Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1244
Tipo do documento: Dissertação
Título: MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DO MAGISTÉRIO
Autor: Bastos, Antonio Roberto 
Primeiro orientador: Santos, Sandro Aparecido dos
Resumo: A Educação Matemática abrange vários tipos de conhecimentos conceituais, investigados, analisados e assimilados pelos alunos de forma significativa, mediante metodologias diversificadas objetivando melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem dos conceitos de matemática. Dentre as propostas metodológicas que se destacam, está a da Modelagem Matemática, que pode ser discutida como um procedimento pedagógico que busca construir uma relação que explique matematicamente os fenômenos do cotidiano do ser humano, ajudando na tomada de posição e na construção de significados. A utilização dela implica que os professores estejam capacitados em nível inicial e continuado, porque são requeridas habilidades de resolução de situações problema em um ensino não linear. A formação docente representa, portanto, oportunidade para os profissionais repensarem suas práticas, discutirem teorias, relacionarem conhecimentos teóricos e práticos e compartilharem conhecimentos. Com isso, ao utilizar a modelagem, eles podem perceber as relações estabelecidas entre ela e outras propostas teóricas na área da educação, como as teorias construtivistas, que discutem a influência e a relação dos ambientes nas estruturas cognitivas dos sujeitos que aprendem. Assim, investigando a perspectiva da formação em Modelagem matemática, essa pesquisa visou responder: como uma metodologia de ensino baseada nela pode contribuir com a formação inicial de professores de matemática no Magistério da Educação, facilitando a aprendizagem dos conteúdos da área e a mediação de processos de ensino e aprendizagem? Para responder a esta questão objetivou-se principalmente promover a formação de um grupo de profissionais do Magistério da Educação Básica para os anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva da Modelagem Matemática. Os procedimentos metodológicos para atingir esse objetivo consistiram em uma proposta pautada na Modelagem enquanto procedimento didático com os alunos do grupo em questão. As abordagens fizeram parte dos componentes curriculares Metodologia do Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado dos alunos. Observou-se principalmente que a aprendizagem dos conteúdos de matemática foi facilitada, bem como que foram compreendidos os procedimentos de utilização da Modelagem e que houve interesse em utilizá-la em práticas futuras. Assim, esta proposta apresentou uma possibilidade de mudança para o ensino de matemática, pautada principalmente nos alunos enquanto sujeitos críticos, portanto responsáveis e ativos na assimilação do conhecimento. Ela foi esquematizada em um produto educacional, para facilitar o acesso dos professores da educação básica à metodologia desta pesquisa, de forma que eles possam adequá-la conforme suas realidades docentes e utilizá-la.
Abstract: The mathematics education is permeated by various types of conceptuals knowledges, wich are investigated, analyzed and assimilated by the students in a significant way, through of diversified methodologies, aiming improvements in the quality of teaching and learning of mathematics' concepts. Among the methodological proposals that stand out, is the Mathematical Modeling, which can be discussed as a pedagogical procedure, that seeks to build a relationship that explains mathematically the day by day phenomena’s, helping in the positioning and the construction of meanings. The use of it, implies that teachers are trained in initial and continued levels, because skills to solve problems are required in a non-linear teaching. Therefore, the teacher training represents an opportunity for these professionals rethinking their practices, discussing theories, relating theoretical and practical knowledge, and sharing knowledge. Using the modeling, they can perceive the relationships established between it and other theoreticals proposals in the education's area, such the constructivist theories, which discuss the influence and relationship of environments in the cognitive structures of the subjects who learn. Thus, investigating the perspective of training in mathematical modeling, this research aimed to answer: how can a teaching methodology based in the mathematical modeling can contribute to the initial training of mathematics' teachers in the Magisterium of Education, facilitating the learning of the contents of the area and the mediation of teaching and learning processes? In order to answer this question, the mainly objective was to promoting the formation of a professionals group from the Magisterium of Basic Education for the initial years of elementary education, in the perspective of Mathematical Modeling. The methodological procedures to reach this objective, consisted in a proposal based on the modeling as a didactic procedure, with the students of the group in question. The approaches were part of the curricular components of students, named Methodology of Mathematics' Teaching, and Supervised Internship. It was mainly observed, that the learning of the mathematical contents was facilitated, that the procedures of uses of modeling were understood and that there was interest in using it in future practices. Thus, this proposal presented a possibility of change to the teaching of mathematics, based mainly on students as critical subjects, therefore, responsible and active in the assimilation of knowledge. The proposal developed, was outlined in an educational product, to facilitate the access of basic education's teachers to the methodology, in a way that they can adapt and use it according to their realities.
Palavras-chave: Educação Matemática
Modelagem matemática
aprendizagem significativa
ensino médio
formação docente
mathematics education
mathematical modeling
meaningful learning
high school
teacher training
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Bastos, Antonio Roberto. MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DO MAGISTÉRIO. 2018. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1244
Data de defesa: 2-Mar-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AntonioRobertoBastos.pdfDissertação - Antonio Roberto Bastos2,29 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional_AntonioRoberto.pdfProjeto Educacional - Antonio Roberto Bastos339,23 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.