???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1248
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | ENSINO DE QUÍMICA PARA JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE: O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO |
Título(s) alternativo(s): | Chemistry education for young people and adults deprived of freedom: the game as didactic resource |
Autor: | Rodrigues, Fernando José ![]() |
Primeiro orientador: | Rosa, Marcos Roberto da |
Resumo: | Os jovens e adultos privados de liberdade possuem muitas dificuldades para aprender os conteúdos da disciplina de química do currículo escolar, resultando muitas vezes em desistências e consequente abandono da disciplina. Propõe-se através deste trabalho, verificar a utilização de atividades lúdicas com caráter experimental para alunos matriculados na disciplina de Química, do Centro Estadual de Educação básica para Jovens e Adultos Nova Visão, que atende alunos privados de liberdade na cidade de Guarapuava, PR. Estas atividades possibilitam ensinar química de maneira contextualizada, estimulando a participação dos alunos, promovendo a interação, cooperação e criatividade destes alunos, por se tratar de um jogo com experiências. O jogo foi preparado com materiais alternativos de baixo custo, que estão presentes no cotidiano e que possuem entrada permitida nas unidades prisionais. Para a coleta de dados foram utilizados questionários que foram aplicados antes e após o desenvolvimento da atividade, para avaliar como ela contribuiu para o ensino de ácidos e bases para este grupo de alunos. Destaca-se também que se trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa intervencionista pautada nas concepções da aprendizagem significativa de Ausubel Notou-se que a atividade despertou grande interesse dos alunos e transcorreu de maneira tranquila, num ambiente de colaboração e interação entre todos os participantes. A atividade cumpriu seu papel de, através de um jogo construído com materiais alternativos e soluções encontradas com facilidade no cotidiano, ensinar sobre os ácidos e bases, suas definições, propriedades, utilidades e fórmulas. |
Abstract: | Young people and adults deprived of their liberty have many difficulties in learning the contents of chemistry discipline in the school grid often resulting in dropouts and consequent abandonment of discipline. It proposes through this work to verify the use of ludic activities with an experimental character in students enrolled in the chemistry discipline of the Nova Visão – State Center of Basic Education for Young and Adults, which attends students deprived of their liberty in the city of Guarapuava, PR. These activities make it possible to teach chemistry in a contextualized way stimulating the participation of students as it is a game with experiences, promoting interaction, cooperation and creativity of these students. This game was prepared with alternative materials of low cost that are present in the daily life and that they have entrance allowed in the prison unities. For data collection, questionnaires were applied before and after the activity development to evaluate how it has contributed for teaching acids and bases for this group of students. It is also emphasized that this is a qualitative interventionist research based on the conceptions of meaningful learning of Ausubel. It has noticed that the activity aroused great interest of students and passed in a quiet way in an environment of collaboration and interaction among all the participants. The activity fulfilled its role of teaching, through a game constructed with alternative materials and solutions found easily in everyday life, to teach about acids and bases, their definitions, properties, utilities and formulas. |
Palavras-chave: | Educação Prisional Experimentação Atividades Lúdicas Ensino de Química Prison Education Experimentation Ludic activities Chemistry teaching |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Rodrigues, Fernando José. ENSINO DE QUÍMICA PARA JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE: O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO. 2018. 73 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1248 |
Data de defesa: | 24-Aug-2018 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Fernando José Rodrigues.pdf | Dissertação - Fernando José Rodrigues | 1,52 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Produto Educacional - Fernando José Rodrigues.pdf | Produto Educacional - Fernando José Rodrigues | 4,92 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.