Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1396
Tipo do documento: Dissertação
Título: ECONOMIA COMPARTILHADA E OS MODELOS TRADICIONAIS DE HOSPEDAGEM E TRANSPORTE: um estudo das plataformas Airbnb e Uber em Curitiba Pr sob a perspectiva da Teoria dos Custos de Transação
Título(s) alternativo(s): ECONOMÍA COMPARTIDA Y LOS MODELOS TRADICIONALES DE ALOJAMIENTO Y TRANSPORTE: un estudio de las plataformas Airbnb y Uber en Curitiba Pr bajo la perspectiva de la Teoría de los Costos de Transacción
SHARING ECONOMY AND TRADITIONAL MODELS OF ACCOMMODATION AND TRANSPORT: a study of Airbnb and Uber platforms in Curitiba PR under perspective of Theory of Transaction Costs
Autor: Passarelli, Elenice 
Primeiro orientador: Castro, Marcos de
Primeiro coorientador: Lima, Luciano Ferreira de
Resumo: A economia compartilhada consiste num novo modelo de negócio facilitado pelo uso da tecnologia, no qual se enfatiza a reutilização de bens, produtos e serviços por meio das plataformas digitais que oferecem o compartilhamento, a troca, o aluguel, a doação e que possibilita a interação direta entre provedores e usuários sem a necessidade de intermediação. Dentre as plataformas se destacam Airbnb e Uber, objetos de estudo deste trabalho, que estão presentes no Brasil desde o ano de 2014. Neste cenário, os modelos tradicionais dos hotéis e táxis continuam a oferecer suas transações no mercado enquanto os novos negócios ganham espaço oferecendo transações inovadoras, o que remete a coexistência, termo utilizado para explicar a existência simultânea dos modelos tradicionais e das plataformas de economia compartilhada. Como base teórica para este estudo utilizou-se a Teoria dos Custos de Transação com ênfase nos pressupostos comportamentais e nos elementos de natureza do ativo. O objetivo geral consistiu em compreender os mecanismos que permitem a coexistência dos modelos tradicionais e de economia compartilhada, referente aos serviços de hospedagem e transporte de Curitiba Pr, sob a perspectiva da Teoria dos Custos de Transação. Quanto à metodologia de pesquisa se caracteriza com abordagem qualitativa e método estudo de casos múltiplos. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, dados secundários e observação não participante com uso de diário de campo, os dados obtidos foram analisados por meio da análise de conteúdo, análise documental e triangulação dos resultados. Os resultados apontaram 17 mecanismos: informações, tecnologia, ações oportunistas, impacto, regulamentação, ocupação, ociosidade, especificidades locais, físicas e de ativos humanos, segurança, reputação, avaliação, tributação, precificação, rentabilidade, economia local, tendências/expectativas, estratégias para os setores, estas são responsáveis por maiores ou menores custos nas transações e que se diferem ou se assemelham quando comparados entre os modelos tradicionais e plataformas digitais. As análises evidenciaram que a existência de custos de transação é determinante para que haja coexistência, se estes custos não existissem talvez não houvesse espaço para o surgimento dos novos negócios que envolvem as plataformas. Assim, na realidade estudada há pequena propensão à substituição, as transações apresentam características diferenciadas que possibilitam a permanência dos dois modelos em ambos os segmentos, no entanto, há necessidade de reinvenção por parte dos modelos tradicionais, que buscam por condições igualitárias especialmente relacionadas à regulamentação, pois afirmam se tratar de concorrência desleal. Desta forma, as estratégias de adaptação destes modelos envolvem investimentos tecnológicos, em estrutura e ativos humanos, enquanto as plataformas buscam lançar novos serviços e atingir outros segmentos. As contribuições práticas deste estudo estão relacionadas a compreensão das plataformas por parte dos gestores locais e identificação de estratégias que podem ser praticadas na busca de melhores condições de competição, para tal é elaborado um resumo executivo aos gestores das organizações participantes do estudo com a síntese das contribuições.
Abstract: La economía compartida consiste en un nuevo modelo de negocio facilitado por el uso de la tecnología, en el que se enfatiza la reutilización de bienes, productos y servicios a través de plataformas digitales que ofrecen intercambio, intercambio, alquiler, donación y que permite interacción directa entre proveedores y usuarios sin necesidad de intermediación. Entre las plataformas, destacan Airbnb y Uber, objetos de estudio de este trabajo, que han estado presentes en Brasil desde 2014. En este escenario, los modelos tradicionales de hoteles y taxis continúan ofreciendo sus transacciones en el mercado mientras que las nuevas empresas obtienen oferta de espacio. transacciones innovadoras, que se refiere a la convivencia, un término utilizado para explicar la existencia simultánea de modelos tradicionales y plataformas de economía compartida. Como base teórica para este estudio, se utilizó la Teoría de los costos de transacción con énfasis en los supuestos de comportamiento y la naturaleza del activo. El objetivo general fue comprender los mecanismos que permiten la coexistencia de modelos de economía tradicional y compartida, referidos a los servicios de alojamiento y transporte en Curitiba PR, desde la perspectiva de la Teoría de Costos de Transacción. En cuanto a la metodología de investigación, se caracteriza por un enfoque cualitativo y un método de estudio de caso múltiple. La recopilación de datos se realizó mediante entrevistas semiestructuradas, datos secundarios y observación no participante utilizando un diario de campo. Los datos obtenidos se analizaron mediante análisis de contenido, análisis de documentos y triangulación de resultados. Los resultados mostraron 17 mecanismos: información, tecnología, acciones oportunistas, impacto, regulación, ocupación, ociosidad, especificidades locales, activos físicos y humanos, seguridad, reputación, evaluación, impuestos, precios, rentabilidad, economía local, tendencias / expectativas, estrategias. para los sectores, son responsables de costos de transacción más altos o bajos y difieren o se parecen entre sí en comparación con los modelos tradicionales y las plataformas digitales. Los análisis mostraron que la existencia de costos de transacción es crucial para la coexistencia, si estos costos no existieran, podría no haber espacio para la aparición de nuevos negocios que involucren las plataformas. Por lo tanto, en la realidad estudiada hay poca propensión a la sustitución, las transacciones tienen características diferentes que permiten que los dos modelos permanezcan en ambos segmentos, sin embargo, existe la necesidad de reinvención por parte de los modelos tradicionales, que buscan condiciones iguales especialmente relacionadas con la regulación, ya que afirman ser competencia desleal. Por lo tanto, las estrategias de adaptación de estos modelos implican inversiones tecnológicas, en estructura y activos humanos, mientras que las plataformas buscan lanzar nuevos servicios y llegar a otros prácticas de este estudio están relacionadas con la comprensión de las plataformas por parte de los gerentes locales y la identificación de estrategias que se pueden practicar en la búsqueda de mejores condiciones de competencia, para este propósito se prepara un resumen ejecutivo para los gerentes de las organizaciones que participan en el estudio con la síntesis de contribuciones.
The sharing economy is a new business model facilitated by technology, in which, reuse of goods, products and services is emphasized through digital platforms that offer sharing, exchange, rent, donation and which enables direct interaction between providers and users without the need for intermediation. Among the platforms, Airbnb and Uber stand out, objects of study of this work, which have been present in Brazil, since 2014. In this way, traditional models of hotels and cabs continue to offer their transactions in the market while new businesses gain space offering innovative transactions, which refers to coexistence, a term used to explain simultaneous existence of traditional models and sharing economy platforms. As a theoretical basis for this study, the Transaction Costs Theory was used with an emphasis on behavioral assumptions and the nature of the asset. The main objective was to understand the mechanisms that allow the coexistence of traditional and sharing economy models, referring to accommodation and transportation services in Curitiba PR, from the perspective of the Transaction Costs Theory. Considering research methodology, it is characterized by a qualitative approach and a multiple case study method. Data collection occurred through semi-structured interviews, secondary data and non-participant observation using a field diary. Data obtained were analyzed through content analysis, document analysis and results triangulation The results showed 17 mechanisms: information, technology, opportunistic actions, impact, regulation, occupation, idleness, local specificities, physical and human assets, security, reputation, evaluation, taxation, pricing, profitability, local economy, trends / expectations, strategies for the sectors, they are responsible for higher or lower transaction costs and they differ or resemble each other when compared between traditional models and digital platforms. The analyzes showed that existence of transaction costs is crucial for coexistence, if these costs did not exist, there might not be room for the emergence of new businesses involving platforms. Thus, in the reality studied there is little propensity for substitution, transactions have different characteristics that allow the two models to remain in both segments, however, there is a need for reinvention on part of traditional models, which seek equal conditions especially related to regulation , as they claim to be unfair competition.Adaptation of these model strategies involve technological investments, in structure and human assets, while the platforms seek to launch new services and reach other segments. Practical contributions of this study are related to understanding of the platforms by local managers and identification of strategies that can be practiced in search for better conditions of competition and for this purpose, an executive summary was prepared for managers of the organizations participating in the study with the synthesis of contributions.
Palavras-chave: custos de transação
economia compartilhada
Airbnb
Uber
modelos tradicionais
costos de transacción
economía compartida
Airbnb
Uber
modelos tradicionales
transaction costs
sharing economy
Airbnb
Uber
traditional models
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)
Citação: Passarelli, Elenice. ECONOMIA COMPARTILHADA E OS MODELOS TRADICIONAIS DE HOSPEDAGEM E TRANSPORTE: um estudo das plataformas Airbnb e Uber em Curitiba Pr sob a perspectiva da Teoria dos Custos de Transação. 2020. 176 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1396
Data de defesa: 26-Mai-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ELENICE PASSARELLI.pdfELENICE PASSARELLI1,79 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.