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Tipo do documento: Dissertação
Título: VULNERABILIDADE SOCIAL: Um estudo no município de Mangueirinha sobre a relação entre a escola, a família e a comunidade
Título(s) alternativo(s): Social Vulnerability: A study in the municipality of Mangueirinha on the relations between the a school, a Family e a Community.
Autor: Terencio, Janice Teresinha Wollmer 
Primeiro orientador: Melo, Alessandro de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender como acontecem os processos de vulnerabilidade social e quais são suas influências sobre as relações que se estabelecem entre os profissionais que atuam em uma determinada escola e a comunidade de seu entorno, estando esta localizada no município de Mangueirinha, Paraná. Partindo deste principio foi necessário primeiramente levantar alguns aspectos históricos que auxiliassem a descortinar as causas econômicas, sociais e políticas deste cenário. Feito isto, buscou-se apresentar os índices de produção, distribuição de renda, escolaridade e vulnerabilidade social como elementos científicos complementares que nos auxiliassem a estabelecer uma fundamentação teórica consistente sobre o atual quadro de vulnerabilidade social destas famílias. Num terceiro momento partiu-se para a análise dos dados da pesquisa de campo, de cunho qualitativo, efetuada através do uso de entrevistas semi-estrutradas, da pesquisa documental e da própria observação do espaço social. O principal aporte metodológico assentou-se sobre a teoria de Bourdieu que trata do Capital Cultural e da Violência Simbólica. A partir destes elementos foram delimitadas as seguintes categorias de análise: a) Vulnerabilidade Social: a arquitetura como falseamento da realidade; b) Capital Cultural e Violência Simbólica: a relação entre a comunidade e a escola; c) Família e escola: retrato de uma relação vulnerável; d) Políticas Educacionais: a proposta pedagógica enquanto mecanismo de violência simbólica; e)Tempo Integral: forma e conteúdo alienados da realidade. Concluiu-se assim que a educação formal ainda está distante da realidade social do cotidiano familiar dos estudantes; que a escola representa um espaço de cuidado não fazendo sentido para as mães que não trabalham manter as crianças ali durante tempo integral e que muitas ações políticas e pedagógicas representam uma afronta ao capital cultural da comunidade reforçando a teoria bourdiesiana de violência simbólica do capital contra os vulneráveis que se estabelece via de regra pelas ações estatais.
Abstract: This dissertation has as objective The objective of this thesis is to understand the process of social vulnerability and its influences in the relations established between the professionals that work in an determined school and the community on your surroundings, located in the city of Mangueirinha, Paraná. Based on this principle, first it was necessary raise some historical aspects that help to sight out the economic, social and politics of this scenario. Once this step was done, it was presented, indexes of production, income distribution, level of schooling and social vulnerability as complementary scientific elements to help establish a consistent theoretical foundation with the current framework of social vulnerability of these families. In a third moment, it was analyzed the field survey data, of qualitative character, carried out through the use of interviews semi-structured, of documentary research and the observation of social space itself. The main contribution on the methodology was based on the theory of Bourdieu that discuss the Cultural Capital and the Symbolic Violence. From these elements it was delimited the following categories of analysis: a) Social Vulnerability: the architecture as a distortion of reality; b) Cultural Capital and Symbolic Violence: the relations between community and school; c) Family and school: a portrait of a vulnerable relations; d) Educational Policies: the pedagogical proposal as a mechanism of symbolic violence; e) Integral Time: structure and content alienated from reality. In conclusion, it was noticed that formal education is a social reality that is still far from everyday life of students` families.; that the school represents a space of care, making no sense for mothers who do not work to keep the children there full time, and that many political and pedagogical actions represent an affront to the cultural capital of the community, reinforcing the theory Bourdiesiana of symbolic violence of capital against the vulnerability that is established as a rule by government actions.
Palavras-chave: Vulnerabilidade social
Violência Simbólica
Capital Cultural
Social vulnerability
Symbolic Violence
Cultural Capital
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Terencio, Janice Teresinha Wollmer. VULNERABILIDADE SOCIAL: Um estudo no município de Mangueirinha sobre a relação entre a escola, a família e a comunidade. 2018. 147 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1225
Data de defesa: 13-Abr-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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