Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1254
Tipo do documento: Dissertação
Título: O RACIOCÍNIO DE PROPORCIONALIDADE SOB A LUZ DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESTUDANTES DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título(s) alternativo(s): The proportionality reasoning in light of the Problems Solving with students from seventh year from Elementary School
Autor: Matulle, Luciano 
Primeiro orientador: Martins, Marcio Andre
Resumo: Este estudo buscou contribuir com a solução de um dos problemas identificados durante a Educação Básica, na disciplina de Matemática: o Ensino de Proporcionalidade. Neste sentido, considerou-se como questão norteadora: com base na Teoria dos Campos Conceituais, que potencialidades são percebidas duma metodologia de ensino baseada na Resolução de Problemas para o desenvolvimento do raciocínio de proporcionalidade? A investigação foi caracterizada como uma Pesquisa-Ação prática, em que se buscou paralelamente com a pesquisa, realizar uma ação visando à solução de um problema de aprendizagem. O desenvolvimento ocorreu por meio de observação participante e intervenção pedagógica, em uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental II, de um colégio público do interior do município de Pinhão, Paraná - PR. Considerou-se como metodologia de ensino a Resolução de Problemas, conforme a concepção de ensinar via resolução de problemas. Nesta concepção, os problemas são propostos aos estudantes antes que lhe seja apresentado formalmente o conteúdo matemático. Em consonância com a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, foi possível identificar as principais dificuldades apresentadas pelos estudantes na resolução dos problemas e apontar os caminhos e procedimentos a serem seguidos pelo professor para que os estudantes aprendam sobre proporcionalidade. Destacamse contribuições da RP em relação à mudança de atitudes dos estudantes, no envolvimento em sala de aula, na criação e diversificação de estratégias de solução, nas reflexões sobre as resoluções dos problemas e na elaboração do raciocínio de proporcionalidade.
Abstract: These studies aimed contribute with the solution of one of the problems identified during the Basic Education, in the subject of Mathematic: The Proportionality Teaching. In this way, was considered how a guide question: with base on Theory of Conceptual Fields, which potentially are noticed in a teaching methodology based on Problems Resolution, on the development of proportionality? The investigation was featured as a practice research-action, seeking in parallel with the research; make an action aim the solution of a learning problem. The development occurred through participating observation and pedagogical intervention, in a class of seventh year of an Elementary school, in a public school in the countryside from the city of Pinhão - Pr. It was considered as a teaching methodology of the Problem Resolution, according to the conception to teach via Problem Resolution. In this conception, the problems are proposed to the students before is has been submitted formally the mathematic content. In agreement with the theory of the Conceptual Fields from Gerard Vergnaud, was possible identify the main difficulties presented for the students in the resolution of problems and point the ways and procedures to be followed for the teacher to the students learn about proportionality. The most valuable contribution of PR in relation to in the changing of attitudes of the students, in the engagement in the classroom, in the creation and diversification of the strategies of solution , in the thinking about solution problems and in the elaboration of the reasoning of proportionality.
Palavras-chave: Ensino de proporcionalidade
Teoria dos Campos Conceituais
Raciocínio de proporcionalidade
Resolução de Problemas
Proportionality teaching
Theory of the Conceptual Fields
Proportionality Reasoning
Problems Resolution
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Matulle, Luciano. O RACIOCÍNIO DE PROPORCIONALIDADE SOB A LUZ DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESTUDANTES DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1254
Data de defesa: 27-Fev-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Luciano Matulle.pdfDissertação - Luciano Matulle4,6 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto educacional - Luciano Matulle.pdfProduto educacional - Luciano Matulle849,52 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.