Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1278
Tipo do documento: Dissertação
Título: O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Título(s) alternativo(s): THE FUNCTION OF THE EXPERIMENTATION IN TEACHING SCIENCE AND ITS CONTRIBUTION TO SIGNIFICANT LEARNING
Autor: Guimarães, Evandro Vilmar 
Primeiro orientador: Rebeca, Rosilene
Resumo: Este trabalho relata a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino do conceito de Fotossíntese em duas turmas de 6º ano de uma escola pública estadual na cidade de Cantagalo (PR), em 2016. Esta Unidade de Ensino foi elaborada com base nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: as atividades realizadas pelos estudantes, aplicação do pré e pós teste em duas turmas de 6º ano utilizando simuladores. Para a análise dos dados, adotou-se um enfoque qualitativo, em que foi utilizada a escala semi-qualitativa e os números referem-se ao somatório das “cruzes” obtidas da escala Likert. O referencial metodológico adotado neste trabalho foi a abordagem qualitativa, e os resultados descritos foram de natureza exploratória e interpretativa. As análises das atividades e do questionário de avaliação de aprendizagem mostraram um processo crescente de aquisição de conhecimentos por parte dos experimentos trabalhados pelos alunos na Unidade de Ensino. Os resultados obtidos no pós teste de avaliação dos recursos instrucionais indicaram que o uso dos experimentos, vídeos e simulações computacionais contribuíram para despertar o interesse dos estudantes para o conteúdo abordado na Unidade de Ensino. Dessa forma, os resultados demonstraram que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa elaborada com base nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa para introduzir os conceitos de fotossíntese contribuiu para criar um ambiente motivador e estimulante ao aluno. Os conceitos trabalhados na Unidade de Ensino possibilitou que os alunos ampliassem seus conhecimentos prévios de forma dinâmica, sem comprometer a consistência dos fenômenos científicos em meio aos instrumentos pedagógicos.
Abstract: This work relates the application of a Unit of Teaching Potentially Significant for the teaching of the concept of Photosynthesis in two 6º-year classes of a state public school in the city of Cantagalo (PR), in 2016. This Teaching Unit was elaborated with base in the presuppositions of Significant Learning Theory. The instruments used to collect data were: the activities performed by the students, application of pre and post-test in two 6ºyear classes using simulators. For the analysis of the data, was adopted a qualitative in which the semi-qualitative scale was used and the numbers refer to the addition of the "crosses" obtained from the Likert scale. The methodological referential adopted in this study, was the qualitative approach, and the most recent exploratory and interpretative results. The analysis of the activities and the evaluation questionnaire of learning showed an increasing process of acquisition of knowledge by the students worked in the Teaching Unit. The results obtained in the post-test of evaluation of instructional resources indicated that the use of experiments, videos and computer simulations contributed to arouse the interest students for content approached in the Teaching Unit. In this way, the results demonstrated that the Unit of Teaching Potentially Significant elaborated with base on the presuppositions of the Significant Learning Theory to introduce the concepts of photosynthesis contributed to create a motivating and stimulating environment for the student. The concepts worked in the Teaching Unit allowed students to expand their previous knowledge dynamically, without compromising the consistency of scientific phenomena in between the pedagogical instruments.
Palavras-chave: Conceito de fotossíntese
Demonstrações experimentais sequenciadas
Tecnologia de informação e comunicação
Concept of Photosynthesis
Sequenced experimental demonstrations
Information and Communication Technology
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Guimarães, Evandro Vilmar. O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2017. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1278
Data de defesa: 2-Out-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO EVANDRO VILMAR GUIMARÃES.pdfDISSERTAÇÃO EVANDRO VILMAR GUIMARÃES2,26 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional EVANDRO VILMAR GUIMARÃES.pdfProduto Educacional EVANDRO VILMAR GUIMARÃES1,97 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.