Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1227
Tipo do documento: Dissertação
Título: OFÍCIO DE PROFESSOR: ENTRE O ARTÍFICE E O ARTISTA – UMA ANÁLISE ADORNIANA
Título(s) alternativo(s): The job of Teacher: between the craftsman and the artist - an Adornian analysis.
Autor: Santos, Leônidas Melo 
Primeiro orientador: Neuvald, Luciane
Resumo: Este trabalho se propõe a refletir sobre a atividade docente, a formação e a educação emancipatória, tendo como parâmetro o trabalho do artista e a dimensão estética da educação. Para realizar esse intento, recorremos à pesquisa bibliográfica. A obra de Theodor W. Adorno constitui a principal fonte de pesquisa. Os pensamentos de Theodor Adorno, assim como os demais integrantes da Teoria Crítica da Sociedade, são essenciais para desvelar as relações ideológicas que compõe a sociedade, sobretudo em meio às novas configurações, marcadas pelo predomínio da indústria cultural e a crescente destituição da individualidade dos sujeitos. Pensar o docente e a sua prática profissional é recorrente já há algum tempo. Comenius realizou esse processo no século XVII, em sua obra Didática Magna. Na obra em questão, o pensador equipara a arte de ensinar à atividade dos artífices, o que significou alguns avanços em relação à valorização do método e da sistematização do ensino. Contudo, houve também uma tentativa de instrumentalização do ensino e a submissão das finalidades educacionais às exigências realizadas pelas novas organizações do trabalho, os quais estavam se consolidando na época. Neste trabalho concebe-se a atividade do professor análoga à atividade do artista, enquanto um profissional capaz de realizar uma prática de ensino condizente com a educação emancipatória. Nessas condições, o professor assim como o artista, aplica-se à interioridade do seu objeto e preza pela valorização e a preservação das qualidades internas do seu aluno. O professor artista não se submete às necessidades originadas pela sociedade administrada, além disso, ele promove a resistência às determinações exteriores. Portanto, em meio ao predomínio exercido pela racionalidade técnica no meio social, assegurando a possibilidade de efetivação da emancipação. Esse processo viabiliza a superação em relação à lógica social promovida pela racionalidade técnica e faz com que os sujeitos libertem sua consciência das amarras ideológicas, que promovem a semiformação. Na medida em que o professor abandona as determinações externas para se aplicar no desenvolvimento das qualidades internas do aluno, ele contribui com a emancipação da sociedade como um todo, pois, uma sociedade emancipada demanda indivíduos emancipados, logo, a possibilidade de emancipação da sociedade passa primeiramente pela emancipação de cada sujeito em particular.
Abstract: This work proposes to reflect on the teaching activity, the formation and the emancipatory education, having as parameter the work of the artist and the aesthetic dimension of the education. To make this attempt, we resorted to bibliographic research. The work of Theodor W. Adorno is the main source of research. The thoughts of Theodor Adorno, as well as the other members of the Critical Theory of Society, are essential to unveil the ideological relations that make up society, especially in the midst of new configurations, marked by the predominance of the cultural industry and the increasing destitution of individuality. Thinking about the teacher and his professional practice has been recurring for some time. Comenius carried out this process in the seventeenth century, in his work Didactic Magna. In the work in question, the thinker equates the art of teaching with the activity of the craftsmen, which meant some advances in relation to the valorization of the method and the systematization of teaching. However, there was also an attempt to instrumentalize teaching and the submission of educational purposes to the demands made by the new labor organizations, which were consolidating at the time. In this work the activity of the teacher analogous to the activity of the artist is conceived, as a professional capable of performing a teaching practice consistent with emancipatory education. In these conditions, the teacher as well as the artist, applies to the interiority of his object and prizes for the valorization and preservation of the internal qualities of his student. The artist teacher does not submit to the needs originated by the administered society, in addition, it promotes resistance to external determinations. Therefore, in the midst of the predominance exercised by technical rationality in the social environment, ensuring the possibility of effective emancipation. This process makes possible the overcoming in relation to the social logic promoted by the technical rationality and causes the subjects to release their consciousness of the ideological ties, that promote the semiformation. To the extent that the teacher resists external determinations to apply in the development of the student's inner qualities, he contributes to the emancipation of society as a whole, for an emancipated society demands emancipated individuals, hence the possibility of emancipation of society passes first by the emancipation of each subject.
Palavras-chave: Ofício de mestre
Professor
Arte
Emancipação
The job of Teacher
Teacher
Art
Emancipation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Santos, Leônidas Melo. OFÍCIO DE PROFESSOR: ENTRE O ARTÍFICE E O ARTISTA – UMA ANÁLISE ADORNIANA. 2018. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1227
Data de defesa: 9-Abr-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEÔNIDAS MELO SANTOS.pdfLEÔNIDAS MELO SANTOS862,2 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.