Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1416
Tipo do documento: Dissertação
Título: ELEMENTOS DA CULTURA DE INOVAÇÃO QUE FAVORECEM A ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE ECOINOVAÇÃO: ANÁLISE DE EMPRESAS INDUSTRIAIS DO SETOR DA CONSTRUÇÃO
Autor: Vendler, Marize Helena da Rosa 
Primeiro orientador: Maçaneiro, Marlete Beatriz
Resumo: A pesquisa é desenvolvida pelo viés da teoria evolucionista, que considera a inovação tecnológica como propulsora do desenvolvimento das economias capitalistas. Nesse sentido, a pesquisa partiu do pressuposto de que, para as organizações obterem competitividade, são necessárias práticas que integrem os objetivos de inovação e de desenvolvimento produtivo com a preservação dos recursos do meio ambiente. Para compreender esse pressuposto, realizou-se um estudo de casos múltiplos com o objetivo geral de analisar os elementos da cultura de inovação, que possam favorecer a adoção de práticas de ecoinovação na indústria da construção, como fator de competitividade organizacional. Para tanto, os objetivos específicos delineados foram os seguintes: identificar os elementos da cultura de inovação em empresas do setor de construção; investigar a existência de práticas de ecoinovação nessas empresas; analisar a percepção dos gestores sobre a capacidade competitiva oriunda de possível adoção de práticas de ecoinovação; e definir indicadores de práticas de ecoinovações, por meio dos elementos culturais identificados. Esses objetivos foram analisados em cinco indústrias do setor da construção das regiões Centro-Sul (Guarapuva) e Oeste (Cascavel) do Paraná. A abordagem metodológica escolhida foi qualitativa. Os instrumentos para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, aplicadas a um gestor e um colaborador, que atuam na gestão ambiental de cada empresa, totalizando dez entrevistados; análise documental; observação; e diário de pesquisa. Para análise dos dados utilizou-se da análise de conteúdo e triangulação. Como resultado da pesquisa verificou-se que os elementos da cultura de inovação, adaptabilidade e flexibilidade, regulamentações e políticas ambientais, orientação para o mercado, crenças e valores, estrutura, estímulo à inovação e comunicação aberta direcionam o desenvolvimento das práticas ambientais e inovadoras. De modo geral, os elementos da cultura de inovação que mais favorecem a adoção de práticas de ecoinovação nas empresas estudadas são: “regulamentação e políticas ambientais” e “orientação para o mercado”. Esses elementos são influenciados por fontes do ambiente externo, que são vistas como exigências que precisam ser cumpridas, mas que também possibilitam a adoção de novos produtos e procedimentos, que são utilizados pelas empresas para conquistar clientes. Assim, constata-se que as práticas de ecoinovação podem conduzir estratégias reativas, relacionadas ao impacto ambiental ocasionado pela atividade produtiva do setor da construção e estratégias proativas, as quais são vistas como oportunidades de negócio. Sob esta ótica, percebe-se que os gestores das empresas estudadas entendem que as práticas de ecoinovação contribuem para a competitividade organizacional, uma vez que garantem a predileção dos clientes, principalmente os que têm certificações, e possibilitam que as empresas obtenham mais êxito que as concorrentes, pela apresentação de atributos de redução dos impactos ambientais. Este cenário confirma que a adoção de práticas de ecoinovação propicia o alcance de resultados, tais como a melhoria do desempenho econômico e produtivo, bem como a manutenção e a obtenção da capacidade competitiva. Nesse sentido, verificou-se que a pesquisa pode ser um mecanismo estratégico, uma vez que oferece um instrumento de avaliação de indicadores de práticas de ecoinovação, que proporciona um feedback às organizações que queiram utilizá-lo (Apêndice D). Assim, por meio deste, as empresas visualizam como os elementos da cultura de inovação favorecem a adoção das práticas de ecoinovação e percebem, ainda, o que precisa ser desenvolvido nesses elementos para conceber uma cultura de inovação com enfoque mais ecoinovador.
Abstract: The research is developed through the Evolutionary Theory, which considers a technological innovation as driving force behind the development of capitalist economies. In this sense, the research started from the assumptions that, for the companies obtain competitiveness, it is necessary a practices that integrates the objectives of innovation and of productive development, with a preservation of environment’s resources. To understand this assumption, a multi-case study was carried out with a general objective of analyzing the elements of the innovation culture that could favors the adoption of eco-innovation strategies in the construction industry as an organizational competitiveness’s factor. For this, the defined specific objectives were: To identify elements of the innovation culture in companies in the construction sector; To investigate the existence of eco-innovation practices in these companies; To analyze the managers' perception of the competitive capacity that results from the possible adoption of eco-innovation strategies; And to define indicators of practices for eco-innovations, through the identified cultural elements. These objectives were analyzed in five areas of the construction sector, in the Center-South (Guarapuava) and West (Cascavel) regions of State of Paraná, in Brazil. A methodological approach chosen was qualitative, through the multiple case study strategy. The instruments for data collection were semi-structured interviews, applied to a manager and a collaborator, who work on the environmental management of each company, totaling ten interviewees; Documentary analysis; Observation; And research diary. For the data analysis, it was used content analysis and triangulation. As main results of the research, they were found that elements of the innovation culture such as adaptability and flexibility, the environmental regulations and policies and market orientation, like the beliefs and values, the structure, the incentives to innovation and open communication, guide the development of environmental and innovative practices. In general, the elements of the innovation culture that most favor the adoption of eco-innovation practices in the companies studied are: "environmental regulations and policies" and "market orientation". These elements are influenced by sources of the external environment, which are seen as requirements that need to be fulfilled, but also enable the adoption of new products and procedures, which are used by companies to win customers. This consists that eco-innovation practices can conduct reactive strategies, related to the environmental impact caused by the productive activity of the construction sector and proactive strategies, which are seen as business opportunitie. From this perspective, it was observed that the companies’ managers studied understand that eco-innovation practices contribute to organizational competitiveness, since they guarantee the predilection of customers, mainly from those with certifications, and enable companies to be more successful than their competitors, by the showing of attributes of reduction of environmental impacts. This scenario confirms that the adoption of eco-innovation practices provides the achievement of results, such as the improvement of economic and productive performance, as well as to maintain and obtain competitive capacity. In this sense, it was verified that the research might be a strategic mechanism, since it offers an instrument of evaluation of indicators of eco-innovation practices, providing feedback to the managers. Thus, through this study companies can visualize how the elements of the innovation culture favor the adoption of eco-innovation strategies, and also realize what it needs to be developed in these elements, in order to create a culture of innovation with a more eco-innovative approach.
La investigación es desarrollada por las vías de la Teoría Evolucionista, que considera la innovación tecnologíca como propulsora del desarrollo de las economías capitalistas. En ese sentido, la investigación partió del supuesto que para que las organizaciones obtengan competitividad es necesario una prácticas que integre los objetivos de innovación y de desarrollo productivo con la preservación de los recursos del medio ambiente. Para comprender ese supuesto se realizó un estudio de casos múltiplos con el objetivo general de analizar los elementos de la cultura de innovación, que puedan favorecerla adopción de prácticas de eco-innovación en la industria de la construcción, como factor de competitividad organizacional. Los objetivos específicos fueron los siguientes: identificar los elementos de la cultura de innovación en empresas del sector de construcción; investigar la existencia de prácticas de eco-innovación en esas empresas; analizar la percepción de los gestores sobre la capacidad competitiva oriunda de posible adopción de prácticas de eco- innovación; y definir indicadores de práticas de eco-innovaciones, por medio de los elementos culturales identificados. Esos objetivos fueron analizados en cinco industrias del sector de la construcción de las regiones Centro-Sur (Guarapuava) y Oeste de Paraná (Cascavel). La Metodología escogida fue cualitativa. Los instrumentos para colecta de datos fueron entrevistas semiestructuradas, aplicadas a un gestor y un colaborador, que actúa en la gestión ambiental de cada empresa, con un total de 10 entrevistados; análisis documental; observación; y diario de investigación. Para análisis de los datos se utilizó análisis de contenido y triangulación. Como resultado de la investigación se verifico que los elementos de la cultura de innovación adaptabilidad y flexibilidad, reglamentaciones y políticas ambientales y orientación para el mercado, creencias y valores, estructura, estimula a la innovación y comunicación abierta, direccionan el desarrollo de las prácticas ambientales e innovadoras. En general, los elementos de la cultura de innovación que más favorecen la adopción de prácticas de eco-innovación en las empresas estudiadas son "reglamentos ambientales y políticas" y "orientación al mercado". Estos elementos están influenciados por fuentes del entorno externo, que son vistos como los requisitos que se deben cumplir, pero también apoyan la adopción de nuevos productos y procedimientos, que son utilizados por las empresas para ganar clientes. Así se constata que las prácticas de eco-innovación puede conducir estrategias reactivas relacionadas con el impacto ambiental causado por la actividad de producción en el sector de la construcción y las estrategias proactivas, que son vistos como oportunidades de negocio. Bajo esta mirada, se percibe que los gestores de las empresas estudiadas entienden que las prácticas de eco-innovación contribuyen para la competitividad organizacional, una vez que garanticen la selección de los clientes, principalmente los que tienen certificaciones, y posibilitan a las empresas a obtener más éxito que las concurrentes, por la presentación de atributos de reducción de los impactos ambientales. Este escenario confirma que, la adopción de estrategias de eco-innovación propicia el alcance de resultados, tales como a mejoría del desempeño económico y productivo, bien como, mantener y obtener capacidad competitiva. En ese sentido, se verifico que la investigación puede ser un mecanismo estratégico, una vez que ofrece un instrumento de evaluación de indicadores de prácticas de eco-innovación, que proporciona un feedback. Así, por medio de este las empresas visualizan como los elementos de la cultura de innovación favorecen la adopción de las estrategias de eco-innovación y perciben, todavía, el que necesita ser desarrollado en esos elementos, para concebir una cultura de innovación con enfoque más eco-innovador.
Palavras-chave: Elementos da Cultura de Inovação
Práticas de Ecoinovação
Competitividade
Setor da Construção
Culture of Innovation elements
Eco-innovation Practices
Competitiveness
Construction Sector
elementos de la cultura de innovación
prácticas de eco-innovación
competitividad
sector de la construcción
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)
Citação: Vendler, Marize Helena da Rosa. ELEMENTOS DA CULTURA DE INOVAÇÃO QUE FAVORECEM A ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE ECOINOVAÇÃO: ANÁLISE DE EMPRESAS INDUSTRIAIS DO SETOR DA CONSTRUÇÃO. 2017. 152 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1416
Data de defesa: 23-Mar-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIZE HELENA DA ROSA VENDLER.pdfMARIZE HELENA DA ROSA VENDLER2,08 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.