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Tipo do documento: Dissertação
Título: ASPECTOS TÉCNICOS E CUSTOS NA DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE ESTRADAS EM PLANTIOS FLORESTAIS
Autor: Faria, Felipe Nascimento de 
Primeiro orientador: Lopes, Eduardo da Silva
Primeiro coorientador: Sampietro, Jean Alberto
Resumo: A densidade de estradas florestais inadequadas ocasiona aumento nos custos de produção, perda de área de plantio e impactos ambientais, e a análise da densidade ótima de estradas considerando o relevo, gênero cultivado, capacidade de estocagem e número de máquinas pode suportar esta adequação. O objetivo geral do trabalho foi determinar a densidade atual (DE), ótima (DOE) e operacional (DOP) de estradas florestais em diferentes condições de declividade do terreno e gênero do povoamento para o sistema de colheita de árvores inteiras (full tree). O método aplicado foi o indireto, através da minimização do custo total, que contemplou o somatório dos custos de construção (CC) e manutenção de estradas (CM), extração da madeira (Cext), mitigação de impactos de estradas (CIE) e perda de área de plantio (CPA). Foi estabelecida a restrição de capacidade máxima de estocagem de madeira (CME) nas áreas, esta foi analisada a partir da taxa de utilização das estradas florestais (TE) e a capacidade de estocagem teórica (CET). Na definição da DOP considerou-se o número de máquinas necessárias para atender a demanda de produção anual nas diferentes condições de relevo, adicionado o custo de aumento de frota de máquinas no custo total. Os resultados mostraram que as áreas declivosas apresentarem os maiores custos de construção de estradas e extração da madeira e o custo de perda de área de plantio foi maior nas áreas planas. Todos os cenários na DOE apresentaram a CME menor que o volume total de produção previsto, enquanto na DOP todas as áreas apresentaram uma CME maior que o volume previsto de produção, exceto as áreas declivosas de eucalipto. De forma geral, a DE, DOE e DOP foram maiores nas áreas mais declivosas e a DOE e DOP foram menores que a DE em todos os cenários, exceto as áreas declivosas de eucalipto. Nas áreas planas de eucalipto, a DE foi de 85 m ha-1 , a DOE de 38 m ha-1 e a DOP de 74 m ha-1 . Nas áreas declivosas de eucalipto a DE foi de 102 m ha-1 , a DOE 44 m ha-1 e a DOP de 123 m ha-1 . Nas áreas planas de pinus DE foi de 126 m ha-1 , a DOE de 53 m ha-1 e a DOP de 92 m ha-1 . Nas áreas declivosas de pinus DE foi de 180 m ha-1 , a DOE de 65 m ha-1 e a DOP de 123 m ha-1 . O planejamento de estradas florestais deve considerar as características de relevo e gênero do povoamento, pois ambos impactam na densidade de estradas, assim como a CME e a DOP, que adequam o planejamento as condições e situações locais e possibilitam verificar a viabilidade de implantação da DOE e o potencial real de ganhos nos custos operacionais.
Abstract: The road density inadequate cause increased production costs, loss of planting area and environmental impacts e the analysis of optimal road density considering terrain conditions, forest gender, timber storage capacity and number of machine can support this. The general object of this study was to determine current road density, optimal road density and operational density in different terrain conditions and forest gender to full tree harvester system. The method applied was the indirect, throught the minimization of total costs, which contemplated the sum of road construction cost, road maintenance cost, skidding cost, loss of planting area cost and impact cost of road. It was create a restriction of timber storage capacity (CME), and was analyzed from the forest road fee utilization and theoretical stock capacity. At the definition of DOP, was considered the number of machines to attend annual production demand in different terrain conditions, added cost of increasing machines in total cost. The results showed that the slopping areas have the highest cost of timber skidding and road construction and the cost of loss of planting area were higher in flats areas. All scenarios in the DOE the CME was less than the estimate volume of production, while in DOP, in all scenarios, the CME was bigger then, except as sloping eucalyptus areas. In general, DE, DOE and DOP were higher in the most sloping areas and DOE and DOP were higher than DE in all scenarios, except sloping eucalyptus areas. In the flat areas of eucalyptus the current road density was 85 m ha-1 , the DOE of 38 m ha-1 and the DOP of 74 m ha-1 . In the flat areas of eucalyptus the DE was of 102 m ha-1 , the DOE 44 m ha-1 and the DOP of 123 m ha-1 . In the flat areas of pine DE was of 126 m ha-1 , the DOE of 53 m ha1 and the DOP of 92 m ha-1 . In the sloping areas of pine DE was of 180 m ha-1 , the DOE of 65 m ha-1 and the DOP of 123 m ha-1 . The road planning must considered terrain conditions and forest gender, because both impact the road density, as the CME and DOP, that adapt the planning to local conditions and situations and make it possible to verify the feasibility of implementing the DOE and the real potential for gains in operating costs.
Palavras-chave: Densidade de estradas
capacidade máxima de estoque
declividade
Road density
timber storage capacity
slope
Área(s) do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::MANEJO FLORESTAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Florestais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (Mestrado)
Citação: Faria, Felipe Nascimento de. ASPECTOS TÉCNICOS E CUSTOS NA DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE ESTRADAS EM PLANTIOS FLORESTAIS. 2020. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1308
Data de defesa: 25-Set-2020
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