???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRaimondo, Marilene Aparecida Soares Uchak-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3323861242786287por
dc.contributor.advisor1Silva, Jefferson Olivatto da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0088578024264046por
dc.date.accessioned2019-10-09T13:18:41Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationRaimondo, Marilene Aparecida Soares Uchak. AS IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE RESISTÊNCIA QUILOMBOLA NO ESPAÇO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE RESERVA DO IGUAÇU. 2017. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1230-
dc.description.resumoDestacam-se nesse estudo as possíveis dificuldades de aprendizagens apresentadas por alunos quilombolas frente ao processo de escolarização. Tendo como objetivo as implicações da presença de estudantes quilombolas no processo de resistência cultural no espaço escolar do colégio Estadual Izabel F. Siqueira no município de Reserva do Iguaçu. A problemática do trabalho se deu da seguinte forma: há negação ou silenciamento da cultura afro-brasileira e se há, quais são as implicações no processo de ensino e aprendizagem de estudantes quilombolas? A metodologia tratou da etnografia educacional na tentativa de entender como se dão os costumes e as tradições de um grupo humano, que neste estudo se refere à comunidade quilombola, também compreendendo as dinâmicas de aprendizagens do contexto em que os alunos se inserem. Uma pesquisa bibliográfica e documental sobre aspectos históricos, como método de análise documental e sobre aspectos de matrículas, tratando os dados da escola como fonte principal. E por meio do curso de capacitação (Núcleo de Estudos Ameríndios e Africanos) NEAA – UNICENTRO, que obtivemos como base para a pesquisa e aproximação à comunidade. A pesquisa se deu tanto no colégio Estadual Izabel F. Siqueira no município de Reserva do Iguaçu por meio do curso de capacitação quanto na comunidade, em visitas feitas pela pesquisadora. É neste contexto que se insere o presente estudo e pudemos observar que no decorrer do mesmo a comunidade em questão obteve algumas conquistas consideráveis: a construção de um barracão, melhoria das estradas que servem de acesso entre a comunidade e a escola, divisão dos terrenos de uma nova área recebida pela comunidade e início de processo para a construção de uma escola dentro da mesma. Sobre as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos estudantes quilombolas evidenciamos que por meio dos dados descritos no estudo, que também houve mudanças consideráveis.por
dc.description.abstractThis study highlights the possible learning difficulties presented by maroon students in the schooling process. Our objective is to verify the implications of the presence of maroon students in the process of cultural resistance at Izabel F. Siqueira High School, located in the municipality of Reserva do Iguaçu, Paraná. We use educational ethnography as our methodology in an attempt to understand how the customs and traditions of a human group occur, in this case, the Maroon Community. We even try to elucidate how the learning dynamics of these students occur, verifying if there is denial or silencing of the Afro-Brazilian culture and what are the implications in the teaching and learning process of maroon students. As a method of document analysis we carry out bibliographic research and the compilation of documents on historical aspects and students enrollment, considering the school data as the main source. We also consider the training course of the Núcleo de Estudos Ameríndios e Africanos (NEAA) offered by UNICENTRO University, as a basis for research and community outreach. The research was carried out at the Izabel F. Siqueira High School through a training course and visits to the Maroon Community. With the present study we were able to observe that the Maroon Community obtained some considerable achievements: the construction of a barracks, improvement of the roads that give access to the school, division of the land of a new area received by them and the beginning of the process for the construction of a new school within the Maroon Community area. On the learning difficulties presented by students we evidenced that there were also significant changes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2019-10-09T13:18:41Z No. of bitstreams: 1 MARILENE APARECIDA SOARES UCHAK RAIMONDO.pdf: 3012048 bytes, checksum: 46e753d434181c0f3454eb2ce3df548b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-09T13:18:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARILENE APARECIDA SOARES UCHAK RAIMONDO.pdf: 3012048 bytes, checksum: 46e753d434181c0f3454eb2ce3df548b (MD5) Previous issue date: 2017-12-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4308/MARILENE%20APARECIDA%20SOARES%20UCHAK%20RAIMONDO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectDificuldade de aprendizagempor
dc.subjectEspaço escolarpor
dc.subjectQuilombolapor
dc.subjectResistanceeng
dc.subjectLearning Difficultyeng
dc.subjectSchool Spaceeng
dc.subjectMaroon Communityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAS IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE RESISTÊNCIA QUILOMBOLA NO ESPAÇO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE RESERVA DO IGUAÇUpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARILENE APARECIDA SOARES UCHAK RAIMONDO.pdfMARILENE AP. SOARES UCHAK RAIMONDO2,94 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.