???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRachelle, Felipe Raul-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961888731423782por
dc.contributor.advisor1Olinto, Beatriz Anselmo-
dc.contributor.advisor-co1Souza, Vanderlei Sebastião de-
dc.date.accessioned2020-02-27T19:36:45Z-
dc.date.issued2019-09-13-
dc.identifier.citationRachelle, Felipe Raul. O ASILO E A LOUCURA COMO REPRESENTAÇÕES EM BATMAN: ASILO ARKHAM E O SÉRIO MUNDO DE GRANT MORRISON. 2019.109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1284-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em analisar o romance gráfico “Asilo Arkham – Uma séria casa em um sério mundo” de Grant Morrison, lançado em 1989 pela editora DC Comics nos Estados Unidos. A obra se tornou uma referência no universo dos quadrinhos, ao trabalhar com temáticas como loucura, enclausuramento e dialogar com diversos elementos da arte clássica. A proposta aqui é de pensar no quadrinho enquanto fonte, um produto de um determinado período histórico dialogando com essa temporalidade, trabalhando seus aspectos técnicos, a construção dos quadrinhos enquanto um movimento e sua história, e a relevância dos autores nesses processos, pensando também no autor da obra, Grant Morrison, de maneira mais específica e em como ele constrói seu trabalho visando marcar sua obra no campo artístico e intelectual. Para além disso, este trabalho também dialoga com a materialidade da obra, fazendo uma análise dela e de seus recursos estilísticos e estéticos, e também com a temporalidade na qual o quadrinho foi produzido e com a qual ele dialoga diretamente, pensando na desinstitucionalização da loucura, no avanço dos debates sobre a psiquiatria e a antipsiquiatria, e em como a loucura se tornou cada vez mais uma dobra do discurso da racionalidade moderna, pensando em como a composição dos personagens reflete o debate sobre a loucura, e de como o autor aponta que ela se encontra num mesmo eixo que a razão, questionando a dualidade até então estabelecida.por
dc.description.abstractThis paper consists of analyzing Grant Morrison's graphic novel "Arkham Asylum - A Serious Home in a Serious Earth", released in 1989 by DC Comics in the United States. The work became a reference in the universe of comics, working with themes such as madness, enclosure and dialogue with several elements of classical art. The proposal here is to think the comic as a source, a product of a certain historical period dialoguing with this temporality, working with his technical aspects, the construction of comics as a movement and its history, and the relevance of the authors in these processes, also thinking about the author of the work, Grant Morrison, more specifically, and how he builds his work in order to mark the comic in the artistic and intellectual field. Moreover, this work also dialogues with the materiality of the comic, making an analysis of it and its stylistic and aesthetic resources, and also with the temporality in which the comic was produced and with which it directly dialogues, thinking about the deinstitutionalization of madness, the advancement of debates on psychiatry and antipsychiatry, and how madness has become each once again a fold of the discourse of modern rationality, thinking about how the composition of the characters reflects the debate about madness, and how the author points out that madness is on the same axis as reason, questioning the duality hitherto established.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2020-02-27T19:36:45Z No. of bitstreams: 1 FELIPE RAUL RACHELLE.pdf: 2917770 bytes, checksum: c96b29c83bf5ddcfdd891f60e98c4677 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-27T19:36:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FELIPE RAUL RACHELLE.pdf: 2917770 bytes, checksum: c96b29c83bf5ddcfdd891f60e98c4677 (MD5) Previous issue date: 2019-09-13eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4344/FELIPE%20RAUL%20RACHELLE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGrant Morrisonpor
dc.subjectAsilopor
dc.subjectLoucurapor
dc.subjectHistória da Artepor
dc.subjectHistória em Quadrinhospor
dc.subjectGrant Morrison;eng
dc.subjectAsylumeng
dc.subjectMadnesspor
dc.subjectArt historypor
dc.subjectComicpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleO ASILO E A LOUCURA COMO REPRESENTAÇÕES EM BATMAN: ASILO ARKHAM E O SÉRIO MUNDO DE GRANT MORRISONpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE RAUL RACHELLE.pdfFELIPE RAUL RACHELLE2,85 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.