Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1221
Tipo do documento: Dissertação
Título: A DIVERSIDADE DE GÊNERO EM MATERIAIS DIDÁTICOS DA DISCIPLINA DE ARTE
Título(s) alternativo(s): A diversidade de gênero em materiais didáticos da disciplina de arte
Autor: Domingos Filho, Doacir 
Primeiro orientador: Rauen, Margarida Gandara
Resumo: Esta dissertação apresenta um material didático suplementar aos livros didáticos Arte e Interação (BOZZANO, FRENDA & GUSMÃO, 2013) e Por Toda Parte (FERRARI, LIBÂNEO, SARDO & FERRARI, 2013), adotados pelos colégios estaduais de Guarapuava, Paraná, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O material traz práticas de arte para o ensino médio e foi desenvolvido para evitar o problema da pobre representatividade de artistas mulheres e arte queer, verificada na análise comparativa dos referidos livros. A revisão bibliográfica abrange referenciais da história da arte e do feminismo cultural (ARCHER, 2012; PERROT, 2007), da teoria queer (BUTLER, 2016) e da sociologia (HALL, 2011; BOURDIEU, 2014), com ênfase nas problemáticas de identidade cultural, dominação masculina, androcentrismo e habitus. Na análise de cada um dos livros didáticos, tabelas e gráficos ilustram a quantidade de artistas mulheres, artistas homens e artistas queer, também evidenciando nomes que constam em ambos. Os materiais foram organizados em três módulos e, a título de delimitação, foram selecionados os seguintes tópicos: 1) Mulheres artistas no período barroco; 2) Mulheres artistas no surrealismo; 3) Arte e diversidade cultural, com três temas: arte queer; Rosana Paulino e a mulher negra na Arte; Angélica Dass e identidade cultural. Tais propostas pedagógicas objetivam auxiliar docentes da disciplina de Arte a aumentarem a diversidade cultural dos componentes curriculares. É dado um roteiro para o desenvolvimento de aulas e sugestões de conteúdos complementares aos livros didáticos analisados. O material também serve de modelo para o planejamento docente, podendo ser adaptado conforme a demanda curricular e outras temáticas da história, da e da teoria crítica da Arte.
Abstract: This work offers pedagogical practice materials that supplement Arte e Interação (BOZZANO, FRENDA & GUSMÃO, 2013) and Por Toda Parte (FERRARI, LIBÂNEO, SARDO & FERRARI, 2013), the two Art textbooks that have been in use by public state schools of Paraná, Brazil, through the National Didactic Book Program (PNLD). The material features art practices for the secondary level, and has been developed to avoid the problem of poor representativeness of women artists and queer art in the textbooks. The bibliographical review covers Art History and cultural feminism references (ARCHER, 2012; PERROT, 2007), as well as queer theory (BUTLER, 2016) and Sociology (HALL, 2011; BOURDIEU, 2014), with an emphasis on issues of cultural identity, male domination, androcentrism and habitus. Charts and graphics illustrate the analysis of each textbook, showing the amount of women, male and queer artists, and also pointing out names that are mentioned in both textbooks. The materials have been organized in three modules, and given the need to narrow their scope, they comprise the following topics: 1) Women artists during the baroque period; 2) Women artists in surrealism; 3) Art and cultural diversity, with three themes: queer art; Rosana Paulino and black women in Art; Angélica Dass and cultural identity. These pedagogical propositions are meant as an aid for Art teachers to increase cultural diversity in the curriculum. An outline for development in class is provided, with selected contents that will supplement the analyzed books. The material also serves as a planning model, which can be adapted by the teacher in order to include other necessary themes of Art history and criticism.
Palavras-chave: Arte
prática pedagógica
currículo
androcentrismo
gênero
cultura
ensino
Art
pedagogic practice
curriculum
androcentrsim
gender
culture
teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Domingos Filho, Doacir. A DIVERSIDADE DE GÊNERO EM MATERIAIS DIDÁTICOS DA DISCIPLINA DE ARTE. 2018. 158 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1221
Data de defesa: 29-Mai-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOACIR DOMINGOS FILHO.pdfDOACIR DOMINGOS FILHO1,69 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.