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Tipo do documento: Dissertação
Título: O TRABALHO COM A ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA: PROPOSTAS E PRÁTICAS
Título(s) alternativo(s): The work with writing in English: proposals and practices
Autor: FURMAN, ANA PAULA COSTA 
Primeiro orientador: Lemke, Cibele Krause
Primeiro coorientador: Stutz, Lidia
Resumo: Nesta pesquisa, propomo-nos a realizar um estudo sobre professores em formação docente inicial do curso de Letras Português/Inglês, de uma universidade estadual pública do noroeste do Paraná. Objetivamos compreender como ocorre a práxis desses professores em suas atuações na educação básica, durante a efetuação do Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa II, concernente ao quarto ano do curso, no que tange à prática discursiva de escrita. Para tanto, sustentamo-nos no conceito de práxis (PIMENTA, 2006), na concepção de escrita processual, conforme preveem os documentos oficiais (BRASIL, 1998; 2000; PARANÁ, 2008; BRASIL, 2017; 2018) e discutem autores da área (CRISTOVÃO; TORRES, 2006, BEATO-CANATO, 2009; RAMOS, 2011; VILLAS BOAS, 2013; GARCIA; SILVA, 2013; CHEUNG, 2016). À luz da Linguística Aplicada, a pesquisa documental, de abordagem qualitativo-interpretativa, conta com análise do Portfólio Acadêmico produzido pelos professores em formação docente inicial, acerca do trabalho realizado durante o estágio de Língua Inglesa, considerando o processo de produção dos documentos e os materiais didáticos utilizados na regência. Constatamos que os professores em formação inicial embasaram parcialmente seus trabalhos no ensino da escrita pela intrínseca relação teoria e prática, isto é, considerando a situação da sala de aula para propor atividades teórico e metodologicamente coerentes com esse contexto e com o que estabelecem os documentos de ensino. Sendo assim, o desenvolvimento da escrita dos alunos pode vir a encontrar barreiras devido às possíveis lacunas no trabalho dos futuros professores. Logo, para que os futuros professores possam alcançar resultados mais efetivos em suas atuações pedagógicas, durante a realização dos estágios obrigatórios dos cursos, bem como em futuras práticas em sala de aula, faz-se necessário que os cursos de formação docente promovam uma relação maior articulação entre teoria e prática, mais especificamente, em relação ao ensino de escrita processual.
Abstract: In this research, we propose to develop a study on initial teacher education of the Portuguese/English language course, from a public Northwestern State University of Paraná. We aim to understand how these teachers' praxis occurs in their activities in basic education, during the Supervised Pre-service Teacher period of English Language II, concerning the fourth year of the course, regarding the discursive writing practice. For this purpose, we rely on the concept of praxis (PIMENTA, 2006), on the conception of procedural writing, in accordance with the official documents predictions (BRAZIL, 1988; 2000; PARANÁ, 2008; BRASIL, 2017; 2018) and discuss authors of the area (CRISTOVÃO; TORRES, 2006; BEATO-CANATO, 2009; RAMOS, 2011; VILLAS BOAS, 2013; GARCIA; SILVA, 2013; CHEUNG, 2016). In the light of Applied Linguistics, the documentary research, of a qualitative-interpretative approach, based on an analysis of the Academic Portfolio produced by teachers in initial formation, about the work developed during the English Language Pre-service Teacher period, considering the process of documents elaboration and didactic materials used during the practicum. We found that the teachers in pre-service teacher education partially based their portfolios in the teaching of writing by the intrinsic relation theory and practice, namely, considering the situation of the classroom to propose activities theoretically and methodologically coherent with this context and with what is established by the educational documents. Thus, the development of students' writing may come up against barriers due to possible gaps in the work of future teachers. Therefore, in order for future teachers to achieve more effective results in their pedagogical activities, during the accomplishment of mandatory internship of the courses, as well as future classroom practices, it is necessary that teacher training courses promote a greater articulation between theory and practice, more precisely, in relation to teaching procedural writing.
Palavras-chave: Formação docente inicial
Relação teoria e prática
Ensino de línguas
Escrita
Initial teacher training
Relationship theory and practice
Language teaching
Writing
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: FURMAN, ANA PAULA COSTA. O TRABALHO COM A ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA: PROPOSTAS E PRÁTICAS. 2020. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1430
Data de defesa: 11-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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