???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1245
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | HORTAS: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA ENTRE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS |
Título(s) alternativo(s): | Vegetable gardens: An integrative approach between Sciences, Technology and Society for the Teaching of Sciences in the initial years |
Autor: | Fernandes, Rosângela Aparecida Ribas ![]() |
Primeiro orientador: | Rebeca, Rosilene |
Resumo: | Com o advento da modernização, da urbanização e da ascensão tecnológica, a educação brasileira passa, ao longo das décadas, por mudanças em vários setores e níveis educacionais. Tais mudanças exigem do professor um novo olhar para o processo de ensinar e aprender. Dentre outras possibilidades emerge o uso das hortas no sistema convencional e no sistema de hidroponia como potencializadores do processo ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa teve por objetivo ensinar ciências a partir da estruturação de hortas em espaços escolares numa perspectiva de abordagem integradora entre Ciências, Tecnologia e Sociedade. A metodologia foi alicerçada na pesquisa qualitativa de natureza exploratória e interpretativa. As atividades pautaram-se numa abordagem integradora, que proporciona a articulação entre os conteúdos e as problemáticas construídas no decorrer das atividades. Os participantes das pesquisas foram alunos dos 3º, 4º e 5° anos do Ensino Fundamental I de uma escola pública do município de Guarapuava Paraná. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a motivação, interesse e sentimento de pertencimento dos alunos em relação a função social da escola, fator fundamental na construção de uma aprendizagem contextualizada e significativa, de uma alfabetização científica crítica dissociada da apropriação de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. |
Abstract: | With the advent of modernization, urbanization, and technological advancement, Brazilian education has undergone, over the decades, changes in various sectors and educational levels. Such changes require the teacher a new look at the process of teaching and learning. Among other possibilities emerges the use of gardens in the conventional system and in the hydroponics system as potentiators of the teaching and learning process in the initial grades of Elementary School I. This research aimed to teach science from the structuring of gardens in school spaces from a perspective of integrating approach between Sciences, Technology and Society. The methodology was based on qualitative research of an exploratory and interpretative nature. The activities were based on an integrative approach, which provides the articulation between the contents and the problems built during the activities. The research participants were students of the 3rd, 4th and 5th years of Elementary School I of a public school in the municipality of Guarapuava Paraná. Among the results found, the students' motivation, interest and sense of belonging in relation to the social function of the school is a fundamental factor in the construction of contextualized and meaningful learning, of critical scientific literacy dissociated from the appropriation of conceptual, procedural contents and attitudinal. |
Palavras-chave: | Hortas Ensino fundamental Alfabetização científica Ensino-aprendizagem Vegetable gardens Elementary education Scientific literacy Teaching-learning |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Fernandes, Rosângela Aparecida Ribas. HORTAS: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA ENTRE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS. 2018. 90 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1245 |
Data de defesa: | 24-Aug-2018 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Rosângela Aparecida Ribas Fernandes.pdf | Dissertação - Rosângela Aparecida Ribas Fernandes | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Produto Educacional - Rosângela Aparecida Ribas Fernandes.pdf | Produto Educacional - Rosângela Aparecida Ribas Fernandes | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.