???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1255
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ESTUDANTES SURDOS |
Título(s) alternativo(s): | The modeling in Mathematical Education in Specialized Educational Care with Deaf Students |
Autor: | Ribas, Marcia Cristina ![]() |
Primeiro orientador: | Martins, Marcio Andre |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta a Modelagem Matemática como uma proposta metodológica que visa contribuir com o ensino e aprendizagem de estudantes surdos, inseridos na escola regular. Neste sentido, propõe-se analisar as potencialidades da Modelagem Matemática na Educação Matemática com base em uma pesquisa qualitativa e interpretativa. O estudo foi realizado em um colégio da rede pública de ensino do Estado do Paraná, o qual oferece o atendimento especializado aos estudantes surdos na Sala de Recursos Multifuncional – Surdez. Participaram da pesquisa duas estudantes surdas e com baixa visão, matriculadas no Ensino Médio e que eram atendidas em contraturno, com acompanhamento de uma intérprete de Libras e de uma professora surda. Durante 10 encontros presenciais de aproximadamente 3 horas, foram realizadas as etapas da Modelagem Matemática, segundo a concepção de Burak (1992; 2004; 2010), a partir de um tema escolhido pelas estudantes. Com as informações coletadas durante o processo, foram identificadas potencialidades em relação ao ensino e à aprendizagem, e ao desenvolvimento, destacando a autonomia, o protagonismo e a motivação, a exploração visual, a criatividade, e também o ensino e aprendizagem por meio da Modelagem Matemática. Estas possibilitaram reflexões acerca da experiência pedagógica vivenciada, no que se refere à viabilidade e aos benefícios da Modelagem Matemática na educação de surdos, destacando-se como promissora. |
Abstract: | This research presents the Mathematical Modeling as a methodological proposal that aims to contribute to the teaching and learning of deaf students, inserted in the regular school. In this sense, we propose to analyze the potential of Mathematical Modeling in Mathematical Education based on a qualitative and interpretative research. The study was conducted in a public school in the state of Paraná, which offers specialized care to deaf students in the Multifunctional Resource Room - Deafness. Two deaf and low vision students enrolled in high school who were attended during the night, accompanied by an interpreter of Libras and a deaf teacher, participated in the research. During 10 face-to-face meetings of approximately 3 hours, the stages of Mathematical Modeling were performed, according to the conception of Burak (1992; 2004; 2010), based on a theme chosen by the students. With the information collected during the process, potentialities were identified in relation to teaching and learning and development, highlighting autonomy, protagonism and motivation, visual exploration, creativity, as well as teaching and learning through modeling. Mathematics. These allowed reflections on the pedagogical experience experienced, as to the feasibility and benefits of Mathematical Modeling in the education of the deaf, standing out as promising. |
Palavras-chave: | Educação Matemática Surdos Modelagem Matemática Mathematics Education Deaf Mathematical Modeling |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Ribas, Marcia Cristina. A MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ESTUDANTES SURDOS. 2019. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1255 |
Data de defesa: | 26-Jun-2019 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Márcia Ribas.pdf | Dissertação - Márcia Ribas | 1,97 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Produto educacional - Márcia Ribas.pdf | Produto educacional - Márcia Ribas | 1,02 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.