Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1434
Tipo do documento: Dissertação
Título: DOS GESTOS FUNDAMENTAIS ÀS ESPECIFICIDADES DA REGULAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: MEDIAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
Título(s) alternativo(s): FROM FUNDAMENTAL GESTURES TO THE SPECIFICITIES OF REGULATION OF LEARNING: MEDIATIONS OF PRE-SERVICE ENGLISH TEACHERS EDUCATION
Autor: ALMEIDA, EDAN LUIS DE 
Primeiro orientador: Stutz, Lídia
Resumo: As pesquisas que buscam entender o contexto social e natural envolvidos no trabalho docente vêm crescendo e assim contribuindo para compreender e fortalecer a área de ensino e aprendizagem nessa perspectiva. Este estudo objetiva investigar os gestos didáticos fundamentais mobilizados nas mediações dos processos de ensino de professores em formação inicial de língua inglesa, tendo como objeto a ser ensinado uma sequência didática do gênero infográfico. Para tanto, traçamos três objetivos específicos: o primeiro deles é de construir a macroestrutura e as sinopses a partir do trabalho com sequências de ensino dos alunos professores de língua inglesa (APLIs); o segundo é de fazer um levantamento dos gestos fundamentais mobilizados na prática desses APLIs durante o período de regência de estágio; e, por fim, temos o objetivo de categorizar o gesto de regulação local, considerando a maneira como os APLIs o mobilizam. Os conceitos norteadores que fundamentam nosso estudo partem dos pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999; 2006; 2008; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; 2009), em sua expansão no que se refere aos saberes e capacidades docentes (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009; CRISTOVÃO; STUTZ, 2011; STUTZ, 2012), na clínica da atividade (CLOT, 2006; TOGNATO, 2009) e nos gestos didáticos (SCHNEUWLY, 2009; JORRO, 2002; SILVA, 2013; BUCHETON, 2014). A pesquisa envolveu um duplo contexto formado pela universidade e duas escolas públicas, com duas turmas do Ensino Médio e os dados para a pesquisa foram gerados por meio da gravação e transcrição de vinte aulas de dois alunos professores de língua inglesa (APLIs), do quarto ano de um curso de licenciatura em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, durante o período de regência, na disciplina de estágio obrigatório supervisionado. As sequências didáticas do gênero infográfico usadas para análise foram desenvolvidas pelos APLIs e apresentam avaliação inicial, três módulos e avaliação final. Quanto aos resultados, por meio da construção da macroestrutura e das sinopses, pudemos notar que os gestos didáticos fundamentais funcionam conjunta e intrinsecamente e, ainda, estão atrelados às capacidades de linguagem e aos saberes docentes. Os resultados também apontaram a possível categorização do gesto de regulação local em cinco categorias: uso de língua materna para o ensino de língua inglesa, uso do quadro para visualização da linguagem na forma escrita, repetição, reiteração e tipos de perguntas. Isso nos levou a perceber que o estudo dos gestos didáticos fundamentais na prática efetiva de sala de aula pode nos proporcionar uma visão bastante detalhada sobre diversas nuances do métier do professor de língua inglesa, essencialmente acerca das mediações que visam apresentar os objetos de ensino para os alunos.
Abstract: The interest in studying social and natural context involved in teaching has been increasing and thus contributing to understand and strengthen the area of teaching and learning. This study aims at investigating the fundamental didactic gestures mobilized in the mediation of the teaching processes developed by pre-service English language teaching (PSELTs), taking as object to be taught a didactic sequence of the genre infographic. For this purpose, we set three specific objectives: the first is to build the macrostructure and synopses from the work with teaching sequences of the APLIs; the second is to do a survey on the fundamental gestures mobilized in the practice of these PSELTs during the period of teaching; finally, we aim to categorize the gesture of local regulation according to PSELT mobilization. The guiding concepts that underlie our study are based on the theoretical-methodological assumptions of socio-discursive interactionism (ISD) (BRONCKART, 1999; 2006; 2008; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; 2009), in its expansion with regard to knowledge and teaching capacities ( HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009; CRISTOVÃO; STUTZ, 2011; STUTZ, 2012), the clinic of activity (CLOT, 2006; TOGNATO, 2009) and didactic gestures (SCHNEUWLY, 2009; JORRO, 2002; SILVA, 2013; BUCHETON, 2014 ). The research involved a double context formed by the university and two public schools, with two high school classes and the data for the research were generated through the recording and transcription of twenty classes of two PSELTs, from the fourth year of an undergraduate course in English language, during the period of teaching, in the compulsory supervised internship discipline. The didactic sequences of the genre infographic used for analysis were developed by the PSELTs and are composed of initial evaluation, three modules, and final evaluation. Regarding the results, by means of the construction of the macrostructure and the synopses, we could notice that the fundamental didactic gestures work together and intrinsically and, furthermore, they are linked to language capacities and to teacher knowledge. The results also pointed to the possible categorization of the gesture of local regulation into five categories: use of L1 for the teaching of English language, use of the board for language visualization in written form, repetition, reiteration and question types. The outcomes contribute to realize that the study of the fundamental didactic gestures in the effective practice of the classroom can provide us a very detailed insight into various nuances of the English language teacher's métier, essentially about the mediations that aim to present the teaching objects to the students.
Palavras-chave: Interacionismo Socio-discursivo
Gestos Didáticos
Gestos Fundamentais
Regulação local
Formação Inicial de Professores de língua inglesa
Socio-discursive Interactionism
Didactic Gestures
Fundamental Gestures
Regulation of Learning
Pre-service Teacher Education
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: ALMEIDA, EDAN LUIS DE. DOS GESTOS FUNDAMENTAIS ÀS ESPECIFICIDADES DA REGULAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: MEDIAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA. 2020. 199 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1434
Data de defesa: 11-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Edan Luis de Almeida.pdfDissertação - EDAN LUIS DE ALMEIDA2,1 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.