Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1287
Tipo do documento: Dissertação
Título: CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA LOCAL PRESENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Autor: Czarnieski , Helen Karine 
Primeiro orientador: Germinari , Geyso Dongley
Resumo: A investigação tem como âmago a história local do município de Guarapuava e o seu ensino. Buscou compreender as concepções de história local na disciplina História presentes no ensino fundamental I do município de Guarapuava – PR. Nessa direção, analisou o currículo municipal, as ideias dos professores e os manuais didáticos utilizados nas escolas. O estudo se desenvolveu no campo da Educação Histórica, para a qual Peter Lee concebe o conceito de ideias históricas substantivas e ideias de segunda ordem, instrumental que permitiria a compreensão que os professores têm de História, recorrendo também ao teórico Jörn Rüsen, cuja obra reflete sobre a consciência histórica. A partir dessa fundamentação foi feita opção por uma metodologia qualitativa, com a qual foi possível privilegiar aplicação de questionários exploratórios sobre o campo investigativo, posteriormente, entrevistas com professores se referindo ao estudo principal. Ressalto que na pesquisa empírica, por meio dos questionários exploratórios foi possível identificar várias fontes utilizadas pelos professores, entre elas, a mais mencionada são os manuais didáticos. Em vista disso, eles também foram analisados posteriormente. A dissertação foi desenvolvida na linha "Espaços de Prática e Relações de Poder", do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro/PR.
Abstract: The research has at its core the local history of Guarapuava municipality and its teaching. It sought to understand the conceptions of local history in the history subject present in elementary school I of Guarapuava - PR. In this sense, it analyzed the municipal curriculum, the teachers' ideas and the textbooks used in schools. The study was developed in the field of Historical Education, for which Peter Lee conceives the concept of substantive historical ideas and second-order ideas, a tool that would allow to evaluate teachers’ understanding of history, also resorting to theorist Jörn Rüsen, whose work reflects about historical consciousness. From this reasoning, a qualitative methodology was chosen, through which it was possible to privilege the application of exploratory survey about the investigative field, and later interviews with teachers referring to the main study. I emphasize that in the empirical research, through the exploratory survey it was possible to identify several sources used by teachers, among them, the most mentioned are the textbooks. Therefore, they were also analyzed later. The thesis was developed in the research field "Spaces of Practice and Power Relations", of the Postgraduate Program in History, of Centro Oeste State University - Unicentro / PR.
Palavras-chave: História Local
Consciência Histórica
Educação Histórica
Local History
Historical consciousness
Historical Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado)
Citação: Czarnieski, Helen Karine. CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA LOCAL PRESENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA. 2019. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1287
Data de defesa: 30-Jul-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELEN KARINE CZARNIESKI.pdfHELEN KARINE CZARNIESK3,24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.