Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1249
Tipo do documento: Dissertação
Título: NA TEIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE
Título(s) alternativo(s): In the Web of Environmental Education: teacher training in the perspective of complexity
Autor: Antonio, Juliana Mara 
Primeiro orientador: Kataoka, Adriana Massaê
Resumo: Embora a EA tenha começado, no Brasil, com a vertente conservadora, com o tempo tem inserido intensamente a questão social ao ambiente. Desde então, as pesquisas, nesse campo, começaram a se fundamentar em teorias de origem filosófica já consolidadas na educação como a Hermenêutica, a Fenomenológica e a Crítica. Outra teoria que tem sido debatida recentemente é a da Complexidade de Edgar Morin. Ela oferece um vasto arcabouço teórico para agregar aspectos das abordagens e teorias que se encontram de maneira isolada. Assim, nosso objetivo foi analisar os possíveis subsídios teórico-práticos para a EA com base, principalmente, na obra Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Tal análise aconteceu durante a construção e aplicação de um curso de formação continuada em EA para professores. O método foi estudo exploratório com observações participante e abordagem qualitativa de análise, uma vez que visou possibilitar uma melhor interação com os sujeitos envolvidos no processo. Os participantes foram 18 professores de distintas áreas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II em uma escola particular de um município no estado do Paraná. Os professores participaram de um curso de formação continuada com carga horária de 40h. Utilizamos como instrumento de investigação um questionário estruturado antes do curso e um após o curso para verificar possíveis mudanças de percepção e compreensão dos professores sobre EA. Para análises dos dados utilizamos a Análise de Discurso de Orlandi (2004). Os resultados mostram que as concepções conservadora e pragmática da EA, de início, predominaram e, no decorrer do processo, houve ampliação dessas visões, especialmente acerca dos Sete Saberes conectados com a EA. Além da construção de novos saberes e conhecimentos, foi também pensado sobre autocrítica e a necessidade de reformação constante. Alguns professores mostraram que possuíam uma visão crítica sobre o meio ambiente, mas que o curso contribuiu para ampliar essa criticidade para outros aspectos relacionados à formação humana. Consideramos que a Teoria da Complexidade contribui para perceber que educação e ciência estão intrinsecamente relacionadas em nossa cultura, de modo que pensar a educação é inseparável de pensar as ciências e outros modos de expressão do conhecimento.
Abstract: Although the EA has begun, in Brazil, with the conservative side, with time has intensively inserted the social question to the environment. Since then, research in this field has begun to be based on theories of philosophical origin already consolidated in education as Hermeneutics, Phenomenological and Critical. Another theory that has recently been debated is that of Edgar Morin's Complexity. It offers a broad theoretical framework to aggregate aspects of approaches and theories that are found in isolation. Thus, our objective was to analyze the possible theoretical-practical subsidies for the EA based, mainly, in the work The Seven Knowledge Needed to the Education of the Future. This analysis occurred during the construction and application of a continuing training course in EE for teachers. The method was an exploratory study with participant observations and qualitative analysis approach, since it aimed to enable a better interaction with the subjects involved in the process. The participants were 18 teachers from different areas in Early Childhood Education and Primary Education I and II in a private school in a municipality in the state of Paraná. The teachers participated in a continuous training course with a 40-hour workload. We used as a research tool a questionnaire structured before the course and one after the course to verify possible changes in teachers' perception and understanding about AS. For analysis of the data we used the Discourse Analysis of Orlandi (2004). The results show that the conservative and pragmatic conceptions of AD initially prevailed and, in the course of the process, there was an expansion of these visions, especially about the Seven Wisdom connected with AD. Besides the construction of new knowledge and knowledge, it was also thought about selfcriticism and the need for constant reform. Some teachers showed that they had a critical view about the environment, but that the course contributed to increase this criticality for other aspects related to human formation. We consider that the Complexity Theory contributes to realize that education and science are intrinsically related in our culture, so that thinking education is inseparable from thinking the sciences and other modes of expression of knowledge.
Palavras-chave: Complexidade
Edgar Morin
Educação Ambiental
Complexity
Edgar Morin
Environmental Education
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Antonio, Juliana Mara. NA TEIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE. 2018. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1249
Data de defesa: 5-Jul-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Juliana Mara Antonio.pdfDissertação - Juliana Mara Antonio1,56 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Juliana Mara Antonio.pdfProduto Educacional - Juliana Mara Antonio528,25 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.