Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1251
Tipo do documento: Dissertação
Título: UM ESTUDO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE COM PRÁTICAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Título(s) alternativo(s): A Study on Interdisciplinarity in Mathematical Modeling Practices in Basic Education
Autor: Forteski, Daiane 
Primeiro orientador: Martins, Márcio André
Resumo: Com este estudo buscamos investigar o potencial interdisciplinar das práticas de Modelagem Matemática em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola do campo com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, tendo como objeto de estudo o trabalho em sala de aula na perspectiva de Burak (1992). Para este estudo, formulamos a seguinte questão de investigação: O que se mostra da Interdisciplinaridade a partir das práticas com Modelagem Matemática? O estudo realizado foi do tipo estudo de caso, experimentado em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola do Campo. O tratamento dos dados seguiu os passos da análise de conteúdo descrita por Bardin (2009). Elegemos como objetivo geral apontar as correlações interdisciplinares que ocorrem durante uma prática com Modelagem. Desta forma analisamos os elementos característicos da interdisciplinaridade descritos por Pombo (2008) e Fazenda (1994), no desenvolvimento das ações vivências por três grupos de estudantes sobre os temas: Tecnologia, Medidas do Copo humano e Células. Os resultados apontam que o ensino por meio da Modelagem Matemática é capaz de estabelecer interlocuções significativas entre as áreas do conhecimento despontando assim para uma abordagem interdisciplinar. As etapas descritas para esta metodologia apresentaramse como meios para potencializar uma visão mais ampla e global do conhecimento.
Abstract: With this study we seek to investigate the interdisciplinary potential of mathematical modeling practices in the classroom. The research was developed in a rural school with third year high school students, having as object of study the work in the classroom from the perspective of Burak (1992). For this study, we formulated the following research question: What is shown about Interdisciplinarity from practices with Mathematical Modeling? The study was a case study, tried in a third year high school class in a school in Campo. Data processing followed the steps of content analysis described by Bardin (2009). We elect as general objective to point out the interdisciplinary correlations that occur during a practice with Modeling. In this way we analyze the characteristic elements of interdisciplinarity described by Pombo (2008) and Fazenda (1994), in the development of the actions lived by three groups of students on the themes: Technology, Measurements of the Human Cup and Cells. The results show that teaching through Mathematical Modeling is able to establish meaningful interlocutions between the areas of knowledge, thus leading to an interdisciplinary approach. The steps described for this methodology were presented as means to enhance a broader and global view of knowledge.
Palavras-chave: Modelagem Matemática
Educação Básica
Interdisciplinaridade
Mathematical Modeling
Basic Education
Interdisciplinarity
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Forteski, Daiane. UM ESTUDO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE COM PRÁTICAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1251
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Daiane Forteski.pdfDissertação - Daiane Forteski4,94 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Daiane Forteski.pdfProduto Educacional - Daiane Forteski2,22 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.