Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1245
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Rosângela Aparecida Ribas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8578437660100641por
dc.contributor.advisor1Rebeca, Rosilene-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9862920408931865por
dc.date.accessioned2019-12-17T12:41:10Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.citationFernandes, Rosângela Aparecida Ribas. HORTAS: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA ENTRE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS. 2018. 90 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1245-
dc.description.resumoCom o advento da modernização, da urbanização e da ascensão tecnológica, a educação brasileira passa, ao longo das décadas, por mudanças em vários setores e níveis educacionais. Tais mudanças exigem do professor um novo olhar para o processo de ensinar e aprender. Dentre outras possibilidades emerge o uso das hortas no sistema convencional e no sistema de hidroponia como potencializadores do processo ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa teve por objetivo ensinar ciências a partir da estruturação de hortas em espaços escolares numa perspectiva de abordagem integradora entre Ciências, Tecnologia e Sociedade. A metodologia foi alicerçada na pesquisa qualitativa de natureza exploratória e interpretativa. As atividades pautaram-se numa abordagem integradora, que proporciona a articulação entre os conteúdos e as problemáticas construídas no decorrer das atividades. Os participantes das pesquisas foram alunos dos 3º, 4º e 5° anos do Ensino Fundamental I de uma escola pública do município de Guarapuava Paraná. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a motivação, interesse e sentimento de pertencimento dos alunos em relação a função social da escola, fator fundamental na construção de uma aprendizagem contextualizada e significativa, de uma alfabetização científica crítica dissociada da apropriação de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.por
dc.description.abstractWith the advent of modernization, urbanization, and technological advancement, Brazilian education has undergone, over the decades, changes in various sectors and educational levels. Such changes require the teacher a new look at the process of teaching and learning. Among other possibilities emerges the use of gardens in the conventional system and in the hydroponics system as potentiators of the teaching and learning process in the initial grades of Elementary School I. This research aimed to teach science from the structuring of gardens in school spaces from a perspective of integrating approach between Sciences, Technology and Society. The methodology was based on qualitative research of an exploratory and interpretative nature. The activities were based on an integrative approach, which provides the articulation between the contents and the problems built during the activities. The research participants were students of the 3rd, 4th and 5th years of Elementary School I of a public school in the municipality of Guarapuava Paraná. Among the results found, the students' motivation, interest and sense of belonging in relation to the social function of the school is a fundamental factor in the construction of contextualized and meaningful learning, of critical scientific literacy dissociated from the appropriation of conceptual, procedural contents and attitudinal.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-12-17T12:41:10Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Rosângela Aparecida Ribas Fernandes.pdf: 1473476 bytes, checksum: eb0c5ce5111a8d99e9769691eac10a1a (MD5) Produto Educacional - Rosângela Aparecida Ribas Fernandes.pdf: 1169334 bytes, checksum: 7b35aa9d3d85c243264bdcfc53e465dd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-17T12:41:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Rosângela Aparecida Ribas Fernandes.pdf: 1473476 bytes, checksum: eb0c5ce5111a8d99e9769691eac10a1a (MD5) Produto Educacional - Rosângela Aparecida Ribas Fernandes.pdf: 1169334 bytes, checksum: 7b35aa9d3d85c243264bdcfc53e465dd (MD5) Previous issue date: 2018-08-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4192/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Ros%c3%a2ngela%20Aparecida%20Ribas%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4194/Produto%20Educacional%20-%20Ros%c3%a2ngela%20Aparecida%20Ribas%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHortaspor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectVegetable gardenseng
dc.subjectElementary educationeng
dc.subjectScientific literacyeng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleHORTAS: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA ENTRE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAISpor
dc.title.alternativeVegetable gardens: An integrative approach between Sciences, Technology and Society for the Teaching of Sciences in the initial yearseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Rosângela Aparecida Ribas Fernandes.pdfDissertação - Rosângela Aparecida Ribas Fernandes1,44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Rosângela Aparecida Ribas Fernandes.pdfProduto Educacional - Rosângela Aparecida Ribas Fernandes1,14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.