Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibas, Marcia Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6725181688579270por
dc.contributor.advisor1Martins, Marcio Andre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8511315462453934por
dc.date.accessioned2019-12-19T11:20:35Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.citationRibas, Marcia Cristina. A MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ESTUDANTES SURDOS. 2019. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1255-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta a Modelagem Matemática como uma proposta metodológica que visa contribuir com o ensino e aprendizagem de estudantes surdos, inseridos na escola regular. Neste sentido, propõe-se analisar as potencialidades da Modelagem Matemática na Educação Matemática com base em uma pesquisa qualitativa e interpretativa. O estudo foi realizado em um colégio da rede pública de ensino do Estado do Paraná, o qual oferece o atendimento especializado aos estudantes surdos na Sala de Recursos Multifuncional – Surdez. Participaram da pesquisa duas estudantes surdas e com baixa visão, matriculadas no Ensino Médio e que eram atendidas em contraturno, com acompanhamento de uma intérprete de Libras e de uma professora surda. Durante 10 encontros presenciais de aproximadamente 3 horas, foram realizadas as etapas da Modelagem Matemática, segundo a concepção de Burak (1992; 2004; 2010), a partir de um tema escolhido pelas estudantes. Com as informações coletadas durante o processo, foram identificadas potencialidades em relação ao ensino e à aprendizagem, e ao desenvolvimento, destacando a autonomia, o protagonismo e a motivação, a exploração visual, a criatividade, e também o ensino e aprendizagem por meio da Modelagem Matemática. Estas possibilitaram reflexões acerca da experiência pedagógica vivenciada, no que se refere à viabilidade e aos benefícios da Modelagem Matemática na educação de surdos, destacando-se como promissora.por
dc.description.abstractThis research presents the Mathematical Modeling as a methodological proposal that aims to contribute to the teaching and learning of deaf students, inserted in the regular school. In this sense, we propose to analyze the potential of Mathematical Modeling in Mathematical Education based on a qualitative and interpretative research. The study was conducted in a public school in the state of Paraná, which offers specialized care to deaf students in the Multifunctional Resource Room - Deafness. Two deaf and low vision students enrolled in high school who were attended during the night, accompanied by an interpreter of Libras and a deaf teacher, participated in the research. During 10 face-to-face meetings of approximately 3 hours, the stages of Mathematical Modeling were performed, according to the conception of Burak (1992; 2004; 2010), based on a theme chosen by the students. With the information collected during the process, potentialities were identified in relation to teaching and learning and development, highlighting autonomy, protagonism and motivation, visual exploration, creativity, as well as teaching and learning through modeling. Mathematics. These allowed reflections on the pedagogical experience experienced, as to the feasibility and benefits of Mathematical Modeling in the education of the deaf, standing out as promising.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-12-19T11:20:35Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Márcia Ribas.pdf: 2014952 bytes, checksum: cddf3062a20ef492cdad2cd50bab8e98 (MD5) Produto educacional - Márcia Ribas.pdf: 1041719 bytes, checksum: b9e8948239163a9a75ecff600f0e68f1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-19T11:20:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Márcia Ribas.pdf: 2014952 bytes, checksum: cddf3062a20ef492cdad2cd50bab8e98 (MD5) Produto educacional - Márcia Ribas.pdf: 1041719 bytes, checksum: b9e8948239163a9a75ecff600f0e68f1 (MD5) Previous issue date: 2019-06-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4614/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20M%c3%a1rcia%20Ribas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4616/Produto%20educacional%20-%20M%c3%a1rcia%20Ribas.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectDeafeng
dc.subjectMathematical Modelingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleA MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ESTUDANTES SURDOSpor
dc.title.alternativeThe modeling in Mathematical Education in Specialized Educational Care with Deaf Studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Márcia Ribas.pdfDissertação - Márcia Ribas1,97 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto educacional - Márcia Ribas.pdfProduto educacional - Márcia Ribas1,02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.