Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1226
Tipo do documento: Dissertação
Título: A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO POLÍTICA DOS JOVENS ESTUDANTES SECUNDARISTAS
Autor: Rocha Junior, João Mendes da 
Primeiro orientador: Dalarosa, Adair Ângelo
Resumo: O texto é resultado da pesquisa realizada para elaboração da dissertação de Mestrado em Educação. A problemática de pesquisa se insere no âmbito da política educacional e parte do princípio de que a educação escolar é um elemento constitutivo da formação humana. Dentre suas contribuições, está a formação política dos educandos. Formação esta que tem sido alvo de inúmeras críticas, principalmente por parte de setores da sociedade que anunciam que a escola deve ser “neutra” e, com isso, que ela não pode abordar questões dessa ordem. Desse modo, a pesquisa objetiva contribuir para o debate sobre educação e política. Para tanto, este trabalho buscou problematizar a atuação política dos estudantes e as razões pelas quais se afirma que a escola não possa ser espaço para a prática política. Adotamos como método de pesquisa o materialismo histórico dialético e o uso de suas categorias, como a totalidade, a contradição e a mediação. Utilizamos como fontes dados empíricos coletados no Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, em Guarapuava-PR, os quais trazem informações sobre o movimento de ocupação estudantil ocorrido em 2016 nessa unidade. Em nosso entendimento, as ocupações escolares são a materialização das contradições entre educação e política, sendo esse ato dotado de uma contradição inerente à luta de classes, uma vez que as mediações atuantes para esses processos são dotadas de uma visão política, ideológica e de formação do ser relacionadas com a produção material da vida social. Desse modo, educação e política, como entes separados, mostram-se como algo impossível. A educação escolar é política em sua essência, por ser o espaço de introjeção de normas, conhecimentos e ideologias que expressam as contradições sociais, a produção e reprodução da vida e, por isso, ela é também espaço de lutas. Esse espaço tornou-se motivo de preocupação da classe dominante ao ver a insurreição de várias manifestações estudantis contrárias aos rumos da educação formal proposta. Com isso, vemos que a defesa de uma educação escolar “apolítica” é de interesse de uma política que busca a domesticação de um povo, que, mais do que conseguir criar uma lei específica sobre esse tema, busca inibir qualquer foco de resistência que possa surgir num espaço como o da escola.
Abstract: This text is the result of the research carried out for the preparation of the Master's thesis in education. The research problem falls within the scope of educational policy and assumes that school education is a constitutive element of human formation. Among its contributions is the political formation of students, which has been the subject of a number of criticisms, mainly by sectors of society announcing that the school should be "neutral" and therefore not addressing such issues. In this way, this research aims to contribute to the debate on education and politics. Therefore, this work sought to problematize the political action of the students and the reasons why it is affirmed that the school cannot be a space for political practice. It is adopted as method of research the historical and dialectical materialism and the use of its categories as totality, contradiction and mediation. Empirical data collected at the Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins in Guarapuava-PR is used as source, which provide information about the movement of student occupation occurred in 2016 in this school campus. In our understanding, school occupations are the materialization of the contradictions between education and politics, and this act is endowed with an inherent contradiction of the class struggle, since the mediations acting for these processes are endowed with a political, ideological and formation view of the human being related to the material production of social life. In this way, education and politics as separate entities shows itself as impossible. School education is political in its essence, because it is the place of introjection of norms, knowledge and ideologies that express social contradictions, the production and reproduction of life and, therefore, also space of struggles. This space became a source of concern for the ruling class when it saw the insurrection of several student demonstrations contrary to the directions of proposed formal education. Thus, we see that the defense of an "apolitical" school education is of interest to a policy that seeks to domesticate people, which, more than succeed in creating a specific law on this subject, seeks to inhibit any focus of resistance that may arise in a space like the school.
Palavras-chave: Educação
Estudantes
Ocupação
Política
Education
Students
Occupation
Policy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Rocha Junior, João Mendes da. A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO POLÍTICA DOS JOVENS ESTUDANTES SECUNDARISTAS. 2018. 157 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1226
Data de defesa: 16-Ago-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO MENDES DA ROCHA JUNIOR.pdfJOÃO MENDES DA ROCHA JUNIOR2,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.