Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1255
Tipo do documento: Dissertação
Título: A MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ESTUDANTES SURDOS
Título(s) alternativo(s): The modeling in Mathematical Education in Specialized Educational Care with Deaf Students
Autor: Ribas, Marcia Cristina 
Primeiro orientador: Martins, Marcio Andre
Resumo: Esta pesquisa apresenta a Modelagem Matemática como uma proposta metodológica que visa contribuir com o ensino e aprendizagem de estudantes surdos, inseridos na escola regular. Neste sentido, propõe-se analisar as potencialidades da Modelagem Matemática na Educação Matemática com base em uma pesquisa qualitativa e interpretativa. O estudo foi realizado em um colégio da rede pública de ensino do Estado do Paraná, o qual oferece o atendimento especializado aos estudantes surdos na Sala de Recursos Multifuncional – Surdez. Participaram da pesquisa duas estudantes surdas e com baixa visão, matriculadas no Ensino Médio e que eram atendidas em contraturno, com acompanhamento de uma intérprete de Libras e de uma professora surda. Durante 10 encontros presenciais de aproximadamente 3 horas, foram realizadas as etapas da Modelagem Matemática, segundo a concepção de Burak (1992; 2004; 2010), a partir de um tema escolhido pelas estudantes. Com as informações coletadas durante o processo, foram identificadas potencialidades em relação ao ensino e à aprendizagem, e ao desenvolvimento, destacando a autonomia, o protagonismo e a motivação, a exploração visual, a criatividade, e também o ensino e aprendizagem por meio da Modelagem Matemática. Estas possibilitaram reflexões acerca da experiência pedagógica vivenciada, no que se refere à viabilidade e aos benefícios da Modelagem Matemática na educação de surdos, destacando-se como promissora.
Abstract: This research presents the Mathematical Modeling as a methodological proposal that aims to contribute to the teaching and learning of deaf students, inserted in the regular school. In this sense, we propose to analyze the potential of Mathematical Modeling in Mathematical Education based on a qualitative and interpretative research. The study was conducted in a public school in the state of Paraná, which offers specialized care to deaf students in the Multifunctional Resource Room - Deafness. Two deaf and low vision students enrolled in high school who were attended during the night, accompanied by an interpreter of Libras and a deaf teacher, participated in the research. During 10 face-to-face meetings of approximately 3 hours, the stages of Mathematical Modeling were performed, according to the conception of Burak (1992; 2004; 2010), based on a theme chosen by the students. With the information collected during the process, potentialities were identified in relation to teaching and learning and development, highlighting autonomy, protagonism and motivation, visual exploration, creativity, as well as teaching and learning through modeling. Mathematics. These allowed reflections on the pedagogical experience experienced, as to the feasibility and benefits of Mathematical Modeling in the education of the deaf, standing out as promising.
Palavras-chave: Educação Matemática
Surdos
Modelagem Matemática
Mathematics Education
Deaf
Mathematical Modeling
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Ribas, Marcia Cristina. A MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ESTUDANTES SURDOS. 2019. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1255
Data de defesa: 26-Jun-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Márcia Ribas.pdfDissertação - Márcia Ribas1,97 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto educacional - Márcia Ribas.pdfProduto educacional - Márcia Ribas1,02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.