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Tipo do documento: Dissertação
Título: A presença feminina nas Memórias Inventadas de Manoel de Barros: perspectivas e (re)construção sob o olhar do eu lírico
Autor: Lima, Rita de Cássia 
Primeiro orientador: Teixeira, Níncia Cecília Ribas Borges
Resumo: Manoel de Barros é conhecido como o poeta das coisas insignificantes, dos objetos desimportantes e dos seres desprezados, famoso pelos deslimites. Sua poética é rica em significações e aberta à exploração interpretativa. Ela está envolta em uma falsa certeza de simplicidade e facilidade vocabular. As Memórias Inventadas não tratam da autobiografia do autor, mas é a voz do eu lírico que rememora momentos de infância, afastando a figura do poeta e fazendo valer o menino inventado nos poemas. Assim, a obra se constitui em uma construção poética que remete a eventos que acionam memórias inexistentes. A tessitura, a produção da poesia Manoelina, é cercada por situações oníricas e devaneios, os quais aguçam a imaginação e a formação de imagens mentais, além das novas significações das palavras, exploradas pelo autor, de forma surpreendente, ao criar a despalavra. A figura feminina é o objeto de estudo deste texto e das análises que serão apresentadas. Desse modo, a imagem da mulher e o olhar do eu lírico sobre as presenças, além do fingimento-memória serão a linha mestra das análises. Todas as mulheres que Manoel apresentou nas Memórias Inventadas serão revisitadas pelo olhar do símbolo, da presença marcante e da influência no eu lírico-menino-adolescente, o qual toma a voz para si nos poemas. A presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Texto, Memória, Cultura e navega nas perspectivas da construção da memória, identidade e representação e propõe uma leitura mais apurada desses aspectos. As linhas teóricas destacadas abarcam os lugares da memória, com Pierre Nora (1993), Maurice Halbwachs (1990), Henri Bergson (1999, 2006) e ainda os Estudos Culturais, a construção das representações e identidade, com Stuart Hall (2006, 2011) e Silviano Santiago (1976, 1978). Constata-se que as mulheres são uma constante nos versos, desde o primeiro livro do autor, e essas presenças mostram o olhar do eu lírico sobre a mulher, seu papel social e construção diante da família e da comunidade. A construção interpretativa e simbólica é analisada a partir das referências de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant e também pelo viés do devaneio, partindo dos estudos de Gaston Bachelard. A visão do feminino construída pelo poeta pantaneiro e descrita pelo eu poemático surpreendem e enriquecem a poesia e os estudos sobre a obra e a fortuna crítica de Manoel de Barros.
Abstract: Manoel de Barros is known as the poet of insignificant things, unimportant objects and despised beings, famous for his illimitability. His poetry is rich in meaning and open to interpretive exploration. It is surrounded by a false certainty of simplicity and easy vocabulary. The Invented Memories do not deal with the autobiography of the author, but it is the voice of the lyrical self that remembers moments of childhood, moving away the figure of the poet and making use of the boy invented in the poems. Thus, the work is made of a poetic construction that refers to events that trigger non-existent memories. Tessitura, the production of the Manoeline poetry, is circled by dreamlike situations and daydreams, which sharpen the imagination and the formation of mental images, in addition to new meanings of words, explored by the author in a surprising way while creating the abstraction. The female figure is the object of studies of this text, and of the analysis that will be presented. In this way, the image of the woman, and the look of the lyrical self at the presences, besides the imaginary memory will be the main line of analysis. All the women that Manoel presented in the Invented Memories will be revisited by looking at the symbol, the striking presence and the influence in the self - lyrical-adolescent boy, which takes the voice for itself in the poems. The present dissertation is inserted in the line of Research Text, Memory, Culture and navigates in the perspective of the construction of the memory, identity and representation, and proposes a more accurate reading of these aspects. The main theoretical lines include the places of memory, with Pierre Nora (1993), Maurice Halbwachs (1990), Henri Bergson (1999, 2006) and Cultural Studies, Representation of the Construction and Identity, with Stuart Hall (2006, 2011).), Silviano Santiago (1976, 1978). Women are a constant in the verses, since the author's first book, and these presences show the lyrical self's look on women, their social role and construction before family and community. The interpretative and symbolic construction is analyzed from the references from Jean Chevalier and Alain Gheerbrant, and also by the bias of the reverie, with the references from Gaston Bachelard. The vision of the feminine constructed by the Pantaneiro poet, and described by the self - poetic surprise and enrich the poetry, and the studies on the work and the critical fortune of Manoel de Barros.
Palavras-chave: Manoel de Barros
figura feminina
representação
Memória
Manoel de Barros
female figure
representation
Memory
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: Lima, Rita de Cássia. A presença feminina nas Memórias Inventadas de Manoel de Barros: perspectivas e (re)construção sob o olhar do eu lírico. 2019. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1217
Data de defesa: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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