???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1248
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Fernando José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9339724954722536por
dc.contributor.advisor1Rosa, Marcos Roberto da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6463355409406104por
dc.date.accessioned2019-12-17T20:01:59Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.citationRodrigues, Fernando José. ENSINO DE QUÍMICA PARA JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE: O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO. 2018. 73 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1248-
dc.description.resumoOs jovens e adultos privados de liberdade possuem muitas dificuldades para aprender os conteúdos da disciplina de química do currículo escolar, resultando muitas vezes em desistências e consequente abandono da disciplina. Propõe-se através deste trabalho, verificar a utilização de atividades lúdicas com caráter experimental para alunos matriculados na disciplina de Química, do Centro Estadual de Educação básica para Jovens e Adultos Nova Visão, que atende alunos privados de liberdade na cidade de Guarapuava, PR. Estas atividades possibilitam ensinar química de maneira contextualizada, estimulando a participação dos alunos, promovendo a interação, cooperação e criatividade destes alunos, por se tratar de um jogo com experiências. O jogo foi preparado com materiais alternativos de baixo custo, que estão presentes no cotidiano e que possuem entrada permitida nas unidades prisionais. Para a coleta de dados foram utilizados questionários que foram aplicados antes e após o desenvolvimento da atividade, para avaliar como ela contribuiu para o ensino de ácidos e bases para este grupo de alunos. Destaca-se também que se trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa intervencionista pautada nas concepções da aprendizagem significativa de Ausubel Notou-se que a atividade despertou grande interesse dos alunos e transcorreu de maneira tranquila, num ambiente de colaboração e interação entre todos os participantes. A atividade cumpriu seu papel de, através de um jogo construído com materiais alternativos e soluções encontradas com facilidade no cotidiano, ensinar sobre os ácidos e bases, suas definições, propriedades, utilidades e fórmulas.por
dc.description.abstractYoung people and adults deprived of their liberty have many difficulties in learning the contents of chemistry discipline in the school grid often resulting in dropouts and consequent abandonment of discipline. It proposes through this work to verify the use of ludic activities with an experimental character in students enrolled in the chemistry discipline of the Nova Visão – State Center of Basic Education for Young and Adults, which attends students deprived of their liberty in the city of Guarapuava, PR. These activities make it possible to teach chemistry in a contextualized way stimulating the participation of students as it is a game with experiences, promoting interaction, cooperation and creativity of these students. This game was prepared with alternative materials of low cost that are present in the daily life and that they have entrance allowed in the prison unities. For data collection, questionnaires were applied before and after the activity development to evaluate how it has contributed for teaching acids and bases for this group of students. It is also emphasized that this is a qualitative interventionist research based on the conceptions of meaningful learning of Ausubel. It has noticed that the activity aroused great interest of students and passed in a quiet way in an environment of collaboration and interaction among all the participants. The activity fulfilled its role of teaching, through a game constructed with alternative materials and solutions found easily in everyday life, to teach about acids and bases, their definitions, properties, utilities and formulas.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-12-17T20:01:59Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Fernando José Rodrigues.pdf: 1560841 bytes, checksum: d0327b8a37b2223245e341cb2423324b (MD5) Produto Educacional - Fernando José Rodrigues.pdf: 5035531 bytes, checksum: c3ec5bb43b5739cbc90b31435746489f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-17T20:01:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Fernando José Rodrigues.pdf: 1560841 bytes, checksum: d0327b8a37b2223245e341cb2423324b (MD5) Produto Educacional - Fernando José Rodrigues.pdf: 5035531 bytes, checksum: c3ec5bb43b5739cbc90b31435746489f (MD5) Previous issue date: 2018-08-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4228/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Fernando%20Jos%c3%a9%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4230/Produto%20Educacional%20-%20Fernando%20Jos%c3%a9%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Prisionalpor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectAtividades Lúdicaspor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectPrison Educationeng
dc.subjectExperimentationeng
dc.subjectLudic activitieseng
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleENSINO DE QUÍMICA PARA JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE: O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICOpor
dc.title.alternativeChemistry education for young people and adults deprived of freedom: the game as didactic resourceeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Fernando José Rodrigues.pdfDissertação - Fernando José Rodrigues1,52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Produto Educacional - Fernando José Rodrigues.pdfProduto Educacional - Fernando José Rodrigues4,92 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.