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Tipo do documento: Dissertação
Título: OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM UMA COMUNIDADE DE CAPOEIRA
Autor: Guimarães, Liliane Volochati 
Primeiro orientador: Silva, Jefferson Olivatto da
Resumo: A capoeira atualmente tem considerável importância, tanto por seu valor cultural e histórico quanto por seu valor educacional, assim podemos utilizar a Capoeira como meio de aplicação da lei 10.639/03 e do parecer 03/2004, visto que esta é permeada por inúmeras aprendizagens como apontadas nesta dissertação. A questão orientadora desta pesquisa é: Quais são os processos de aprendizagem em uma comunidade de Capoeira da cidade de Guarapuava – PR? Por meio da Antropologia Educacional, observamos a capoeira como prática sociocultural integrada, construída por traços culturais que orquestram sua identidade. Nesse sentido, consideraremos esse processo enquanto legitimador de determinadas aprendizagens, que o grupo reconhece como pertencente a seu universo simbólico. O grupo aqui referido é o Grupo Capoeira Brasil na filial de Guarapuava PR. A pesquisa etnográfica teve o tempo de 18 meses de duração, onde buscamos documentar o não documentado, ou o aprendizado acontecendo de maneira diferenciada para cada um do grupo, porem demostrando como por meio destas aprendizagens o grupo se une e se identifica. Assim como são construídas as fronteiras entre os grupos de Capoeira e a maneira como ensinam. E são estes ensinamentos que acreditamos ser aprendizagens. Observamos as aprendizagens que fazem parte deste universo capoeiristico, a religiosidade da roda com seus rituais e ritos faz com que haja a harmonia entre os instrumentos as músicas (ritmicidade) e o jogo. Unidos à oralidade que ensinam as histórias dos ancestrais e dos mais velhos (senioridade), ensinando que o respeito à hierarquia é fundamental, e a circularidade que faz com que todos esses elementos se encontrem em diversos momentos nas voltas da Capoeira. Por isso, configuram-se como constelações de aprendizagens que possibilitam ao grupo de capoeira esse reconhecimento mútuo, tais como: ancestralidade e senioridade, ritmicidade, musicalidade, oralidade e circularidade.
Abstract: Capoeira currently has considerable importance, both for its cultural and historical value and for its educational value, so we can use Capoeira as a means of applying law 10.639 / 03 and opinion 03/2004, since this is permeated by numerous learning as pointed out in this dissertation. The guiding question of this research is: What are the learning processes in a community of Capoeira of the city of Guarapuava - PR? Through Educational Anthropology, we observe capoeira as an integrated sociocultural practice, built by cultural traits that orchestrate its identity. In this sense, we will consider this process as a legitimator of certain learning, which the group recognizes as belonging to its symbolic universe. The group referred to here is the Capoeira Brasil Group at the Guarapuava PR subsidiary. The ethnographic research had the time of 18 months of duration, where we searched to document the undocumented, or the learning happening in a differentiated way for each of the group, but showing how through these learning the group unites and identifies. Just as the boundaries between Capoeira groups and the way they teach are constructed. And it is these teachings that we believe to be learning. We observe the learning that is part of this univocal capoeiristico, the religiosity of the wheel with its rituals and rites makes the harmony between the instruments the songs (rhythmicity) and the game. Together with orality they teach the stories of the ancestors and the elders (seniority), teaching that respect for hierarchy is fundamental, and the circularity that makes all these elements meet at various times in the laps of Capoeira. Therefore, they are constellations of learning that allow the capoeira group this mutual recognition, such as: ancestry and seniority, rhythmicity, musicality, orality and circularity.
Palavras-chave: Capoeira
Etnografia educacional
Constelação de aprendizagem
Capoeira
Educational ethnography
Learning constellation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Guimarães, Liliane Volochati. OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM UMA COMUNIDADE DE CAPOEIRA. 2018. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1228
Data de defesa: 6-Fev-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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