???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1440
Tipo do documento: Dissertação
Título: LINGUAGEM, CULTURA E VARIAÇÃO: A ABORDAGEM DOS ADJETIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Autor: BAIL, EVERALDO 
Primeiro orientador: Loregian-Penkal, Loremi
Resumo: Esta Dissertação, com o suporte teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista, descreve e analisa a abordagem da variação linguística no trabalho com adjetivos, nos livros didáticos de Português do Ensino Médio, em Guarapuava, Paraná. Para tanto, traz o levantamento dos títulos sugeridos pelos docentes e seleciona para análise os dois livros didáticos mais indicados nesse levantamento: o primeiro, da coleção “Se liga na língua: Literatura, Produção de Texto, Linguagem”, de Ormundo e Siniscalchi (2016); o segundo, da coleção “Novas Palavras – Literatura, Gramática, Leitura e Produção de Texto”, de Amaral et al (2016). Os materiais didáticos analisados portam os conteúdos relacionados à Sociolinguística de maneira coerente com os pressupostos teóricos dessa área dos Estudos da Linguagem, apresentando de modo adequado a variação linguística, suas variedades e demais abordagens específicas, como a adequação e inadequação linguísticas. Quanto aos adjetivos, as análises qualitativas, em separado e em cotejo, realizadas neste estudo atestam a pertinência e coerência da aplicação da perspectiva sociolinguística nos livros didáticos selecionados, promovendo uma reflexão necessária e atual sobre a língua em uso, sem a necessidade de listas de adjetivos, locuções adjetivas e nomenclaturas.
Abstract: This thesis, with the theoretical-methodological support of Variationist Sociolinguistics, describes and analyzes the approach of linguistic variation in working with adjectives, in the textbooks of Portuguese in High School, in Guarapuava, Paraná. For this purpose, it brings up the survey of the titles suggested by the teachers and selects for analysis the two most indicated textbooks in this survey: the first one, from the collection “Se liga na Língua: Literatura, Produção de Texto, Linguagem”, by Ormundo and Siniscalchi (2016); the second one, from the collection “Novas Palavras – Literatura, Gramática, Leitura e Produção de Texto”, by Amaral et al (2016). The didactic materials analyzed carry the contents related to Sociolinguistics consistently with the theoretical assumptions of this area of Language Studies, adequately presenting linguistic variation, its varieties and other specific approaches, such as linguistic adequacy and inadequacy. In terms of the adjectives, the qualitative analyzes, separately and in comparison, realized in this study attest to the pertinence and coherence of the application of the sociolinguistic perspective in the selected textbooks, promoting a necessary and current reflection on the language in use, without the need for lists of adjectives, adjective phrases and nomenclatures.
Palavras-chave: Sociolinguística Variacionista
Livros Didáticos
Adjetivos
Variationist Sociolinguistics
Textbooks
Adjectives
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: BAIL, EVERALDO. LINGUAGEM, CULTURA E VARIAÇÃO: A ABORDAGEM DOS ADJETIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. 2020. 151 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1440
Data de defesa: 14-Feb-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Everaldo Bail.pdfDissertação - EVERALDO BAIL7,01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.