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Tipo do documento: Dissertação
Título: AS IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE RESISTÊNCIA QUILOMBOLA NO ESPAÇO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE RESERVA DO IGUAÇU
Autor: Raimondo, Marilene Aparecida Soares Uchak 
Primeiro orientador: Silva, Jefferson Olivatto da
Resumo: Destacam-se nesse estudo as possíveis dificuldades de aprendizagens apresentadas por alunos quilombolas frente ao processo de escolarização. Tendo como objetivo as implicações da presença de estudantes quilombolas no processo de resistência cultural no espaço escolar do colégio Estadual Izabel F. Siqueira no município de Reserva do Iguaçu. A problemática do trabalho se deu da seguinte forma: há negação ou silenciamento da cultura afro-brasileira e se há, quais são as implicações no processo de ensino e aprendizagem de estudantes quilombolas? A metodologia tratou da etnografia educacional na tentativa de entender como se dão os costumes e as tradições de um grupo humano, que neste estudo se refere à comunidade quilombola, também compreendendo as dinâmicas de aprendizagens do contexto em que os alunos se inserem. Uma pesquisa bibliográfica e documental sobre aspectos históricos, como método de análise documental e sobre aspectos de matrículas, tratando os dados da escola como fonte principal. E por meio do curso de capacitação (Núcleo de Estudos Ameríndios e Africanos) NEAA – UNICENTRO, que obtivemos como base para a pesquisa e aproximação à comunidade. A pesquisa se deu tanto no colégio Estadual Izabel F. Siqueira no município de Reserva do Iguaçu por meio do curso de capacitação quanto na comunidade, em visitas feitas pela pesquisadora. É neste contexto que se insere o presente estudo e pudemos observar que no decorrer do mesmo a comunidade em questão obteve algumas conquistas consideráveis: a construção de um barracão, melhoria das estradas que servem de acesso entre a comunidade e a escola, divisão dos terrenos de uma nova área recebida pela comunidade e início de processo para a construção de uma escola dentro da mesma. Sobre as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos estudantes quilombolas evidenciamos que por meio dos dados descritos no estudo, que também houve mudanças consideráveis.
Abstract: This study highlights the possible learning difficulties presented by maroon students in the schooling process. Our objective is to verify the implications of the presence of maroon students in the process of cultural resistance at Izabel F. Siqueira High School, located in the municipality of Reserva do Iguaçu, Paraná. We use educational ethnography as our methodology in an attempt to understand how the customs and traditions of a human group occur, in this case, the Maroon Community. We even try to elucidate how the learning dynamics of these students occur, verifying if there is denial or silencing of the Afro-Brazilian culture and what are the implications in the teaching and learning process of maroon students. As a method of document analysis we carry out bibliographic research and the compilation of documents on historical aspects and students enrollment, considering the school data as the main source. We also consider the training course of the Núcleo de Estudos Ameríndios e Africanos (NEAA) offered by UNICENTRO University, as a basis for research and community outreach. The research was carried out at the Izabel F. Siqueira High School through a training course and visits to the Maroon Community. With the present study we were able to observe that the Maroon Community obtained some considerable achievements: the construction of a barracks, improvement of the roads that give access to the school, division of the land of a new area received by them and the beginning of the process for the construction of a new school within the Maroon Community area. On the learning difficulties presented by students we evidenced that there were also significant changes.
Palavras-chave: Resistência
Dificuldade de aprendizagem
Espaço escolar
Quilombola
Resistance
Learning Difficulty
School Space
Maroon Community
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Raimondo, Marilene Aparecida Soares Uchak. AS IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE RESISTÊNCIA QUILOMBOLA NO ESPAÇO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE RESERVA DO IGUAÇU. 2017. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1230
Data de defesa: 14-Dec-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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