Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1398
Tipo do documento: Dissertação
Título: DETERMINANTES E RESULTADOS DA INOVAÇÃO EM EMPRESAS DE CERÂMICA VERMELHA DE PRUDENTÓPOLIS
Título(s) alternativo(s): DETERMINERS AND RESULTS OF INNOVATION IN RED POTTERY ENTERPRISES IN PRUDENTÓPOLIS
DETERMINANTES Y RESULTADOS DE LA INNOVACIÓN EN PRUDENTÓPOLIS RED CERAMIC EMPRESAS
Autor: Antoneli, Gislaine Maier 
Primeiro orientador: Costa, Zoraide da Fonseca
Resumo: A inovação é um componente essencial à competitividade e sustentabilidade das organizações, não somente das grandes empresas, mas também deveria ser para a micro e pequenas empresas. Pois quando as pequenas e microempresas estabelecem aspectos inovadores, fortalecem suas estratégias, apresentam conhecimento de mercado, cria-se atitudes de capacidade inovativas, o que faz com que elas estabeleçam a competitividade exigida no mercado e, consequentemente fortalecendo a região em que estão inseridas. A capacidade de inovação identifica as circunstâncias de expansão nos mercados, utiliza de métodos mais eficientes dos recursos existentes. Contudo, para que as empresas usufruam de melhores práticas é de suma importância que sejam conhecidos os métodos organizacionais, a gestão dos negócios, o relacionamento entre empresa e seus agentes externos e internos. Desta forma buscou-se como objetivo geral, determinar os fatores internos e externos relacionados à capacidade de inovação das Micro e Pequenas Empresas (MPE) no setor de cerâmica vermelha do município de Prudentópolis localizado na região Centro-Sul do Estado do Paraná, à luz da teoria da Visão Baseada em Recursos (VBR). O estudo foi desenvolvido em caráter descritivo, com uma abordagem quantitativa compreendendo uma amostra de conveniência de 46 empresas do setor de cerâmica vermelha do munícipio. Foram propostos dois modelos econométricos, um especificando as variáveis internas como liderança, gerenciamento de pessoas, informações e conhecimento, relacionamento com os clientes, relacionamento com a sociedade e resultados e, outro, para os fatores externos onde utilizou-se as variáveis: apoio governamental, localização geográfica e base de conhecimento externo. O alfa de Cronbach foi utilizado para estimar a coerências das respostas do questionário aplicado aos empresários. O Tete t, teste F e o Coeficiente de Determinação (R2) foi utilizado para aferir a significância das variáveis exógenas e o poder de determinação do modelo ao nível de 95% de confiabilidade estatística. Para o modelo de fatores internos as variáveis que influenciaram a capacidade de inovação foram a informações e conhecimento, relacionamento com os clientes e com a sociedade e resultados. O modelo de fatores externos identificou a influência da localização geográfica e a base de conhecimento externo. Conclui-se que as MPE do setor de cerâmica vermelha do município de Prudentópolis pesquisados determinam sua capacidade de inovação associados a fatores internos e externos. Contudo nem todos os fatores se mostraram significativos. No caso dos fatores internos destacaram-se de forma significativa: o acesso à informação e conhecimento, à sua relação com os clientes e a sociedade (resultados não foram significativos). No caso dos fatores externos foram determinantes a localização geográfica e o conhecimento externo. Portanto, constatou-se a necessidade de direcionar esforços para desenvolver a liderança entre empresários e gestores, um alinhamento nos programas que promovam a capacitação de seus funcionários, identificar quais as maneiras de suportes fornecidos pelo apoio governamental, visando um aprimoramento e aperfeiçoamento de suas práticas gerenciais e ampliação no investimento em novos aprendizados e novas tecnologias.
Abstract: Innovation is an essential component to the competitiveness and sustainability of organizations, not only for big companies, but it should also be for micro and small enterprises. That is because when small and micro enterprises establish innovative aspects, they strengthen their strategies, demonstrate market knowledge, create innovative attitudes of capacity, making them establish the competitiveness required in the market and, as a result, strengthen the region they are inserted. The capacity for innovation identifies the circumstances of expansion in the markets and makes use of more efficient methods of the existing resources. However, for the companies to enjoy the best practices, it is extremely important to learn about organizational methods, business management, and the relationship between the company and its internal and external agents. Thus, the general aim sought was to determine the internal and external factors related to the capacity for innovation of the Micro and Small Enterprises (MSE) in the sector of red pottery in the town of Prudentópolis, located in the Central-South region of the state of Paraná, in the light of the strategic theory of the Resource-Based View (RBV). The studied was developed in a descriptive character, with a quantitative approach comprising a convenience sample of 46 companies of the red pottery sector of the town. Two econometric models were proposed. One specified internal variables such as leadership, personnel management, information and knowledge, relationship with clients, relationship with society, and results. The other model was for external factors, where the following variables were used: government support, geographic location and base of external knowledge. Cronbach’s Alpha was employed to estimate the coherence of the answers to the questionnaire applied to the entrepreneurs. The t Test, F Test and the Coefficient of Determination (R2) were used to assess the significance of the exogenous variables and the determination power of the model, at the level of 95% of statistical confidence. For the model of internal factors, the variables that influenced the capacity for innovation were information and knowledge, relationship with clients and with society, and results. The model of external factors identified the influence of geographic location and the base of external knowledge. It is concluded that the researched MSE of the sector of red pottery in the town of Prudentópolis determine their capacity of innovation in association with internal and external factors. Nonetheless, not all the factors were significant. In the case of internal factors, the ones that stood out significantly were: access to information and knowledge, the relationship with clients and society (the results factor was not significant). In the case of external factors, geographic location and external knowledge were determining. Therefore, it was observed that it is necessary to focus efforts to developed leadership between entrepreneurs and managers, to align the programs that promote their employees’ training, and to identify what kinds of support are provided by the government, aiming at upgrading their management practices and increasing investment on new learning and new technologies
La innovación es un componente esencial para la competitividad y la sustenibilidad de las organizaciones, no solo para las grandes empresas, sino también para las micro y pequeñas empresas. Porque cuando las pequeñas y microempresas establecen aspectos innovadores, fortalecen sus estrategias, presentan el conocimiento del mercado, crean actitudes de capacidad innovadoras, lo que les hace establecer la competitividad requerida en el mercado y, en consecuencia, fortalecen la región en la que operan. La capacidad de innovación identifica las circunstancias de expansión en los mercados, utiliza métodos más eficientes de los recursos existentes. Sin embargo, para que las empresas disfruten de las mejores prácticas, es de suma importancia que se conozcan los métodos de organización, la gestión empresarial, la relación entre la empresa y sus agentes externos e internos. Así, el objetivo general fue determinar los factores internos y externos relacionados con la capacidad de innovación de las Micro y Pequeñas Empresas (MPE) en el sector de la cerámica roja del municipio de Prudentópolis ubicado en la región Centro-Sur del Estado de Paraná, a la luz de La teoría de la visión basada en recursos (VBR). El estudio se desarrolló de manera descriptiva, con un enfoque cuantitativo que comprende una muestra de conveniencia de 46 empresas en el sector de la cerámica roja del municipio. Se propusieron dos modelos econométricos, uno especificando variables internas como liderazgo, gestión de personas, información y conocimiento, relaciones con los clientes, relación con la sociedad y resultados, y el otro para factores externos donde se utilizaron las variables: apoyo gubernamental , ubicación geográfica y base de conocimiento externo. El alfa de Cronbach se utilizó para estimar la coherencia de las respuestas al cuestionario aplicado a los empresarios. La prueba Tete t, F y el coeficiente de determinación (R2) se utilizaron para evaluar la importancia de las variables exógenas y el poder de determinar el modelo al 95% de fiabilidad estadística. Para el modelo de factores internos, las variables que influyeron en la capacidad de innovación fueron la información y el conocimiento, la relación con los clientes y con la sociedad y los resultados. El modelo de factores externos identificó la influencia de la ubicación geográfica y la base de conocimiento externo. Se concluye que las pymes del sector de la cerámica roja en el municipio de Prudentópolis encuestadas determinan su capacidad de innovación asociada a factores internos y externos. Sin embargo, no todos los factores demostraron ser significativos. En el caso de los factores internos, se destacaron significativamente los siguientes: acceso a la información y al conocimiento, su relación con los clientes y la sociedad (los resultados no fueron significativos). En el caso de factores externos, la ubicación geográfica y el conocimiento externo fueron decisivos. Por lo tanto, era necesario dirigir los esfuerzos para desarrollar el liderazgo entre empresarios y gerentes, una alineación en los programas que promueven la capacitación de sus empleados, para identificar las formas de apoyo proporcionadas por el gobierno, con el objetivo de mejorar y mejorar sus prácticas. Gestión y expansión de la inversión en nuevos aprendizajes y nuevas tecnologias.
Palavras-chave: Capacidade de inovação
Visão baseada em Recursos
Cerâmica Vermelha
Micro e Pequenas empresas
Capacity for innovation
Resource-Based View
Red Pottery
Micro and Small Enterprises
Capacidad de innovación
Visión Basada en Recursos
Cerámica roja
Micro y pequeñas empresas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)
Citação: Antoneli, Gislaine Maier. DETERMINANTES E RESULTADOS DA INOVAÇÃO EM EMPRESAS DE CERÂMICA VERMELHA DE PRUDENTÓPOLIS. 2021. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1398
Data de defesa: 13-Mai-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - GISLAINE MAIER ANTONELI.pdfGISLAINE MAIER ANTONELI1,29 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.