos enfoques metodológicos para o ensino da literatura, resta ao próprio docente a tarefa de escolher, criar, implementar e avaliar as metodologias que orientem o seu trabalho com o texto literário. Em síntese, a BNCC indica objetivos e alguns caminhos da educação no país, mas fica a cargo do professor a responsabilidade sobre como realizar sua prática docente para atingir a meta que o documento impõe.
Abstract: This dissertation presents a critical analysis of the Common National Curricular Base, in its version approved in December 2017, with the general objective of showing how literary reading is approached in the final years of Elementary School (6th to 9th grades), as well as understanding the challenges that the document imposes for the teaching of literature in the classroom, considering the skills and specificities of the artistic-literary field, presented by the Portuguese Language component, which is in the area of language. It is a research that involves procedures such as bibliographic review, critical-analytical and documental analysis under the bias of qualitative research. The choice of this object of study is justified by the importance and impact of the BNCC in Brazilian education, which is part of a history of public policies for education, with the purpose of establishing improvements in the quality of teaching, directing the planning and pedagogical practices of teachers, school institutions and education network, so that there is a commitment to the isonomy of education in the country. We use the theoretical frameworks that underpin the changes in paradigms regarding language and the reader: Dialogism (BAKHTIN/VOLOSCHINOV, 2006) and Aesthetics of Reception (JAUSS, 1994). Next, we present how these theories have fostered the emergence of approaches in the teaching context, such as Reading Mediation (MUNITA; MANRESA, 2012) and Literary Lettering (COSSON, 2009). The analysis carried out indicates a certain erasure of the literature in the document, either because it is presented as one among the various artistic-cultural manifestations, thus placing them in the same degree of importance, or because it does not recognize the specific characteristics of literary language, or because it disregards literary texts as objects that require from the reader an aesthetic appreciation and a critical positioning in relation to the meaning and meanings of the text. As a consequence of that and of the absence of reference to methodological approaches for the teaching of literature, the teacher himself has the task of choosing, creating, implementing and evaluating the methodologies that guide his work with the literary text. In summary, the BNCC indicates objectives and some paths of education in the country, but it is up to the teacher to take responsibility for how to carry out his teaching practice to achieve the goal that the document imposes.
Palavras-chave: Política pública para a leitura literária
BNCC
Formação do leitor
Public policy for literary reading
BNCC
Reader training
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: COSTA, JULIANE ALVES ARAUJO. A LEITURA LITERÁRIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. 2020. 158 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1444
Data de defesa: 17-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Juliane Alves Araujo Costa.pdfDissertação - Juliane Alves Araujo Costa1,93 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.