Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBAIL, EVERALDO-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6803817092965657por
dc.contributor.advisor1Loregian-Penkal, Loremi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1766652516268724por
dc.date.accessioned2021-03-23T17:45:32Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationBAIL, EVERALDO. LINGUAGEM, CULTURA E VARIAÇÃO: A ABORDAGEM DOS ADJETIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. 2020. 151 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1440-
dc.description.resumoEsta Dissertação, com o suporte teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista, descreve e analisa a abordagem da variação linguística no trabalho com adjetivos, nos livros didáticos de Português do Ensino Médio, em Guarapuava, Paraná. Para tanto, traz o levantamento dos títulos sugeridos pelos docentes e seleciona para análise os dois livros didáticos mais indicados nesse levantamento: o primeiro, da coleção “Se liga na língua: Literatura, Produção de Texto, Linguagem”, de Ormundo e Siniscalchi (2016); o segundo, da coleção “Novas Palavras – Literatura, Gramática, Leitura e Produção de Texto”, de Amaral et al (2016). Os materiais didáticos analisados portam os conteúdos relacionados à Sociolinguística de maneira coerente com os pressupostos teóricos dessa área dos Estudos da Linguagem, apresentando de modo adequado a variação linguística, suas variedades e demais abordagens específicas, como a adequação e inadequação linguísticas. Quanto aos adjetivos, as análises qualitativas, em separado e em cotejo, realizadas neste estudo atestam a pertinência e coerência da aplicação da perspectiva sociolinguística nos livros didáticos selecionados, promovendo uma reflexão necessária e atual sobre a língua em uso, sem a necessidade de listas de adjetivos, locuções adjetivas e nomenclaturas.por
dc.description.abstractThis thesis, with the theoretical-methodological support of Variationist Sociolinguistics, describes and analyzes the approach of linguistic variation in working with adjectives, in the textbooks of Portuguese in High School, in Guarapuava, Paraná. For this purpose, it brings up the survey of the titles suggested by the teachers and selects for analysis the two most indicated textbooks in this survey: the first one, from the collection “Se liga na Língua: Literatura, Produção de Texto, Linguagem”, by Ormundo and Siniscalchi (2016); the second one, from the collection “Novas Palavras – Literatura, Gramática, Leitura e Produção de Texto”, by Amaral et al (2016). The didactic materials analyzed carry the contents related to Sociolinguistics consistently with the theoretical assumptions of this area of Language Studies, adequately presenting linguistic variation, its varieties and other specific approaches, such as linguistic adequacy and inadequacy. In terms of the adjectives, the qualitative analyzes, separately and in comparison, realized in this study attest to the pertinence and coherence of the application of the sociolinguistic perspective in the selected textbooks, promoting a necessary and current reflection on the language in use, without the need for lists of adjectives, adjective phrases and nomenclatures.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-03-23T17:45:32Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Everaldo Bail.pdf: 7180367 bytes, checksum: 5cf7a40a8e01ec817ef04deebe5dd014 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-23T17:45:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Everaldo Bail.pdf: 7180367 bytes, checksum: 5cf7a40a8e01ec817ef04deebe5dd014 (MD5) Previous issue date: 2020-02-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5494/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Everaldo%20Bail.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5496/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Everaldo%20Bail.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Letras de Iratipor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSociolinguística Variacionistapor
dc.subjectLivros Didáticospor
dc.subjectAdjetivospor
dc.subjectVariationist Sociolinguisticseng
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectAdjectiveseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleLINGUAGEM, CULTURA E VARIAÇÃO: A ABORDAGEM DOS ADJETIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Everaldo Bail.pdfDissertação - EVERALDO BAIL7,01 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.