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Tipo do documento: Dissertação
Título: MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: AÇÕES E INTERAÇÕES
Título(s) alternativo(s): Mathematical Modelling in the teaching and learning process of Mathematics in Elementary School: actions and interactions
Autor: Komar, Marcelo Fabricio Chociai 
Primeiro orientador: Burak, Dionisio
Resumo: O presente trabalho apresenta aspectos da Modelagem Matemática na Educação Matemática, capazes de constituir-se em alternativa para os processos de ensino e aprendizagem da Matemática no âmbito do Ensino Fundamental da Educação Básica. O foco da nossa investigação centrou-se na seguinte questão: Que elementos da Modelagem Matemática, na concepção da Educação Matemática, se constituem nos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental? O objetivo geral consiste em estabelecer a Modelagem como uma metodologia de ensino e aprendizagem da Matemática, a partir da análise dos elementos proporcionados pelas ações e interações dos estudantes e professor, no desenvolvimento de atividades de Modelagem. A partir do objetivo geral delimitamos os objetivos específicos: identificar e analisar aspectos pedagógicos, psicológicos e comportamentais percebidos nos estudantes quando envolvidos nas atividades de Modelagem Matemática. Também observar em que medida a atitude do professor favorece aprendizagem envolvendo a Modelagem Matemática. Para cumprimento da questão e objetivos esta investigação é concebida na perspectiva qualitativa/interpretativa, com delineamento na perspectiva de Lüdke e André (1986). O tratamento dos dados segue a perspectiva de Bogdan e Biklen (1994). Buscamos nesse delineamento compreender, a partir dos dados coletados, sob o ponto de vista docente, a possibilidade de o professor pesquisar o processo do ensino, e sob a ótica dos estudantes, ações e procedimentos capazes de favorecer a aprendizagem dos conteúdos matemáticos e aprendizagens de outros campos do conhecimento, uma vez que podem indicar caminhos e estratégias e, sugerir questionamentos que beneficiam ao estudante assumir um papel ativo na construção de seu conhecimento, antes tratado de maneira cartesiana e tradicional. Os resultados desta pesquisa apontam que a Modelagem Matemática, na perspectiva assumida oportuniza a capacidade de desenvolvimento da autonomia decorrentes da ação de pensar, refletir, buscar dados, levantar e encontrar solução para os problemas proporcionados pela coleta de dados, em relação ao tema escolhido. A interação entre os participantes, professores e estudantes, revelou-se como um elemento potencializador do desenvolvimento das atividades e de aprendizagens, tanto do conteúdo matemático como de outros aspectos não matemáticos que se relacionam ao desenvolvimento de um tema, proporcionando o desenvolvimento de ações que favorecem o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes.
Abstract: The present work presents aspects of Mathematical Modelling in Mathematics Education, capable of being an alternative to the teaching and learning processes of Mathematics in the scope of Basic Education of Basic Education. The focus of our research focused on the following question: What elements of Mathematical Modelling, in the conception of Mathematics Education, are constituted in the teaching and learning processes of Elementary School students? The general objective is to establish Modelling as a teaching and learning methodology of Mathematics, based on the analysis of the elements provided by the actions and interactions of the students and teacher, in the development of Modelling activities. From the general objective we delimit the specific objectives: to identify and to analyze pedagogical, psychological and behavioral aspects perceived in the students when involved in the activities of Mathematical Modelling. Also observe to what extent the teacher's attitude favors learning involving Mathematical Modelling. For the fulfillment of the question and objectives this research is conceived in the qualitative/interpretive perspective, with a design from the perspective of Lüdke and André (1986). The treatment of the data follows the perspective of Bogdan and Biklen (1994). In this outline we intend to understand, from the collected data, from the point of view of the teacher, the possibility of the teacher researching the teaching process, and from the perspective of the students, actions and procedures able to favor the learning of the mathematical contents and learning of other fields of knowledge, since they may indicate ways and strategies and suggest questions that benefit the student to take an active role in the construction of their knowledge, previously treated in a Cartesian and traditional way. The results of this research point out that Mathematical Modelling, from the perspective assumed, allows for the capacity to develop autonomy resulting from the action of thinking, reflecting, searching for data, raising and finding solutions to the problems provided by data collection, in relation to the chosen theme. The interaction between the participants, teachers and students, has proved to be a potentiating element in the development of activities and learning, both in mathematical content and in other non-mathematical aspects related to the development of a theme, providing the development of actions that critical and reflective thinking of students.
Palavras-chave: Educação Básica
Ensino e aprendizagem
Modelagem Matemática
Basic Education
Teaching and learning
Mathematical Modelling
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Komar, Marcelo Fabricio Chociai. MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: AÇÕES E INTERAÇÕES. 2017. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1279
Data de defesa: 28-Nov-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática



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