Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1223
Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ESTABELECIDAS: UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA
Autor: Dominico, Eliane 
Primeiro orientador: Lira, Aliandra Cristina Mesomo
Resumo: Os estudos de Michel Foucault possibilitam uma reflexão sobre os contextos da Educação Infantil na contemporaneidade. A partir de seus conceitos de poder, sociedade disciplinar e governamento é possível compreender que as instituições educativas se ancoram em um caráter normatizador que busca docilizar os corpos e mentes das crianças. Esta pesquisa buscou investigar como estão organizadas as práticas e como se dão as relações das professoras com as crianças e das crianças entre si no cotidiano da Educação Infantil. O objetivo geral foi reconhecer e problematizar as práticas pedagógicas com crianças de 0 a 3 anos de idade na perspectiva das relações de poder. Esse objetivo principal se desdobrou em quatro objetivos específicos: observar como se desenvolvem as práticas pedagógicas nas instituições de Educação Infantil e como atuam no governamento da infância; explicitar as concepções das docentes a respeito da racionalidade que leva à ordem e disciplina na Educação Infantil; problematizar as estratégias adotadas pelas instituições e professoras que explicitem o exercício do poder e; reconhecer quais mecanismos são empregados com vistas ao controle e disciplinamento das crianças e como atuam. A fundamentação teórica deste trabalho assenta-se na perspectiva foucaultiana, a qual nos ajudou a olhar para as relações estabelecidas buscando entender como se estruturam e operam na constituição dos sujeitos. Outros autores também nos auxiliaram a pensar a infância e a Educação Infantil como Barbosa (2000), Bujes (2001), Corsaro (2011), Kohan (2003), Veiga-Neto (2015), Oliveira (2011), Resende (2015), dentre outros A investigação realizou-se dois CMEIs do Município de Guarapuava, no Paraná, seguindo uma abordagem qualitativa, com coleta de dados a partir de observações de práticas, registros em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com as professoras e gestoras das instituições investigadas. Foi possível reconhecer que as práticas pedagógicas com as crianças pequenas expressam o exercício do poder prevalecendo a perspectiva adulta e pouca participação infantil. A pesquisa evidenciou que sobre os comportamentos das crianças pesam impactos, ou seja, aquelas que não cumprem os combinados e regras, não obedecem às professoras são punidas. São sanções diárias, como ficar sentado sem brincar, não participar da rodinha, ficar sem parque, ter carinhas tristes carimbadas na agenda, receber um olhar de reprovação ou uma palavra de ameaça. As práticas docentes vivenciadas durante a pesquisa nos revelaram uma preocupação com a forte ausência de atividades lúdicas apontando um sufocamento do brincar, que acontecia poucas vezes e de forma controladora. Com os estudos foucaultianos compreendemos que é imprescindível, a partir de uma postura questionadora, trilhar caminhos e alternativas para a construção de uma relação entre adultos e crianças pautada no reconhecimento da alteridade infantil, na escuta ativa, no respeito e no acolhimento.
Abstract: The studies of Michel Foucault allow a reflection on the contexts of Early childhood Education in contemporary times. From his concepts of power, disciplinary society and governance, it is possible to understand that educational institutions are anchored in a normative character that seeks to control the bodies and minds of children. This research aimed to investigate how the practices are organized, and how the relations of the teachers towards children and of the children among each other in the daily life of the Infantile Education are given. The general objective was to recognize and problematize pedagogical practices with children from 0 to 3 years of age from the perspective of power relations. This main objective was divided into four specific objectives: to observe how pedagogical practices are developed in the institutions of Early Childhood Education and how they act in the governance of childhood; to explain the conceptions of the teachers about the rationality that leads to order and discipline in Early Childhood Education; to problematize the strategies adopted by the institutions and teachers that make explicit the exercise of power; and recognize what mechanisms are used to control and discipline children and how they act. The theoretical concept of this work is based on the Foucaultian perspective, which helped us to observe established relationships seeking to understand how they are structured and operate in the constitution of individuals. Other authors also helped us to think about childhood and early childhood education, such as: Barbosa (2000), Bujes (2001), Corsaro (2011), Kohan (2003), Veiga- Neto (2015), Oliveira (2011), Resende (2015), among others. The research was carried out by two CMEIs of the Municipality of Guarapuava, Paraná, following a qualitative approach with data collection from observations of practices, field diary records and semistructured interviews with the teachers and the school board of the investigated institutions. It was possible to recognize that pedagogical practices with young children express the exercise of power, prevailing the adult perspective and little child participation. Furthermore, the research evidenced that impacts weigh on the behaviors of the children, that is, those who do not comply with the rules and what was agreed and do not obey the teachers are punished. Children are penalized daily, such as: remaining sitting without playing, not participating in groups, not going to the playground, having sad faces stamped on their agenda, receiving a reproachful look or a word of threat. The teaching practices experienced during the research revealed to us very few practices of playful activities but in a controlling and suffocating atmosphere. Thus, with the foucaultian studies we understand that it is essential, from a questioning posture, to trace ways and alternatives for the construction of a relationship between adults and children based on the recognition of children’s otherness, active listening, respect and acceptance.
Palavras-chave: Criança
Poder
Práticas educativas
Governamento
Educação da Infância
Child
Power
Educational practices
Governance
Childhood education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Dominico, Eliane. EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ESTABELECIDAS: UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA. 2018. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1223
Data de defesa: 11-Set-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIANE DOMINICO.pdfELIANE DOMINICO2,99 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.