Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1400
Tipo do documento: Dissertação
Título: Colaboração para Inovação e Sustentabilidade nas Indústrias de Transformação do Paraná
Título(s) alternativo(s): Collaboration for Innovation and Sustainability in the Manufacturing Industries of Paraná
Colaboración para la innovación y la sostenibilidad en las industrias de transformación de Paraná
Autor: Machado, Milena Rocha 
Primeiro orientador: Kuhl, Marcos Roberto
Resumo: A inovação tornou-se um fator-chave para as empresas que visam crescimento competitivo e estratégico e quando aliada à colaboração e sustentabilidade pode alavancar o valor agregado aos produtos e serviços no mercado. Este estudo teve como objetivo analisar de que forma é desenvolvida a colaboração para inovação e a sua relação com a sustentabilidade em indústrias de transformação do Paraná. Buscou-se caracterizar a inovação e as dimensões da sustentabilidade nas indústrias de transformação do Paraná; identificar as motivações e as fontes para a colaboração, tendo em vista a inovação; e analisar, a partir da caracterização do objeto, se as indústrias que possuem maior orientação para a inovação também apresentam maior equilíbrio nas dimensões da sustentabilidade. O método de estudo foi quantitativo de natureza analítica e descritiva. Para análise de dados foi realizado um levantamento Survey, através de um questionário eletrônico junto ás indústrias de transformação do Paraná. Foram obtidos dados de 64 empresas e por meio de testes estatísticos, principalmente a análise de Cluster, Alfa de Cronbach e Teste t, pode-se atender o objetivo deste estudo. Assim, verificou-se que na inovação as organizações têm buscado desenvolver novos produtos e serviços e, também, desenvolver melhorias nos atuais produtos e serviços. Na dimensão econômica as empresas têm buscado ações que objetivam evitar reclamações e devoluções, por parte de clientes e acréscimo ao faturamento; na dimensão social as ações estão, principalmente, voltadas a evitar lesões e doenças relacionadas ao trabalho; e na dimensão ambiental as ações da indústrias estão relacionadas a reduzir o consumo de material por produto produzido e reduzir o consumo de energia. Entre os principais motivos para colaborar estão a redução do custo associado ao processo de inovação e o acesso a recursos tecnológicos. As principais fontes de colaboração são filiais ou outras empresas, dentro do mesmo grupo empresarial, fornecedores ou organizações da cadeia de fornecimento e clientes ou consumidores. A colaboração e a sustentabilidade são fatores de impacto para a inovação, principalmente em sustentabilidade social, que possui maior relação na colaboração para a inovação. Os principais resultados dos testes estatísticos indicam que as empresas que colaboram mais também estão desenvolvendo ações proeminentes voltadas às dimensões econômica, social e ambiental, demonstrando que possuem maior equilíbrio para a sustentabilidade. Apesar da colaboração na inovação estar em desenvolvimento nas organizações, já que as médias de fontes ainda não possuem valores consideráveis, há uma preocupação em buscar novas fontes de conhecimento, recursos e/ou falhas em geral em fontes externas à organização, o que acaba fomentando, também, as dimensões da sustentabilidade.
Abstract: Innovation has become a key factor for companies aiming at competitive and strategic growth and when combined with collaboration and sustainability it may reach the added value of products and services in the market. This study aimed to analyze how collaboration for innovation is developed and its relation with sustainability in manufacturing industries in Paraná. We sought to characterize innovation and the dimensions of sustainability in the manufacturing industries of Paraná; identify motivations and sourcess for collaboration, taking into account innovation; and to analyze, based on the characterization of the object, whether the industries that have a greater orientation towards innovation also present greater balance in the dimensions of sustainability. The study method was quantitative of an analytical and descriptive nature. For data analysis, a survey was conducted, using an electronic questionnaire with the manufacturing industries of Paraná. Data from 64 companies were obtained and through statistical tests, mainly Cluster analysis, Cronbach's alpha and t-test, the objective of this study could be answered. Thus, it was found that in innovation organizations have sought to develop new products and services and, also, to develop improvements in current products and services. In the economic dimension, companies have been looking for actions that aim to avoid complaints and returns from customers and increase revenue. In the social dimension, actions have mainly aimed at preventing work-related injuries and illnesses; and in the environmental dimension, the actions of the industries have been related to reduce the consumption of material by produced product and reducing the consumption of energy. Among the main reasons for collaborating are the reduction in the cost associated with the innovation process and access to technological resources. The main sources of collaboration are subsidiaries or other companies, within the same business group, suppliers or organizations in the supply chain and customers or consumers. Collaboration and sustainability are impact factors for innovation, especially in social sustainability, which has a greater relation to collaboration for innovation. The main results of the statistical tests indicate that the companies that collaborate more are also developing prominent actions aimed at the economic, social and environmental dimensions, demonstrating that they have a better balance for sustainability. Although collaboration on innovation is under development in organizations, since the averages of sources still do not have considerable values, there is a concern to seek new sources of knowledge, resources and/or failures in general from sources outside the organization, which ends up encouraging also, the dimensions of sustainability
La innovación se ha convertido en un factor clave para las empresas que buscan un crecimiento competitivo y estratégico y, cuando se combina con la colaboración y la sostenibilidad, puede aprovechar el valor agregado de los productos y servicios en el mercado. Este estudio tuvo como objetivo analizar cómo se desarrolla la colaboración para la innovación y su relación con la sostenibilidad en las industrias manufactureras en Paraná. Buscamos caracterizar la innovación y las dimensiones de la sostenibilidad en las industrias manufactureras de Paraná; identificar motivaciones e fuentes para la colaboración, con miras a la innovación; y analizar, en función de la caracterización del objeto, si las industrias que tienen una mayor orientación hacia la innovación también presentan un mayor equilibrio en las dimensiones de la sostenibilidad. El método de estudio fue cuantitativo de naturaleza analítica y descriptiva. Para el análisis de datos, se realizó una encuesta (survey), utilizando un cuestionario electrónico con las industrias manufactureras de Paraná. Se obtuvieron datos de 64 empresas y, a través de pruebas estadísticas, principalmente análisis de conglomerados, alfa de Cronbach y prueba t, se puede responder al objetivo de este estudio. Por lo tanto, se descubrió que en las organizaciones de innovación se ha buscado desarrollar nuevos productos y servicios y, también, desarrollar mejoras en los productos y servicios actuales. En la dimensión económica, las empresas han estado buscando acciones que tengan como objetivo evitar quejas y devoluciones, por parte de los clientes y aumentar los ingresos; en la dimensión social, las acciones están dirigidas principalmente a prevenir lesiones y enfermedades relacionadas con el trabajo; y en la dimensión ambiental, las acciones de las industrias están relacionadas con la reducción del consumo de material por producto producido y la reducción del consumo de energía. Entre las principales razones para colaborar están la reducción del costo asociado con el proceso de innovación y el acceso a los recursos tecnológicos. Las principales fuentes de colaboración son sucursales u otras empresas, dentro del mismo grupo empresarial, proveedores u organizaciones en la cadena de suministro y clientes o consumidores. La colaboración y la sostenibilidad son factores de impacto para la innovación, especialmente en la sostenibilidad social, que tiene una mayor relación en colaboración para la innovación. Los principales resultados de las pruebas estadísticas indican que las empresas que más colaboran también están desarrollando acciones destacadas centradas en las dimensiones económica, social y ambiental, lo que demuestra que tienen un mejor equilibrio para la sostenibilidad. Aunque la colaboración en innovación está en desarrollo en las organizaciones, dado que los promedios de las fuentes aún no tienen valores considerables, existe la preocupación de buscar nuevas fuentes de conocimiento, recursos y / o fallas en general de fuentes externas a la organización, lo que termina alentando, también, las dimensiones de la sostenibilidad.
Palavras-chave: Inovação
Colaboração
Sustentabilidade
Indústria de transformação.
Innovation
Collaboration
Sustainability
Manufacturing industries.
Innovación
Colaboración
Sostenibilidad
Industrias manufactureras
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)
Citação: Machado, Milena Rocha. Colaboração para Inovação e Sustentabilidade nas Indústrias de Transformação do Paraná. 2020. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1400
Data de defesa: 12-Mai-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - MILENA MACHADO.pdfMILENA ROCHA MACHADO849,92 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.